Ler bons livros proporciona bem-estar, relaxamento e saúde. Não há dúvidas de que a literatura também pode ser um ótimo recurso para tornar o ambiente de trabalho mais humanizado e menos estressante.
Foi pensando nisso que a Arca, empresa criado por Dante Gallian, professor titular na Universidade de São Paulo criou o LabLei, laboratório de Literatura com o foco na humanização do ambiente de trabalho. O projeto já foi implantado em empresas como: Bradesco, C&A, Fleury, Natura, Porto Seguro e Zodiac.
Antes de ir para as empresas, o LabLei foi experimentado nos alunos do curso de medicina, justamente com o objetivo de humanizar esses profissionais junto aos seus pacientes.
Os clássicos
Agora, nas empresas, a ideia é usar os livros e as discussões sobre os seus clássicos, compartilhando entre os colaboradores questionamentos e as identificações com os personagens. As obras foram escolhidas por terem textos simples, curtos em que os participantes conseguem trabalhar o autoconhecimento e a consciência de uma forma efetiva.
O desenvolvedor, Gallian explicou que estudando e pesquisando os efeitos da literatura como ferramenta de humanização, encontrou um aspecto curativo ao se trabalhar com as artes, que não se dá em mais nenhum tipo de atividade prática. “Por se tratar de uma experiência estética e lúdica, mas ao mesmo tempo extremamente profunda, é a melhor forma de se reconectar consigo mesmo e repensar sentimentos e atitudes do dia a dia corrido do mundo corporativo.”, explica Gallian.
O processo do projeto é simples, o colaborador lê o livro clássico, se envolve com esse tipo de leitura, fica mais inspirado no trabalho e acaba com o preconceito que existe em relação a literatura nos ambientes coorporativos.
Os relatos
Para registrar as experiências do LabLei Dante Gallian escreveu em conjunto com Alexandre Seraphim (CEO da farmacêutica Zodiac): Responsabilidade Humanística: uma proposta para a agenda ESG.
Na obra, os autores explicam o termo Responsabilidade Humanística, que fala das experiências criadas pelas atividades da Arca: a valorização do Ser Humano, que unem as artes, o afetivo para a tomada de decisão e a relação com o próximo no ambiente de trabalho.
Para saber mais:
https://www.linkedin.com/company/arca-responsabilidade-humanistica
https://www.linkedin.com/in/dantegallian/
https://www.instagram.com/dantegallian/
Por Priscila Paula – Redação MundoCoop
Discussão sobre post