O Carnaval é uma das festas mais aguardadas no Brasil, marcada por alegria, música e celebrações nas ruas. Porém, o período de festa também é conhecido como uma época de cuidado redobrado com a segurança digital. Especialmente quando falamos do uso de dispositivos móveis e a proteção de dados pessoais.
Historicamente, todos os anos o Carnaval registra um aumento significativo nos casos de furtos e roubos de celulares. Em 2024, a cidade de São Paulo teve pelo menos 300 casos desse tipo durante o carnaval. Isso dá uma média de um roubo ou furto de celular a cada 20 minutos.
Marlian Catarina, diretora administrativa da Credifoz, alerta: “Com o aumento do uso de dispositivos móveis e o volume de transações realizadas em aplicativos, o cuidado com estes equipamentos precisa ser redobrado, é uma questão de segurança digital, principalmente em épocas de grande aglomeração onde ficamos mais vulneráveis, como no Carnaval. Na Credifoz, a proteção dos dados é pauta constante e de grande relevância, além disso, reforçamos constantemente aos nossos cooperados, a importância de adotar práticas preventivas para evitar prejuízos”.
O furto de celulares não representa apenas uma perda financeira; ele também expõe dados sensíveis. Aplicativos de finanças, redes sociais e fotos pessoais que podem ser acessadas por outra pessoa, gerando riscos ainda maiores.
Segundo um estudo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais de 70% das fraudes financeiras em 2024 envolveram dispositivos móveis. Por isso, proteger seu smartphone não é apenas uma questão de cuidado com o equipamento, mas também com suas finanças e privacidade.
Dicas da Credifoz para proteger seu celular durante o Carnaval
Para minimizar os riscos, garantir sua segurança digital no carnaval e aproveitar a folia com tranquilidade, confira algumas medidas:
-Guarde o celular em um lugar seguro e evite expô-lo em locais movimentados;
-Evite usar redes Wi-Fi públicas para transações sensíveis;
-Ative a autenticação de dois fatores;
-Utilize senhas fortes e exclusivas;
-Faça backup dos dados regularmente;
Se, apesar dos cuidados, você for vítima de furto ou roubo, tome as seguintes providências:
-Bloqueie o dispositivo remotamente: Utilize serviços como “Buscar iPhone” ou “Encontrar meu dispositivo” para impedir o acesso aos seus dados.
-Comunique sua instituição financeira o mais rápido possível: Informe sobre o ocorrido para que medidas de segurança sejam adotadas em suas contas.
-Registre um boletim de ocorrência: Formalize a queixa junto às autoridades para auxiliar nas estatísticas e investigações.
-Altere senhas de serviços vinculados ao celular: Isso inclui contas de e-mail, redes sociais e aplicativos financeiros.
-Desative cartões de crédito e débito cadastrados em apps: Evite o uso indevido desses meios em transações fraudulentas.
Agora que você já conhece as melhores práticas para proteger seus dados, aproveite o Carnaval com mais segurança e tranquilidade.