Terminou, nesta sexta-feira (8), a missão internacional de imersão no ambiente de inovação tecnológica da China da comitiva do Sistema OCB/GO. Durante toda a semana, os vencedores da maratona de inovação GO!Coop 2, os gerentes de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/GO, Gislaine Lelis, e de TI, Frank Philson, e convidados conheceram de perto o ambiente de inovação do país asiático, nas cidades de Pequim e Xangai.
O intercâmbio, organizado pela Casa do Cooperativismo Goiano, teve objetivo de promover a cooperação entre empresas chinesas e brasileiras especialistas em inovação tecnológica, investimento financeiros e troca de talentos. Participaram deste evento, os representantes das cooperativas Comigo, Sicoob UniCentro Br, Sicoob Uni, Cooperabs, Unimed Federação Centro Brasileira, Sicoob Centro-Oeste Br, Sicoob Engecred, Sicoob Nova Central, Unimed Goiânia, Arbo e do Sistema OCB nacional, formando uma comitiva de 20 pessoas.
Soluções
O encontro também contou com a presença de empresas brasileiras e chinesas. No roteiro da viagem, os participantes visitaram a Baidu, fábrica de carros autônomos, onde conheceram o último modelo da versão, o Apollo, e também o Vale do Silício Agrícola chinês, localizado em Pequim. A proposta foi interagir com startups do setor agrícola, com foco em soluções inovadoras para a agricultura familiar, agricultura digital e marketing para produtos agrícolas. O evento foi promovido pelo Centro de Inovação de Indústrias Futuras da Tsinghua em Pinggu, entidade que se concentra em fornecer serviços de incubação completos para empresas de tecnologia agrícola e alimentar, construindo um ecossistema de inovação, aplicação e cooperação internacional.
O grupo também participou do seminário Cooperação Internacional e Intercâmbio de Empresas Agrícolas China-Brasil. Lu Xin, vice-gerente geral da Tsinghua Science Park Asset Management e gerente geral da Tsinghua Green Valley Operation Management foi uma das palestrantes. Ela apresentou em detalhes a rede global de inovação e o layout de negócios internacionais da Tsinghua. Em seguida, durante uma sessão de compartilhamento de experiências, gerentes de quatro empresas chinesas apresentaram seus principais produtos, áreas de aplicação e desenvolvimento empresarial.
Os empresários do país asiático presentes no seminário expressaram ainda, o desejo de cooperar com empresas brasileiras em áreas como agricultura fotovoltaica, fábricas de plantas, proteínas vegetais e tecnologia de microbiologia.
Novos negócios
No final da semana, a equipe participou de uma palestra sobre o Alipay, o super app de serviços financeiros que revolucionou a forma como os chineses lidam com pagamentos e transações. Além disso, o grupo teve o privilégio de conhecer a estratégia do Pinduoduo, uma das plataformas de compra e venda mais populares do país asiático.
A imersão terminou em Xangai, onde os cooperativistas goianos visitaram a sede do Banco do Brasil na China.
Depoimentos
“Foi uma jornada incrível e com uma visão completamente diferente da que eu imaginava da China. Agradeço ao movimento cooperativista de Goiás por poder participar dessa vivência. Vou levar o exemplo de que, com cooperação, podemos juntar esforços da cadeia produtiva para fazer negócios de qualidade, agregar renda e trazer felicidade para nossos cooperados e colaboradores”.Pedro Caldas, conselheiro do SESCOOP/GO e presidente da Arbo
“Nessa missão conheci uma nova visão do capitalismo com modelos de oportunidades que podemos implementar nas nossas cooperativas, no nosso dia a dia. Estou ansioso por essa volta para casa com novos projetos que vão beneficiar nossas comunidades”.Ulisses Vilela Capistano, diretor de Negócios do Sicoob Nova Central
“Conhecemos o modelo de inovação chinês que é referência e tem influenciado os ecossistemas de inovação no mundo todo. De carros autônomos a super aplicativos multifuncionais, é de suma importância para o Sistema OCB se manter atualizado com estas novas tendências para, por meio do InovaCoop, levar o pensamento inovador para as cooperativas brasileiras”.Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB
“Uma das principais coisas que eu percebi dentro do cenário de inovação é que eles estão muito abertos a parcerias com o Brasil. Eles têm muitas demandas, então pode surgir uma grande parceria com as nossas cooperativas para que elas tenham esses produtos e consigam exportar para a China”.
Gislaine Lelis, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/GO
Fonte: Sistema OCB/GO
Discussão sobre post