• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Aprimorar a comunicação é primordial para empresários e executivos

Para Cleber Brandão, especialista em gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, uma conversação mais fluida permitirá melhores oportunidades nas negociações

MundoCoop POR MundoCoop
22 de agosto de 2022
GESTÃO & NEGÓCIOS
img 7 10

img 7 10

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Muitos empresários dedicam sua completa atenção ao mercado de finanças e investimentos, mas esquecem de trabalhar a própria comunicação diante de outras pessoas. O problema é ainda mais destacado em executivos de áreas mais técnicas, como a de engenharia, por exemplo.

De acordo com Cleber Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, a comunicação é construída por meio de vivências e experiências ao longo da vida. “Na fase escolar somos estimulados a desenvolver nossas inteligências em várias áreas e existem pessoas que possuem mais facilidade para números, outras para palavras e assim por diante. Esse perfil de empresários, oriundos de áreas mais técnicas, se aprimoraram na exatidão dos cálculos e, embora necessário fosse, não houve no sistema escolar ou mesmo na graduação, um aprofundamento da comunicação verbal e escrita a ponto de suprir as necessidades do mercado. Infelizmente, essa ausência reflete na comunicação interna e externa das empresas”, relata.

Para contar com uma comunicação mais fluida, Brandão acredita que uma mudança de ambiente pode trazer uma série de benefícios. “As novas experiências adquiridas pela convivência com outras pessoas que, muitas vezes, se achavam tímidas ou incapazes de se comunicar com facilidade, podem ser de grande valor. Além disso, existem treinamentos de oratória e escolas especializadas nesse processo de desenvolvimento da comunicação. A prática é fundamental para ter mais dinamismo na hora de se expressar e, para isso, o ideal é manter o hábito de praticar, ainda que sozinho, em frente ao espelho ou gravando a própria imagem para avaliar sua evolução”, pontua.

O especialista em gestão de empreendimentos afirma que, quem se expressa melhor, consegue sanar as dúvidas dos clientes e quebrar objeções. “Quando alguém é capaz de explicar o problema do cliente melhor que ele mesmo possa descrever, será visto como a pessoa que tem autoridade no assunto. Saber se comunicar é juntar as palavras corretas e no momento oportuno, de modo que você conquiste qualquer coisa com apenas algumas sentenças ou até mesmo com a comunicação não verbal, pela forma de se expressar com o corpo”, revela.

O mercado nunca foi para amadores e, mesmo sabendo disso, muitos insistem em manter algumas tradições e não correr atrás das atualizações que o mercado exige. “Se você não se atualiza, seu concorrente faz isso e consegue um melhor posicionamento. Mas aqui não entram apenas as questões comerciais de uma compra e venda, por exemplo. Também entra o relacionamento interpessoal com os colaboradores, família e até mesmo com os amigos”, declara Brandão.

Para o palestrante, a habilidade de falar em público vem depois de muito tempo de prática. “Sempre que termino uma palestra ou entrevista, faço uma autoavaliação da minha performance. Me questiono os motivos por trás dos aplausos de pé ou até mesmo das pessoas começarem a bocejar. A prática é o que vai levar à perfeição e aceitar os erros como partes importantes do processo de construção te motiva a ir em busca do próximo acerto e não repetir erros”, relata.

Cleber acredita que as empresas devem contar com medidas para preparar melhor a comunicação de executivos que lidam com clientes, fornecedores e parceiros. “Eles trabalham incansavelmente com processos focados no crescimento do negócio. A comunicação sendo desenvolvida permitirá a esses profissionais saberem ouvir e falar ao ponto de conseguirem melhores oportunidades nas negociações. Organizações que investem em capacitação do time conseguem um melhor aproveitamento do capital humano e, consequentemente, aumentam seus lucros e produtividade”, finaliza.


Fonte: Carolina Lara Comunicação

ANTERIOR

Desafios do agronegócio – Neivor Canton é Presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos (AURORA COOP)

PRÓXIMA

Crédito voltado às pessoas físicas deve crescer 1,4% em julho e avançar 21,5% em 12 meses, mostra pesquisa

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativa de saúde é reconhecida em premiações por reputação e relacionamento com o mercado
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde é reconhecida em premiações por reputação e relacionamento com o mercado

10 de novembro de 2025
COP30: Cresol mostra ações do cooperativismo para um futuro sustentável
CONTEÚDO DE MARCA

COP30: Cresol mostra ações do cooperativismo para um futuro sustentável

10 de novembro de 2025
Cooperativa Vinícola Aurora divulga Relatório de Sustentabilidade com avanços em governança, inclusão e meio ambiente
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativa Vinícola Aurora divulga Relatório de Sustentabilidade com avanços em governança, inclusão e meio ambiente

10 de novembro de 2025
Cooperativa brasileira mantém liderança global no ranking de cooperativismo de saúde
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa brasileira mantém liderança global no ranking de cooperativismo de saúde

8 de novembro de 2025
Cooperativa financeira é o maior grupo empresarial do Espírito Santo pelo terceiro ano consecutivo
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira é o maior grupo empresarial do Espírito Santo pelo terceiro ano consecutivo

7 de novembro de 2025
Bons líderes não ‘apagam incêndios’, cuidam de pessoas e geram resultados
GESTÃO & NEGÓCIOS

Bons líderes não ‘apagam incêndios’, cuidam de pessoas e geram resultados

6 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa financeira fortalece relação com instituições financeiras das Américas
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa financeira fortalece relação com instituições financeiras das Américas

10 de novembro de 2025
Cooperativa de saúde é reconhecida em premiações por reputação e relacionamento com o mercado
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde é reconhecida em premiações por reputação e relacionamento com o mercado

10 de novembro de 2025
Cooperativa de crédito financia R$ 2,7 bilhões no Plano Safra 2024/2025 em SC
AGRONEGÓCIO

Cooperativa de crédito financia R$ 2,7 bilhões no Plano Safra 2024/2025 em SC

10 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.