Nesta última quinta-feira, 27, os estudantes da Escola Estadual Novo Horizonte receberam formação em cidadania, compliance, educação fiscal e cooperativismo. A iniciativa compõe o eixo do Observatório Social do Brasil – OSB em Palmas e conta com apoio do Sistema OCB/TO na execução das palestras. Na etapa do projeto, serão beneficiadas quatro instituições de ensino público municipal: CEM Santa Rita de Cássia, CEM Taquaralto, Escola Estadual Novo Horizonte e Escola Estadual Liberdade.
Para o presidente da OSB em Palmas, Leonel dos Santos Vaz, a ação é um investimento para o futuro. “A intenção é ensinar para os jovens que a corrupção não está só na política, mas em todos os cantos, e por isso a importância de se ter uma postura correta mesmo em pequenas ações, como não estacionar na calçada, devolver o troco corretamente. A aplicação correta das normas”, explica.
A superintendente do Sistema OCB/TO e membro do Conselho Fiscal da OSB, Maria José Oliveira, fala da importância do cooperativismo nesse projeto. “Queremos aproximar e engajar os jovens na cultura cooperativista, que é pautada por valores como igualdade, solidariedade, honestidade, integridade e transparência. E quem sabe nosso modelo de negócio pode ser a escolha desse jovem no futuro”, afirma.
Monitoramento do gasto público
Conforme o Observatório Social em Palmas, a fiscalização pública da entidade por meio do Portal da Transparência, Diário Oficial, licitações e outros, economizou mais de R$ 1 milhão em recursos municipais. O monitoramento é a principal atividade do grupo, que busca também compartilhar com jovens a importância desse acompanhamento.
OSB
O Observatório Social do Brasil está presente em mais de 150 municípios e prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. São parceiros e mantenedores do OSB em Palmas: Sesi, Senai, Fieto e Sistema OCB/TO.
Fonte: Sarah Tamioso/Ascom Sistema OCB/TO
Discussão sobre post