• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O desafio de sermos agentes de mudanças positivas em um mundo em transformação – Sandra Castello é Diretora de Marketing e Pessoas da DM

MundoCoop POR MundoCoop
19 de março de 2025
ARTIGO
Sandra Castello é Diretora de Marketing e Pessoas da DM

Sandra Castello é Diretora de Marketing e Pessoas da DM

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Os avanços tecnológicos, as mudanças climáticas, e os conflitos sociais, bem como as disputas políticas, apontam para um novo ordenamento do mundo como um todo. Na SXSW 2025, evento que reúne as mais diferentes iniciativas ligadas à inovação, tecnologia, arte, cultura e sociedade, ficou evidente que todas essas transformações devem nos conduzir a caminhos desconhecidos. O desafio para qualquer pessoa que ocupa, hoje, cargos de liderança, é de ser agente de mudanças positivas, de forma a trazer impactos benéficos em maior escala.

Parte desse insight vem da palestra realizada por Amy Webb, participante recorrente do evento e que sempre carrega multidões para a sala. No evento, ela apresentou o relatório anual de tendências tecnológicas do Future Today Institute (FTI), e falou sobre estarmos entrando em uma nova era que ela chama de “Beyond”, onde as regras da sociedade estão sendo reescritas devido a avanços científicos e tecnológicos. Ela provoca todos que ocupam uma cadeira de liderança a ser agentes de mudança – é necessário assumir protagonismo para criar o mundo que desejamos para as novas gerações.

Em outra palestra, ao lado da psicoterapeuta Esther Perel e do Dr. Frederik G. Pferdt, Webb destacou a importância de contar histórias que ajudem as pessoas a imaginar futuros possíveis. A empatia foi destacada como uma habilidade essencial para os próximos anos, tanto em relacionamentos pessoais quanto em contextos organizacionais. Isso ressoa com algo que se observa no dia a dia das empresas: ao estabelecermos uma cultura organizacional pautada por determinados valores e princípios, ela tende a ressoar para outros agentes da cadeia do setor e para a comunidade no entorno.

Desse modo, é imprescindível que empresas dos mais variados setores reconheçam essa onda de transformações como uma janela de oportunidades para promover as mudanças que o planeta precisa. É preciso que líderes reconheçam o seu papel de guiar as transformações iminentes na sociedade para um caminho mais ético, inclusivo e sustentável.

Desafios adiante

Isso leva a diversas discussões importantes, como também se viu na SXSW. A pesquisadora Meredith Whittaker, por exemplo, trouxe a privacidade e a proteção de dados, num mundo cada vez mais digital e impulsionado pela IA, como aspecto vital das relações interpessoais e da democracia. Ela enfatizou que em diferentes relacionamentos, a intimidade e os espaços seguros para reflexão pessoal são cruciais e a forma como as redes sociais e aplicativos de comunicação são construídos podem expor dados e levar ao uso indevido de informações privadas, explorando vulnerabilidades.

Também foi discutida a questão da longevidade, como na palestra de Peter Attia, médico autor do best seller “Outlive: A arte e a ciência de viver mais e melhor”. O termo, segundo ele, vai além dos anos que se vive, mas envolve a qualidade que teremos no final da vida – o foco da medicina na prevenção, em vez da cura, leva as pessoas a adquirir hábitos saudáveis que são muito mais positivos que uma vida longa sem saúde. Na conversa entre Carla Buzasi, CEO da WGSN, empresa líder mundial em previsão de tendências, e Renata Gomide de Carvalho, do grupo Boticário, foi informado que ainda em 2025 teremos mais pessoas com +65 anos do que com menos de 18 no mundo. Como estamos vivendo mais, nossas expectativas em relação à vida também mudam, o que leva as empresas a reposicionar a forma como lidam com seus clientes e seus colaboradores.

Por fim, o choque geracional também foi amplamente discutido na SXSW. Em um agenda com a head de employer brand do Google, Mary M Streetzel, e a CMO da Handshake, uma das maiores empresas de R&S dos EUA, Katherine Feo Kelly, que falaram sobre o desafio de recrutar a Geração Z, mesmo em empresas que são o sonho de muitas pessoas, como o Google. Na visão delas, é preciso parar de estereotipar a Geração Z como descomprometida, pois números mostram que são pessoas que têm como foco trabalhar com propósito, boa remuneração e benefícios e num ambiente onde consigam aprender e evoluir. O desafio de trazer os bons profissionais está ligado à comunicação, de modo a engajá-los de forma natural, para que sintam que de fato seus trabalhos têm relevância e são devidamente recompensados.

O mundo está em transformação e seguirá nessa toada por tempo indeterminado. O que cabe aos líderes é definir como fazer com que essas transformações levem a sociedade como um todo a prosperar, com mais qualidade de vida e acesso democrático a produtos e serviços essenciais para o nosso desenvolvimento humano. O processo é desafiador, portanto quanto mais dialogarmos e agirmos de forma colaborativa, melhor.


*Sandra Castello é diretora de Marketing e Pessoas da DM, grupo de serviços financeiros especializado em gestão de crédito.

ANTERIOR

Agenda Institucional 2025 é lançada e traça estratégias para as cooperativas

PRÓXIMA

Geração Z é mais ambiciosa que Millenials, aponta pesquisa

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta
ARTIGO

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

2 de maio de 2025
Marcelo Vieira Martins é Diretor Executivo da Unicred União
ARTIGO

Cooperativês, a linguagem para fazer um mundo melhor – Marcelo Vieira Martins é Diretor Executivo da Unicred União

30 de abril de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa Veiling Holambra lança série “Caminho das Flores” e destaca força do setor no Dia das Mães
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa Veiling Holambra lança série “Caminho das Flores” e destaca força do setor no Dia das Mães

9 de maio de 2025
Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social

8 de maio de 2025
Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento

8 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.