A Cooperativa Frísia foi reconhecida pela sua inovação na 21ª edição do prêmio Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã em parceria com o IXL Center, na categoria Cooperativas de Produção. Este ano a Frísia, buscando atender a necessidade de agilizar processos, otimizar ações e dar respostas mais rápidas às demandas cotidianas, desenvolveu uma Inteligência Artificial (IA) Generativa, a Frísia Inteligência Artificial. Com ela os colaboradores da cooperativa podem utilizar a IA para buscar informações e obter suporte em suas atividades.
“Receber o prêmio é uma conquista que nos enche de orgulho. Essa premiação, já consolidada no cenário empresarial, reúne organizações de diversos setores que se destacam pela capacidade de inovar com propósito. Para a Frísia, esse reconhecimento solidifica nossa trajetória como uma cooperativa que investe em soluções inovadoras com impacto social e econômico, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a transformação digital e o bem-estar das comunidades onde atuamos”, afirma Berenice Los, gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Frísia.

Com um olhar atento às novas tendências do mercado e a busca contínua por inovação, a Frísia incentivou a equipe de TI a participar de treinamentos e eventos. Para a gerente, buscar constantemente as últimas novidades em tecnologia é essencial para manter a competitividade, a eficiência e a inovação em qualquer setor. “A tecnologia evolui em ritmo acelerado, e acompanhar essas transformações permite que empresas e profissionais estejam preparados para os desafios do futuro, aproveitando oportunidades que antes pareciam distantes. Mais do que seguir tendências, é sobre antecipar soluções, melhorar a experiência das pessoas e transformar ideias em resultados concretos. Em um mundo cada vez mais digital, estar atualizado é estar à frente”, afirma.
Solução customizada
A Frísia Inteligência Artificial foi desenvolvida internamente, após constatação de que não havia uma solução pronta no mercado que atendesse às especificidades da cooperativa — tanto em termos de integração quanto de domínio do negócio. “Decidimos, então, investir no desenvolvimento de uma solução interna. Com nosso profundo conhecimento da Frísia e a compreensão das necessidades de nossos colaboradores e cooperados, conseguimos criar algo que realmente faz a diferença”, destaca Berenice.
Segundo ela, ao centralizar o conhecimento da cooperativa na IA foi possível simplificar o processo de aprendizado e integração dos colaboradores, especialmente dos novos. “A tecnologia garante que o conhecimento mais prático, do dia a dia, se transforme em um recurso acessível para todos. Auxiliando na desburocratização, uma vez que elimina a necessidade de extensa documentação inicial. A própria IA foi desenvolvida para no futuro ajudar a formalizar e documentar novos processos, agregando mais valor e precisão à base de conhecimento”, afirma.
A edição 2025 do prêmio contou com aproximadamente 300 organizações inscritas, com 80 classificadas na lista principal e outras 24 em categorias especiais. O reconhecimento da Frísia reforça seu protagonismo como uma cooperativa que alia tradição e inovação, olhando para o futuro sem esquecer suas raízes.
Fonte: Sistema Ocepar com adaptações da MundoCoop