• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Ano Internacional das Cooperativas encerra com legado para a sociedade do cuidado

Mundo Coop POR Mundo Coop
1 de dezembro de 2025
INTERNACIONAL
Ano Internacional das Cooperativas encerra com legado para a sociedade do cuidado

Ano Internacional das Cooperativas encerra com legado para a sociedade do cuidado

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Durante três dias, mais de 400 membros de cooperativas reuniram-se na Cidade do Saber, no Panamá, para participar do último evento regional de 2025. O encontro, coorganizado pela Cooperativas das Américas, pelo Instituto Autônomo de Cooperativas do Panamá (IPACOOP), pela Cooperativa Profesionales RL e com o apoio do Comitê de Partes Aliadas, marcou o encerramento das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas na região e inaugurou uma nova etapa de trabalho político e estratégico rumo a 2030.

Um começo carregado de significado político e compromisso multissetorial.

A semana começou com uma visita à comunidade Emberá-Druá no Parque Nacional Chagres, onde delegações de diversos países conheceram de perto os projetos implementados pela Cooperativa Tranchichi para melhorar a qualidade de vida de seus membros. A visita proporcionou um valioso intercâmbio cultural, territorial e cooperativo.

À tarde, o Auditório Ateneo da Cidade do Conhecimento recebeu os participantes com uma cerimônia de abertura que reuniu líderes do movimento cooperativo, autoridades do governo panamenho e representantes de agências das Nações Unidas.

Julio Moltó, Ministro do Comércio e Indústria do Panamá; Erika Vargas, Diretora Executiva da IPACOOP; María Teresa Donderis, Presidente da Cooperativa Profesionales; Jonathan Díaz, Diretor de Negócios da Fundação Cidade do Conhecimento; José Alves de Souza Neto, Presidente da Cooperativas das Américas; e Ariel Guarco, Presidente da Aliança Cooperativa Internacional, abriram a reunião, enfatizando o papel estratégico do cooperativismo na construção de modelos de desenvolvimento mais humanos, alinhados à Agenda 2030.

Um momento particularmente significativo foi a mensagem enviada pela ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, lida pela embaixadora e copresidente do Comitê de Partidos Aliados, Paula Narváez Ojeda, que destacou a importância de aprofundar a sociedade do cuidado por meio de políticas públicas robustas e alianças multissetoriais.

A primeira noite terminou com um espetáculo cultural panamenho e um coquetel de boas-vindas que facilitou encontros entre representantes de cooperativas de diversos setores, embaixadas, agências das Nações Unidas e delegações institucionais de toda a América.

Painéis, laboratórios e alianças: três dias que ampliaram a agenda regional de cuidados.

O segundo dia do programa técnico teve início com o Painel de Alto Nível sobre a Economia do Cuidado e a Sociedade. Representantes da CEPAL, da OIT, da ONU Mulheres, da FAO e do Comitê Regional para a Igualdade de Gênero concordaram que a região enfrenta desafios profundos em termos de emprego, desigualdade e acesso ao cuidado, embora as cooperativas já estejam oferecendo soluções concretas, sustentáveis ​​e transformadoras. A participação de Paula Narváez, Bibiana Aido, Xiomara Núñez de Céspedes e Myriam Báez permitiu uma conexão direta entre essas experiências e as estratégias globais das Nações Unidas.

Em seguida, foi apresentado o relatório do Comitê Regional das Partes Aliadas para o Ano Internacional das Cooperativas, destacando que os quatro eventos oficiais do ano reuniram mais de 3.500 participantes. Este fórum proporcionou uma oportunidade para analisar o progresso nas parcerias institucionais, na mobilização regional, na influência sobre as políticas públicas e no papel crescente das cooperativas na saúde, na igualdade de gênero, na migração e nos sistemas alimentares.

Durante a tarde, as oficinas técnicas proporcionaram um diálogo mais prático entre especialistas e experiências locais. A oficina sobre desenvolvimento humano, redes de atenção e cooperativas de saúde analisou as conexões entre essas áreas, com estudos de caso do Brasil, Uruguai e Itália, e uma perspectiva regional fornecida pelo PNUD.

Posteriormente, o Laboratório de Cooperativismo e Cuidado – Experiências, Desafios e Compromissos para Ação – aprofundou-se nos desafios do fortalecimento do trabalho de cuidado, com a participação da ONU Mulheres, da OIT e experiências da Guatemala e da Argentina. Um dos principais resultados foi a assinatura de uma carta de intenções para promover a agenda regional de cuidado. Por fim, o Laboratório de Cooperação e Inovação para uma Economia Verde abordou as oportunidades de inovação e economia verde com base em experiências do Panamá, Honduras e Guatemala, juntamente com uma perspectiva regional da CICOPA Américas.

O dia terminou com uma partida de futebol (Copa do Mundo Cooperativa) e a inauguração das arquibancadas da Expo Aliados Cooperativos.

Saúde, envelhecimento, igualdade e prevenção da violência: uma visão abrangente do cuidado.

Na quarta-feira, a conferência focou em dois temas principais. Pela manhã, as sessões plenárias analisaram o papel das cooperativas nos sistemas de saúde, a saúde comunitária, o cuidado com idosos e as respostas ao envelhecimento populacional. Experiências da Itália, Canadá, Brasil, República Dominicana, Costa Rica e Argentina apresentaram soluções inovadoras em bem-estar, saúde e cuidados integrados.

O segundo painel do dia focou-se na igualdade de género, na liderança feminina e no empoderamento económico. Lucía Scuro (CEPAL) apresentou uma análise regional baseada em dados e enfatizou a necessidade de mais estudos sobre o setor.

María Noel Vaeza e Sonia Brucke enfatizaram que a agenda de cuidados é, por definição, uma agenda de igualdade de gênero e que sua consolidação requer políticas públicas sólidas e parcerias público-privadas.

De uma perspectiva cooperativa, foi enfatizado o potencial do movimento para democratizar oportunidades, transformar relações de poder e construir organizações onde as mulheres liderem processos-chave na sociedade do cuidado.

À tarde, três oficinas temáticas ampliaram a discussão. A oficina ” Fortalecendo a Economia do Cuidado a partir do Setor Cooperativo Agrícola” reuniu experiências regionais da Costa Rica, Colômbia, Chile e Brasil, com apoio técnico da FAO. ” Mobilidade e Conhecimento: Integração, Reconhecimento e Trabalho Decente nas Américas “, com especialistas da OIM e da OIT e experiências de El Salvador, Costa Rica e Equador, abordou a interseção entre migração, inclusão e trabalho decente.

Por fim, o laboratório Cooperativismo e equidade de gênero: experiências e alianças para prevenir a violência integrou contribuições da Fair Trade (CLAC), experiências da Argentina e o trabalho do Comitê de Gênero da Aliança Cooperativa Internacional.

Rumo a 2030: Transição justa, sustentabilidade e uma nova era cooperativa.

A reunião de quinta-feira terminou com uma análise da economia verde, sistemas alimentares sustentáveis, turismo comunitário, trabalho decente e migração. A FAO, a OIM, a OIT, o PNUD, a CICOPA e representantes do Panamá e do Brasil concordaram que uma sociedade do cuidado deve integrar a sustentabilidade ambiental e uma transição produtiva justa, com as cooperativas desempenhando um papel vital na proteção das pessoas, dos territórios e do clima.

O painel de encerramento reuniu Paula Narváez, José Alves, Ana Patricia Graça e autoridades panamenhas para delinear os compromissos regionais para uma nova fase. Foi enfatizado que a ação cooperativa em matéria de cuidados não termina com o encerramento do Ano Internacional das Cooperativas, mas é projetada como um capítulo estratégico que se estenderá até 2030.

A assinatura simbólica da bandeira da AIC2025 marcou o encerramento da celebração internacional. O Panamá também anunciou que voltará a sediar um importante encontro cooperativista em 2026, quando receberá a Assembleia Mundial da ACI e a Assembleia Regional de Cooperativas das Américas em setembro daquele ano.

Após um almoço de despedida — e com a sensação de terem construído um espaço inédito para a integração regional — as delegações encerraram o evento reafirmando seu compromisso de continuar promovendo soluções cooperativas para um futuro mais justo, solidário e sustentável nas Américas.

Embora este evento tenha marcado o fim do ano comemorativo, representou também um encontro dinâmico, íntimo e profundamente humano, que permitiu uma compreensão mais profunda do papel transformador do cooperativismo. Com novas alianças, lições aprendidas e um novo ímpeto, o setor inicia 2026 fortalecido e pronto para continuar a construir sociedades solidárias em todo o continente.

Acordos

Tendo como pano de fundo a reunião, foi assinado um acordo-quadro com a Coordenadoria Latino-Americana e Caribenha de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo (CLAC), que reúne e representa as organizações de pequenos produtores e associações de trabalhadores do sistema Fairtrade International, bem como outras organizações de pequenos produtores de comércio justo no continente.

O documento foi assinado pelo diretor regional da Cooperativas das Américas, Danilo Salerno, e pela diretora executiva da CLAC, Xiomara J. Paredes, e possibilita ações coordenadas para o desenvolvimento sustentável na região.

“Esta aliança nos permitirá gerar evidências sobre o impacto do modelo cooperativo, fortalecer as capacidades das cooperativas agrícolas de comércio justo e ampliar a participação de suas organizações membros em espaços regionais e globais”, comemorou a CLAC ao anunciar a parceria com a Cooperativas das Américas.

Por outro lado, a Cooperativas de las Américas firmou um acordo com a SPES/Federación Trentina de Cooperativas (Trento, Itália) e a UNIMED Brasil, por meio do qual profissionais de enfermagem da entidade brasileira poderão trabalhar na Itália com facilidade de contato e logística de mobilidade internacional entre cooperativas.


Fonte: Aliança Cooperativa Internacional das Américas com adaptações da MundoCoop

ANTERIOR

Tania Zanella destaca avanços e metas do coop em encontro da Ocepar

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Cooperativas indonésias ampliam sistema digital para aprimoramento na produção de laticínios
INTERNACIONAL

Cooperativas indonésias ampliam sistema digital para aprimoramento na produção de laticínios

29 de novembro de 2025
Cooperativas de energia pedem proteção ao Fundo Social para o Clima da UE
INTERNACIONAL

Cooperativas de energia pedem proteção ao Fundo Social para o Clima da UE

26 de novembro de 2025
Rede de Jovens Cooperadores Europeus é formalizada em sua Assembleia Geral
INTERNACIONAL

Rede de Jovens Cooperadores Europeus é formalizada em sua Assembleia Geral

25 de novembro de 2025
Cooperativa britânica reduz 38% das emissões e investe £9 milhões em eficiência energética
INTERNACIONAL

Cooperativa britânica reduz 38% das emissões e investe £9 milhões em eficiência energética

24 de novembro de 2025
Cooperativas podem ser “grande aliado” na resposta à crise da habitação
INTERNACIONAL

Cooperativas podem ser “grande aliado” na resposta à crise da habitação

23 de novembro de 2025
Como os líderes da cidade de Nova York planejam ajudar os edifícios cooperativos a reduzir as emissões
INTERNACIONAL

Como os líderes da cidade de Nova York planejam ajudar os edifícios cooperativos a reduzir as emissões

22 de novembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tania Zanella destaca avanços e metas do coop em encontro da Ocepar
ACONTECE NO SETOR

Tania Zanella destaca avanços e metas do coop em encontro da Ocepar

1 de dezembro de 2025
Cooperativa reduz custos operacionais com adoção de automação robótica
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa reduz custos operacionais com adoção de automação robótica

1 de dezembro de 2025
Cooperativa de saúde carioca promove humanização hospitalar com Terapia do Riso
SOCIAL

Cooperativa de saúde carioca promove humanização hospitalar com Terapia do Riso

1 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.