O Espaço Inovacoop Goiás foi palco da Techstars Startup Weekend Goiânia, nos dias 25, 26 e 27 de novembro. A maratona de inovação contou com 43 inscritos e um público de mais de 70 pessoas. No primeiro dia, sexta-feira (25), eles foram divididos em 21 equipes e posteriormente filtradas para 10 times. Os grupos desenvolveram suas ideias de projetos e passaram pela orientação de mentores durante todo o sábado. No domingo (27), seis equipes apresentaram os pitches (uma apresentação direta e curta, com o objetivo de vender uma ideia) e quatro delas foram premiadas). O evento foi uma parceria entre Sistema OCB/GO, Sebrae GO e Startup Weekend.
O primeiro lugar ficou com a equipe WomanCoop, que apresentou uma plataforma de vendas e logística de entrega voltada exclusivamente para mulheres. Diego Guimarães faz parte da equipe vencedora. Segundo ele, a ideia inicial era um projeto social voltado para mulheres cooperativistas que não tinham acesso a formação, apoio emocional. “O maior desafio era transformar essa ação social em uma startup rentável e sem perder sua essência”, conta.
Diego é analista de controle de qualidade na Cooperativa Complem e nunca havia participado de uma maratona de inovação antes. “Foi um processo árduo e desafiador para mim e minha equipe”, aponta.
O segundo lugar foi da equipe PaPet, que apresentou a ideia de um sistema de gestão e relacionamento entre veterinários e tutores para simplificar os cuidados com seus pets. O grupo contou com a presença de participantes ligados ao meio cooperativista. Dentre eles, dois membros do Comitê Goiano de Jovens Cooperativistas, Mateus Reis e Victor Emannuel e de Luiz Carlos Silva, que é gestor de Inovação no Sicoob Unicentro Br.
Embora já tenha experiência na área de inovação, Luiz Carlos nunca havia participado da criação de uma startup. “Eu vi que o foco e a objetividade, a assertividade das primeiras ações norteia todo o processo de trabalho, achei muito bacana, as orientações dos mentores foram muito valiosas”, elogia.
Em terceiro ficou a equipe Aposentadoria na Mão, com uma ideia de um sistema de auxílio que simplifica a burocracia para as pessoas que querem se aposentar. As três primeiras equipes colocadas receberam troféus. O grupo WeGo App, que apresentou a ideia de um aplicativo que sugere o tipo de balada ideal para cada usuário baseado em inteligência artificial, ficou em 4º lugar e recebeu menção honrosa. As ideias das equipes passaram pelo crivo de três jurados, Athos Ribeiro, do Sebrae GO; Pedro Camilo, do Senar Goiás e Pedro Luiz, da Funtec GO.
Sistema
Gerson Ribeiro é facilitador Global do Startup Weekend e já realizou eventos em mais de 15 estados no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Europa. Segundo ele, com a realização do evento em Goiânia, o Inovacoop Goiás está colaborado para reforçar o sistema de inovação de Goiás. “É importante que mais eventos assim aconteçam, pra que a gente possa ter mais pessoas sendo inseridas no ecossistema da inovação”, aponta.
E se é para apresentar o sistema da inovação para um novo público, o Techstars Startup Weekend Goiânia conseguiu alcançar a meta. De acordo com Gerson, por volta 50% dos participantes trabalham em cooperativas e nunca tinham participado de um Startup Weekend antes. “Então, eles puderam vivenciar o que é construir um negócio inovador do zero, em uma maratona de 54 horas, sexta, sábado e domingo, e trazer para o mundo um produto, um negócio ou uma startup que resolve um problema, que cria uma nova solução para um mercado que precisa daquilo, que tem uma problemática e foi isso que foi feito”, explica.
Fonte: Sistema OCB/GO
Discussão sobre post