Programas de aprendizagem corporativa com tutoria automatizada, acompanhamento em tempo real e personalização escalável deixaram de ser promessa e se tornaram realidade. A avaliação é de Tatiany Melecchi, CEO da Transforma People & Performance e palestrante confirmada da ATD International Conference & EXPO 2025, maior congresso mundial de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Para a especialista, a Inteligência Artificial (IA) tem potencial para reduzir desigualdades internas de capacitação ao atuar como tutor pessoal para colaboradores de todos os níveis hierárquicos.
Para Melecchi, que também integra a Sales Enablement Community of Practice da ATD (Association for Talent Development), principal entidade global voltada ao desenvolvimento de talentos, a tutoria com IA permite desenvolver líderes e também operacionais, entregando recomendações personalizadas com base em dados e desempenho individual. “Essa democratização do aprendizado é uma das maiores oportunidades da nossa era”, afirma a especialista.
A adoção da IA como tutor digital ganhou força após as declarações recentes de Bill Gates durante o ASU+GSV Summit, evento internacional sobre tecnologia, educação e inovação que reuniu mais de sete mil líderes acadêmicos, empreendedores e profissionais de T&D. Segundo o fundador da Microsoft, os chatbots de IA devem alcançar domínio sobre habilidades como leitura e escrita nos próximos dezoito meses. Gates prevê que esses sistemas terão desempenho comparável ao de tutores humanos, abrindo espaço para sua aplicação em ambientes corporativos.
Dados do estudo AI in Learning and Talent Development (2024), conduzido pela ATD em parceria com a edtech internacional UMU, especializada em aprendizagem interativa com uso de IA e dados em tempo real, reforçam o potencial da tecnologia no T&D. Segundo a pesquisa, 73% das empresas apontaram as experiências de aprendizagem personalizadas como a principal funcionalidade de IA com impacto relevante. Ainda assim, apenas 6% das companhias possuem uma estratégia formal estruturada para o uso da tecnologia na capacitação de talentos.
Na prática, os tutores digitais baseados em IA já vêm sendo aplicados para orientar participantes de workshops, esclarecer dúvidas, fornecer feedbacks e indicar conteúdos adicionais conforme o progresso do colaborador. Josh Bersin, uma das principais autoridades globais em desenvolvimento humano, comparou o impacto da IA na aprendizagem que o YouTube e o iPhone representaram para a produção de vídeo. “A IA democratizará rapidamente o aprendizado, assim como o YouTube e o iPhone democratizaram o vídeo, que costumava ser difícil de criar”, afirmou a executiva.
Para Tatiany Melecchi, a combinação entre dados, automação e inteligência emocional continua indispensável. “A IA é uma aliada, mas não substitui o facilitador humano.( Acho essa frase de substituição cliché) O papel do profissional de T&D continua essencial para criar um ambiente seguro, contextualizar o conhecimento e traduzir o aprendizado em performance real”, ressalta a especialista.
A executiva defende que, ao adotar tutores digitais de forma estratégica e inclusiva, as empresas não apenas otimizam recursos, mas ampliam o acesso à aprendizagem de qualidade, fortalecendo, assim, a equidade interna, a produtividade e a cultura de desenvolvimento contínuo. “A tecnologia só faz sentido quando está a serviço das pessoas. E, nesse caso, ela pode estar ao lado de cada colaborador, todos os dias”, conclui Melecchi.
Fonte: Indica Brasilia