Nesta semana, uma delegação da Cooperativa Multiactiva de Ahorro y Crédito, Consumo, Producción y Servicios (Coopeduc), do Paraguai, esteve no Paraná, na Central Cresol Baser, em Francisco Beltrão e na Cresol União, em Coronel Vivida.
O objetivo do intercâmbio foi conhecer as boas práticas da Cresol na gestão de sua carteira e uso de tecnologia. Na Central Baser, os convidados puderam assistir apresentações das áreas e suas atuações perante o sistema.
“Ficamos muito felizes em receber mais esta comitiva em nossa sede e de poder contribuir com o desenvolvimento da cooperativa e de seus sócios. Com certeza essa troca trouxe muito conhecimento para todos os envolvidos e vai fortalece ainda mais a intercooperação”, destacou o presidente da Cresol e do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé.
Em Coronel Vivida, acompanhado pelo representante da Central Cresol Baser, o vice-presidente Luiz Levi Tomacheski, e do analista de comunicação e relacionamento do Cresol Instituto, Felipe Alessio, o grupo foi recepcionado pelo presidente da Cresol União, Ivan Duarte, o vice-presidente Vilmar Luiz Bombana, e a diretora superintendente, Iomara Gaeski Ziger.
De acordo com a diretora da cooperativa, esse foi um momento importante de troca de experiências. “Com a visita ao Centro Administrativo, assim como na agência de Coronel Vivida, o grupo pode conhecer a nossa realidade, bem como compartilhar conosco o formato desenvolvido no cooperativismo naquele país”.
Além da cooperativa, o grupo visitou duas propriedades de cooperados da Cresol, uma delas da família do Laercio Pizzatto, produtor de leite, o qual é acompanhado pelo Programa de Empreendedorismo Rural da Cooperativa, e do casal Jucemar Nichelle e Nivea Lucia Bergamaschi, situada na propriedade da Linha Bergamaschi, na qual possui uma agroindústria que produz geleias e panificados, empreendimento financiado por meio da cooperativa.
“Ficamos muito felizes em receber visitas de outras cooperativas. Em especial, de outro país. Foi um momento muito positivo, tanto para nós, como para o grupo visitante, que teve essa possibilidade de conhecer o Sistema Cresol; além da troca de boas práticas cooperativistas”, diz o presidente Ivan Duarte.
A delegação da Coopeduc é composta pelos seguintes integrantes: Alicia Peña, Graciela Escobar, Juan Saucedo, Rosana Rodas, Antonio Castillo, Pedro Vázquez, Osvaldo Casagrande, Saul González e Mateo González.
A parceria entre Cresol e a Coopeduc iniciou há um ano, dentro de um programa de intercooperação técnica construído pela ACI Américas (Cooperativa das Américas) e IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), onde a Cresol foi reconhecida em 2021 como um case de sucesso pela ACI América na aplicação de tecnologias da inovação e comunicação, e com isso foi convidada para compartilhar sua experiência com outras cooperativas da América Latina, iniciando com o Coopeduc.
Para apoiar nas atividades de cooperação internacional, a Cresol conta com sua Agri-Agência, o Infocos AA, que neste período construiu o projeto com o Coopeduc, as áreas técnicas de Cresol e o CCU (Centro Cooperativista Uruguaio). Atualmente, o programa ACI-IICA está em fase de captação de recursos e a previsão de início do projeto Cresol-Coopeduc é para o primeiro trimestre de 2023. Este primeiro intercambio contribui para fortalecer o relacionamento entre as organizações e aperfeiçoar o projeto original.
Fonte: Imprensa Cresol
Discussão sobre post