A Cooperativa financeira, Unicred, deu um importante passo em direção à sustentabilidade com a entrada em operação de sua nova Usina Solar em Caçador, no meio-oeste de Santa Catarina. O projeto, que já está em pleno funcionamento, tem como objetivo abastecer 87% das agências da cooperativa no estado, reforçando o compromisso da instituição com a preservação ambiental e a redução de impactos ao meio ambiente.
A estrutura tem capacidade de 1.000 kW de potência e conta com 2.230 módulos fotovoltaicos dispostos em uma área de 3 hectares (30 mil m²). O resultado dessa iniciativa será a geração anual de quase 2 milhões de kWh. O projeto e construção foram realizados pela TAB Energia, uma integradora WEG 5 estrelas, que conta com uma reputação consolidada em Santa Catarina e um histórico notável em projetos de grande escala de energia renovável.
A usina, que agora gera energia limpa, é capaz de evitar a emissão de aproximadamente 237 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de mais de 1.500 árvores. Com essa iniciativa, a Cooperativa Financeira não apenas diminui sua pegada de carbono, mas também promove um exemplo de práticas sustentáveis para o setor financeiro.
“A preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação de todos, tanto que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incentiva ações contra a mudança global do clima. Com a implantação da nossa usina solar fotovoltaica, queremos gerar energia limpa e também incentivar que outras instituições façam o mesmo”, explica a Diretora de Sustentabilidade e Supervisão, Silvana Parisotto Agostini.
Além dos benefícios ambientais, o projeto também representa uma economia significativa no consumo de energia, permitindo que a cooperativa reinvista recursos em outras áreas estratégicas, sempre em consonância com seus valores de cooperação e responsabilidade socioambiental.
“Essa entrega representa o nosso compromisso com o cooperativismo e o desenvolvimento sustentável da região, bem como de todas as nossas singulares. Promovendo a sustentabilidade corporativa, contribuímos para um mundo mais verde e sustentável”, salientou Alexandre Franco, diretor executivo da Unicred Desbravadora.
A entrada em operação da usina solar marca um novo capítulo para a Unicred, que segue alinhada com as tendências globais de sustentabilidade e inovação, contribuindo para um futuro mais verde e eficiente.
Fonte: Estrutura de Comunicação