Evento organizado pela Aliança Cooperativa Internacional da Ásia e Pacífico (ICA-AP) promove incentivos à colaboração dentro do movimento cooperativo durante o lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas (IYC) 2025, realizado no Japão. Em Tóquio, o evento híbrido foi coorganizado com o Comitê do IYC2025 Japão e o Escritório da Organização Internacional do Trabalho do Japão e reuniu 700 cooperadores para celebrar e reforçar o papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável.
A ICA-AP representa 114 organizações-membro de 29 países da Ásia e Pacífico e trabalha para unir, promover e desenvolver cooperativas na região. Seu presidente, Chandrapal Singh Yadav, incentivou os cooperadores a “trabalharem com governos e ministérios relevantes para estabelecer comitês nacionais de coordenação e lançar oficialmente o IYC-2025”, além de criar calendários de eventos ao longo do ano para demonstrar a contribuição do movimento aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
O presidente da ICA, durante o evento, afirmou que o IYC é uma “oportunidade para conectar experiências cooperativas entre territórios, países e regiões, fortalecendo a integração global do movimento cooperativo”.
O evento também contou com países da Ásia apresentando iniciativas cooperativas, e nações como Irã, Malásia e Japão compartilharam seus planos para as atividades do IYC2025.
Toru Yamano, presidente do Comitê do IYC2025 Japão e presidente da cooperativa JA-Zenchu, pediu o apoio do governo japonês, incluindo a realização de uma resolução para a promoção das cooperativas na Dieta Nacional.
O evento também contou com discursos de oficiais do governo japonês, como o vice-secretário-chefe do gabinete, Keiichiro Tachibana, e o presidente do grupo de membros da Dieta para promoção das cooperativas, Hiroshi Moriyama, além de uma mensagem do primeiro-ministro Shigeru Ishiba.
Todos reafirmaram o compromisso do governo japonês com o desenvolvimento das cooperativas, com Tachibana destacando a importância do espírito cooperativo como força motriz.
O secretário-geral do Comitê do IYC2025 Japão, Masahiro Higa, e o membro do conselho da ICA-AP, Chitose Arai, destacaram em suas palavras finais a importância da ação coletiva ao longo do movimento cooperativo.
O Ano Internacional verá uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar e promover o modelo cooperativo, além de destacar seu papel no desenvolvimento sustentável.
Fonte: Coop News com adaptação da MundoCoop