Liz Green tem mais de duas décadas no setor de seguros mútuos e foi nomeada CEO da International Cooperative and Mutual Insurance Federation (ICMIF) em novembro de 2024. Ela ingressou como vice-presidente sênior de comunicações em 2012 antes de fazer a transição para membro, assumindo então o papel de vice-presidente executiva no início de 2023, onde desempenhou um papel fundamental na definição e execução da estratégia 2023-2026 da ICMIF, ao mesmo tempo em que supervisionava as operações diárias e a gestão da equipe da organização.
Você assumiu como CEO do Icmif durante a Conferência Bienal de 2024 em Buenos Aires, Argentina. Quais são suas reflexões sobre o evento e seus resultados?
Foi um evento verdadeiramente inspirador. Esta foi a sétima conferência do Icmif da qual participei, e cada vez fico impressionado com a força e a diversidade da rede global do ICMIF, bem como com a energia, o espírito de colaboração e abertura, e o desejo de fazer a diferença dos delegados ao longo do evento de três dias.
Houve dois temas que realmente se destacaram para mim. Primeiro, a noção de “Lucros para propósito”, ouvindo vários estudos de caso de membros sobre como eles estão transformando seus negócios para atingir um equilíbrio entre o sucesso comercial – algo que, para sua própria admissão, só se tornou um imperativo nos últimos anos – e o impacto social. O segundo é o verdadeiro valor e o enorme potencial da colaboração e das parcerias. O tema da conferência foi colaborar com propósito e ouvimos vários exemplos de como os membros do Icmif forjaram parcerias em nossa rede global para trocar as melhores práticas e desenvolver novas soluções.
Quais são suas prioridades como CEO?
A Icmif está no meio do caminho para sua estratégia de 2023-2026, Liderando com propósito e impacto, e estou ansioso para trabalhar com minha equipe para implementar essa estratégia. Ao longo do meu primeiro ano como CEO, identifiquei cinco prioridades dentro dessa estratégia que espero que continuem a posicionar a Icmif como uma força motriz em direção a um futuro resiliente e próspero: expandir o setor; criar vínculos mais próximos com associações mútuas regionais e parceiros; aumentar a rede de membros; alinhar nossa proposta de associação com as prioridades estratégicas dos CEOs; e transformar a Icmif em uma organização de associação moderna.
Em 2024, você entrevistou 50 CEOs membros do Icmif para entender seus desafios e sucessos empresariais. Quais foram os principais insights disso?
O engajamento personalizado foi um tema-chave, com os membros buscando a diferenciação do ICMIF de outros órgãos do setor e o valor único que o Icmif oferece em termos de assistência ponto a ponto em um ambiente sem concorrência. Os membros também expressaram o desejo de assistência que atenda às necessidades imediatas e de longo prazo. Isso influenciará nossa proposta de serviço ao membro nos próximos 12 meses, à medida que buscamos oferecer suporte estratégico mais proativo, que fornecerá aos nossos membros orientação acionável juntamente com conteúdo inspirador e maior colaboração na navegação do cenário de seguros em mudança.
Quais são seus planos para se conectar com os membros em 2025?
Continuarei a falar regularmente com os CEOs dos membros do Icmif e também espero me conectar com os membros em eventos do Icmif, como a Reunião de Autoridades de Resseguros em Helsinque (Finlândia) em junho; a Conferência das Américas do Icmif em San José (Costa Rica), em agosto; o Global Strategy Summit em Paris (França), em outubro; e o Resilience and Sustainability Summit em Londres (Reino Unido) em novembro.
Também espero me conectar com membros em vários eventos do setor e conferências nacionais de seguros mútuos em 2025, além de representar a Icmif e o setor global em vários cargos no conselho e palestras ao longo do ano.
Como o Icmif marcará o Ano Internacional das Cooperativas?
Este ano, e o IYC, apresentam uma oportunidade única para o Icmif e seus membros amplificarem seu impacto coletivo. Estou otimista sobre o futuro, pois este ano permitirá que os membros do Icmif mostrem o impacto que fizeram em cada um de seus países, enquanto aprendem com líderes do
mundo cooperativo mais amplo. Estou antecipando muitas novas oportunidades para joint ventures e inovação deste grupo de líderes.
A formação do Cooperatives and Mutuals Leadership Circle (CM50) é um passo significativo em direção a essa meta. Nossa esperança é que muitos líderes do Icmif, como parte do CM50, defendam o modelo de negócios cooperativo e mútuo como uma solução essencial para os desafios globais. Como modelo de negócios, provamos que somos lucrativos, mas equitativos; fomos resilientes aos desafios do passado, mas investimos para um amanhã sustentável; e somos os negócios do futuro, construídos sobre o legado de nossos valores, herança e princípios.
Qual é sua abordagem pessoal à liderança e quais são os principais fatores que o impulsionam profissionalmente?
Certa vez ouvi uma de nossas integrantes se referir a si mesma como tendo “uma cabeça fria e um coração caloroso”, e isso realmente ressoou comigo.
Tenho muitos anos de experiência em termos de construção de equipes prósperas e de alto desempenho. Cada situação exigiu uma abordagem muito personalizada e que eu estivesse muito presente e curioso. Com minha experiência em coaching empresarial, eu naturalmente trabalho em direção a um cenário ganha-ganha. Para mim, é a melhor maneira de fazer a mudança durar. Isso exige um investimento de tempo, paciência e empatia, mas as recompensas são duradouras.
Também afirmo que a maioria de nós frequentemente não tem consciência de nossas próprias lacunas de conhecimento e pontos cegos, então ser um ouvinte atento é essencial no meu estilo de liderança. Cada dia apresenta uma oportunidade de aprendizado, e encontro valor em ampliar minha perspectiva por meio de todas as minhas interações.
Sou motivado pela oportunidade de causar um impacto positivo e duradouro nos colaboradores, sejam eles membros da equipe, CEOs ou líderes políticos. Uma parte importante da minha função é comunicar claramente a visão da Icmif e envolver várias partes interessadas para torná-la realidade. Encontro energia e entusiasmo em alcançar benefícios mútuos e descobrir novas possibilidades juntos. Esse esforço sempre vale a pena e, muitas vezes, é muito agradável.
Como você gosta de passar seu tempo livre?
Minha maior prioridade é minha família. Tenho um marido há 20 anos e dois filhos crescidos. Adoramos viajar, mas a maioria aproveita nosso tempo juntos em casa.
Eu também acredito em priorizar meu bem-estar mental e físico. Minha função no trabalho exige resiliência pessoal e muita energia. Eu obtenho muitos benefícios, portanto, da natureza. Tenho sorte de viver perto do mar e ter lindas caminhadas costeiras para aproveitar na minha porta.
Também tento ir à academia três vezes por semana para trabalhar no treinamento de força. No lado do bem-estar mental, sou um viciado em desenvolvimento pessoal. Gosto de muitos podcasts, livros e audiolivros que focam em gerenciar meu impacto pessoal e remédios naturais.
Liz Green é CEO da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF)