A Unimed-BH acaba de conquistar o Selo ESG Unimed na categoria Ouro. Trata-se de uma certificação da Unimed do Brasil, de adesão voluntária, que avalia a atuação e maturidade das cooperativas e de suas unidades, como os hospitais de rede própria, na agenda de Sustentabilidade. A Unimed-BH aderiu à certificação e foi avaliada enquanto Operadora.
“A sustentabilidade é parte da essência cooperativista da Unimed-BH. Já são anos de atuação nessas frentes e tivemos uma evolução significativa a partir do Diagnóstico de Sustentabilidade, realizado em 2023, e este reconhecimento reflete o compromisso de colaboradores e médicos cooperados. Seguimos firmes em nossos compromissos estratégicos para 2025, contribuindo para uma sociedade mais justa e um planeta sustentável”, comenta a diretora de Relacionamento com o Cooperado e Sustentabilidade, Mercês Fróes.
Baseado em padrões nacionais e internacionais, como ISEB3, GRI e Pacto Global da ONU, o Selo ESG Unimed substitui o Selo de Governança e Sustentabilidade que existia desde 2003. Na nova certificação, a depender da maturidade, as cooperativas podem conquistar o Selo nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze. A edição contou com a participação de 113 Unimeds e 60 hospitais.
Para a certificação, a Unimed do Brasil elaborou 76 questões divididas entre as temáticas ambientais, sociais e de governança, além de um bloco institucional, que avalia a adesão aos programas da Confederação. Ao longo de 2023, foram realizadas duas fases piloto para avaliação e reformulação do processo. Em 2024, a certificação foi oficialmente implementada, com periodicidade anual, tendo um período de manutenção da certificação realizada após 6 meses.
Fonte: Itatiaia