• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Busca por produtos sustentáveis cresce 32% e impulsiona cooperativas no mercado nacional

MundoCoop POR MundoCoop
2 de outubro de 2022
DESTAQUES
auroraaaa

auroraaaa

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O consumo de produtos com impacto positivo ao meio ambiente vem crescendo de forma exponencial no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo e-commerce Mercado Livre entre abril de 2021 e março de 2022, o número de compradores de itens que estimulam estilos de vida, hábitos e comportamentos sustentáveis e que tenham benefícios ambientais e sociais cresceu 32%. Na América Latina, alimentos e bebidas com impacto positivo foi a terceira categoria mais vendida, com alta de 235%.

A composição e qualidade dos produtos são fatores que levam a maior valorização na hora da aquisição. De acordo com o levantamento, 12% preferem produtos com embalagens feitas com materiais recicláveis e 10% feitos com componentes orgânicos ou agroecológicos. O mesmo estudo identificou que nove entre 10 usuários concordam que a “situação ambiental é muito preocupante”.

De acordo com Herminio Ficagna, diretor superintendente da Vinícola Aurora, o uso de embalagens sustentáveis tem crescido no mercado porque as empresas estão atentas ao perfil dos consumidores. Segundo o dirigente, certificações, durabilidade dos produtos e ampliação de portfólio precisam estar em sinergia com a preservação dos recursos naturais e estímulo aos hábitos saudáveis.    

Ficagna projeta que, com o uso de embalagens em Tetra Pak, a empresa deverá aumentar em 30% o volume de vendas do suco de uva integral. O diretor também valoriza o modelo de produção por se tratar de uma cooperativa, com 1,1 mil associados, dos quais 95% cultivam e colhem manualmente as uvas Bordô, Isabel, Courderc, Concord, BRS e Seibel utilizadas para a elaboração do suco.

Ainda segundo a pesquisa, houve um crescimento de 37% entre 2020 a 2022 de empreendimentos e marcas comercializando produtos com impactos positivos. “Produtos que diminuam o impacto ambiental, desde o manejo no campo até a embalagem, que prezam pela redução de gás carbônico e que reduzam o consumo da água têm sido preocupações constantes da indústria de alimentos e bebidas”, contextualiza Ficagna.

A mudança no comportamento do consumidor, que tem preferência por adquirir produtos e serviços de empresas sustentáveis, não é de hoje. Uma pesquisa realizada pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em 2019, apontava que 87% dos brasileiros preferiam comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Além disso, cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que não se importavam em pagar a mais por isso.

Para Ficagna, um dos principais desafios da indústria é conciliar crescimento produtivo e de faturamento com a sustentabilidade ambiental. “Os estudos mostram que os consumidores não abrem mão desses cuidados na hora de adicionar os itens e finalizar uma compra”, sintetiza.

O diretor finaliza dizendo que “a importância dos cuidados com a natureza deve ser exaltada sim, mas ela precisa vir acompanhada de uma responsabilidade social que, ao se tratar da vinícola, também temos com as famílias que dependem da renda da produção de uva”.


Fonte: Portal Terra/ Assessoria

ANTERIOR

Cooperativas de energia pesam os custos da crise mundial de fornecimento de energia

PRÓXIMA

Algodão orgânico de pequenos agricultores da Paraíba chama a atenção da ONU

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

"Fortalecer a representatividade passa, antes de tudo, por escuta qualificada e alinhamento estratégico"
DESTAQUES

“Fortalecer a representatividade passa, antes de tudo, por escuta qualificada e alinhamento estratégico”

19 de dezembro de 2025
Quando dados, autenticidade e narrativas se tornam o novo território estratégico do agro
TENDÊNCIAS

Quando dados, autenticidade e narrativas se tornam o novo território estratégico do agro

18 de dezembro de 2025
Mudanças climáticas: o desafio da resiliência no cooperativismo agro
CADERNO AGRO

Mudanças climáticas: o desafio da resiliência no cooperativismo agro

17 de dezembro de 2025
Martha Uribe, vice-presidente de Recursos Humanos da Nestlé Brasil
DESTAQUES

“Engajar a Geração Z é sobre propósito, aprendizado e autenticidade”

17 de dezembro de 2025
Cooperativismo de crédito amplia presença e já movimenta R$ 820 bi em ativos
DESTAQUES

Cooperativismo de crédito amplia presença e movimenta R$ 820 bi em ativos

15 de dezembro de 2025
Crescimento da inadimplência no campo leva governo a discutir mudanças no crédito rural
DESTAQUES

Crescimento da inadimplência no campo leva governo a discutir mudanças no crédito rural

12 de dezembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa de crédito atualiza portfólio com melhores programas de pontos
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito atualiza portfólio com melhores programas de pontos

21 de dezembro de 2025
6 3
ARTIGO

Reforma tributária e cooperativas: precisamos falar sobre preparação – Marina Lopes é Sócia do escritório BMAS advogados

21 de dezembro de 2025
Cooperativas capixabas mantêm alta satisfação com Sistema OCB/ES em 2025
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas capixabas mantêm alta satisfação com Sistema OCB/ES em 2025

21 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.