• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cinco estratégias para se comunicar com o seu cliente em 2023 – Igor Castro é Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech

Concentrando 53% das vendas da categoria na América Latina, brasileiro se mostra cada vez mais disposto a buscar e consumir alimentos sustentáveis e naturais

MundoCoop POR MundoCoop
2 de fevereiro de 2023
ARTIGO
img 1 3

img 1 3

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Toda empresa quer ser bem falada sem precisar investir grandes quantias nessa tarefa – mas, muitos erros ainda são cometidos nessa missão. Manter um cliente por perto, satisfeito e fidelizado requer um relacionamento próximo e personalizado, por meio de ações que prezem uma comunicação clara, amistosa e não excessiva. Por isso, aquelas que desejam alavancar sua marca esse ano, precisam investir em estratégias que impulsionem essa meta com eficiência.

Um consumidor bem atendido é a maior conquista que uma empresa pode ter. Muito além de torná-lo fiel à marca e fortalecer sua imagem, sua boa experiência impulsiona um marketing orgânico valioso para o mercado, compartilhando suas percepções para amigos e conhecidos e levando potenciais compradores à empresa.

Em dados compartilhados pelo relatório global de Tendências em Experiência do Cliente, 70% das marcas acreditam que a preocupação em prestar um atendimento marcante impacta positivamente nos resultados da empresa. Para atingir os mesmos resultados, confira as principais estratégias que devem integrar o planejamento do seu negócio neste ano:

#1 Conheça seus clientes com dados estruturados: todo usuário deixa traços de seus gostos em qualquer interação com a marca – os quais precisam ser utilizados de forma bem pensada na campanha de comunicação da sua empresa. A partir de dados estruturados capturados de bases de clientes que, preferencialmente, tiveram uma experiência positiva com a companhia, é possível ter uma visão mais clara sobre as ações que geram resultados positivos na condução do consumidor à finalização da compra para, a partir disso, desenvolver uma estratégia de atendimento adequada às preferências do seu público-alvo.

#2 Utilize ferramentas omnichannel: o consumidor moderno é dinâmico, e espera das empresas um atendimento ágil e assertivo que vá ao encontro de seu perfil. Com o uso de ferramentas omnichannel, as marcas conseguem compreender a fundo este perfil e seu histórico de compras para, a partir disso, conduzir uma jornada aderente às suas necessidades. Os sistemas pautados na omnicanalidade captam essas informações dos canais mais utilizados pelos usuários para ofertar as melhores opções ao que buscam – seja por meio de produtos que tenham demonstrado interesse em adquirir, ofertas relâmpagos em resposta a possíveis abandonos de carrinho, ou propostas de pagamento, como exemplo. Essa preocupação é um fator muito importante para criar uma boa satisfação com a empresa.

#3 Tenha uma comunicação clara e direta: mensagens ambíguas ou lentas são extremamente prejudicais para a retenção dos consumidores. Ao criar uma campanha de sucesso, é preciso prezar por uma comunicação clara, concisa e direta, evitando que ele se disperse durante o atendimento. O perfil e preferências de seus clientes precisam ser muito bem estudados antes de colocar qualquer ação em prática, investindo em textos e mídias objetivos que o aproximem à marca e que facilitem sua interação até a etapa final.

#4 Seja atraente: não adianta criar um discurso bonito, sem levá-lo à prática da experiência do consumidor com a marca. A empresa precisa ser atraente em toda a jornada de atendimento – criando uma comunicação que atraia, engaje e ofereça a máxima praticidade para adquirir seus produtos ou serviços. Isso engloba o envio de mensagens e mídias agradáveis e coerentes ao seu perfil, auxílio no processo de compra por meio de links inseridos nos textos enviados e ofertas de itens que tenham interesse, como exemplo. Esse conjunto de ações certamente elevará a chance de o cliente completar o processo de interação com o negócio.

#5 Invista nos canais de comunicação digitais: existem diversas plataformas de conversação capazes de oferecer um atendimento personalizado e completo entre as partes. Dentre eles, o SMS e o e-mail ainda são fortemente utilizadas pelas empresas – mas, o RCS vem se destacando como um meio extremamente importante de ser investido neste ano. Chancelada pelo Google, essa ferramenta é considerada como uma evolução do sistema de mensageria curta, oferecendo uma experiência de comunicação muito mais rica e completa no envio de mensagens com um carrossel completo com vídeos, imagens, gifs e, ainda, a possibilidade de integração com bots de conversação. Ainda, é um canal completamente seguro, uma vez que exibe o logo de autenticidade da marca em cada envio, o que reduz chances de fraudes que possam ludibriar o usuário a passar suas informações para criminosos.

Qualquer complexidade na comunicação com o cliente irá dificultar significativamente sua atração e retenção à marca – mas, quando prezada por mensagens personalizadas, agradáveis e sem excessos, contribuirá muito para uma experiência positiva que o fidelize e compartilhe com futuros compradores.

Toda empresa que deseja aperfeiçoar sua comunicação com o consumidor deve compreender a fundo seu perfil e preferências e criar uma jornada de interação compatível com suas necessidades. Mesmo dispondo de muitos canais digitais completos para essa missão, é importante sempre oferecer a possibilidade de conduzirem o atendimento com um profissional – assim, cada cliente poderá escolher a opção que mais lhe agrade e conquistar uma percepção muito positiva do seu negócio.


*Igor Castro é Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech

ANTERIOR

Demissão sem justa causa: há motivo para preocupação?

PRÓXIMA

Comunicação interna se torna grande pilar de sucesso para as cooperativas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Mulher rural: protagonista - José Zeferino Pedrozo é Presidente da Faesc e do Senar/SC
ARTIGO

Mulher rural: protagonista – José Zeferino Pedrozo é Presidente da Faesc e do Senar/SC

14 de maio de 2025
Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom
ARTIGO

IA sustentável: desempenho não precisa custar o planeta – Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom

12 de maio de 2025
Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025
Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

yassaka
YASSAKA

Entre metas e esgotamento: o preço invisível da alta performance nas equipes comerciais

14 de maio de 2025
ailos
CONTEÚDO DE MARCA

Educar para prosperar

14 de maio de 2025
esg1
COOPERAESG

Gestão de risco ESG traz blindagem para marcas que pensam no futuro

14 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.