Neste período de início de ano, pleno verão, temporada de férias e feriados é o momento ideal, para parte dos brasileiros, de passear e viajar. Essa disposição se reflete no movimento de veículos nas vias. Passa de 12% o aumento registrado do fluxo de veículos em rodovias pedagiadas em janeiro, comparado com o mesmo período de 2022, segundo o índice da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e Tendências Consultoria.
Esse crescimento é impulsionado especialmente pelo vai e vem de veículos leves. Um indicador de que as pessoas de fato voltaram a se locomover mais após dois anos de redução nos deslocamentos de pessoas devido à pandemia.
São mais de 100 milhões de veículos em circulação no Brasil (entre motos, ônibus, carros e caminhões), conforme dados do Ministério da Infraestrutura. Os carros correspondem a mais da metade dessa frota. O maior movimento nas ruas e estradas aumenta também as chances de ocorrerem acidentes. Segundo Laur Fernandes, diretor de sinistros da Tokio Marine, é possível perceber que a frequência de sinistros envolvendo colisão de veículos apresenta novamente números similares aos registrados antes da pandemia. De acordo com informações do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, ocorrem, em média, cerca de 900 mil acidentes por ano no Brasil.
Para uma viagem mais segura, o ideal é sempre pegar estrada com revisão do veículo em dia, tanque cheio e seguro veicular contratado. Segundo estimativas da CNseg (confederação das seguradoras), cerca de 30% da frota circulante dispõem de seguro. O respaldo de uma apólice de seguro pode fazer muita diferença no orçamento das famílias e evitar dores de cabeça e transtornos com possíveis reparos e indenizações em caso de sinistros.
O seguro garante as coberturas contratadas, mas a escolha pela oficina na qual o cliente deseja realizar os serviços de reparo no veículo é livre. E encontrar uma empresa confiável pode ser tarefa bem mais simples ao partir de um rol de oficinas já analisadas e atestadas. Essa verificação prévia é realizada pela seguradora, que credencia as empresas capazes de realizar os serviços com eficiência.
A opção por oficinas credenciadas assegura importantes benefícios aos clientes. “Além da garantia, fornecida pela Tokio Marine e pela oficina, o cliente tem também as seguintes vantagens: desconto na franquia, parcelamento da franquia a partir de três vezes, utilização de peças genuínas e originais na reparação e agilidade na autorização e nos reparos”, pontua Laur Fernandes.
MAIS DE MIL OFICINAS CREDENCIADAS PELO BRASIL
As cerca de 1.200 oficinas credenciadas pela Tokio Marine, espalhadas por 480 municípios brasileiros, compõem uma ampla rede que se estende por todo o país para atender às necessidades dos clientes seguro auto.
Antes de incluir uma oficina à lista, a seguradora realiza uma análise criteriosa sobre diversos pontos da empresa, desde a localização, o espaço físico, os equipamentos disponíveis, a forma de atendimento, além da análise de documentos e licenças de funcionamento e ambientais.
O processo de aferição é constante e leva em conta inclusive a opinião dos segurados a respeito do trabalho prestado pela empresa. “A partir do momento da contratação, as oficinas são avaliadas mensalmente por meio de indicadores de qualidade como prazo de reparação e avaliações e queixas de clientes”, comenta Fernandes.
Todos esses indicadores ajudam a compor o ranking com as oficinas parceiras, que é disponibilizado no site institucional da seguradora e nos canais de atendimento digital, e orienta a escolha dos clientes. Fernandes acrescenta ainda que equipes da Tokio Marine visitam periodicamente as oficinas parceiras para promover treinamentos, orientações e a supervisão da prestação dos serviços.
COMPROMISSO EM PROMOVER A MELHOR EXPERIÊNCIA AO CLIENTE
Uma das oficinas credenciadas pela seguradora Tokio Marine é a Maia Tech Centro Automotivo, localizada em Belo Horizonte. Com 20 anos de mercado, já se vão quase 17 anos de parceria com a Tokio Marine. Com foco na qualidade dos serviços, a empresa investe em profissionais capacitados para atuar em todos os processos que um sinistro automotivo demanda, desde o contato inicial com o cliente até o momento da entrega do veículo. Clarissa Rodrigues Valle Miranda Maia, diretora da Maia Tech, destaca que essa qualidade técnica é atestada pela certificação concedida pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).
O credenciamento junto à seguradora traz maior volume de clientes para a oficina, mas principalmente confirma de que ali o cliente pode ter a certeza da utilização de peças originais e da transparência na prestação do serviço, agilidade nas entregas e preço justo. “A agilidade dos processos, desde a liberação da vistoria, o bom relacionamento com os peritos, a aquisição de peças, quando necessário, sem burocracias, facilitam o andamento do trabalho e, consequentemente, é um diferencial para o segurado, que se sente satisfeito do início ao fim”, diz Clarissa Maia. “A Tokio Marine se tornou uma grande parceira da Maia Tech nesta relação de confiança que alcançamos ao longo desses anos”, acrescenta.
A empresária entende que, além de certificações e parceiras, a cultura da empresa também auxilia a encantar os clientes. “A forma humanizada na gestão da Maia Tech faz que nossos funcionários se sintam pertencentes às nossas conquistas. Essa forma de trabalho transmite aos clientes confiança, para que eles se sintam acolhidos e consequentemente não só retornem como também nos indiquem a outras pessoas”.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 110
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