• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativa de saúde consolida modelo de gestão focado na experiência do cliente

Mundo Coop POR Mundo Coop
28 de outubro de 2025
GESTÃO & NEGÓCIOS
Cooperativa de saúde consolida modelo de gestão focado na experiência do cliente

Cooperativa de saúde consolida modelo de gestão focado na experiência do cliente

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O cuidado vai além de um simples atendimento. Ele é um gesto de escuta, acolhimento e de entender profundamente as necessidades de cada paciente. Na área da saúde, colocar o cliente no centro das decisões é uma necessidade estratégica para promover uma experiência transformadora e que, de fato, faça a diferença na vida das pessoas.

É com essa visão que a Unimed Chapecó aderiu ao Jeito de Cuidar Unimed, para reforçar as práticas que já eram aplicadas na cooperativa. Esse modelo de gestão, desenvolvido pela Unimed do Brasil, busca posicionar o cliente no centro do negócio e de sua estratégia, para garantir a sustentabilidade do Sistema. Isso inclui alinhar processos, cultura e decisões estratégicas para entregar valor real aos beneficiários.

Adotado pela Unimed Chapecó em março de 2023, o modelo foi implementado com o apoio da Federação Unimed Santa Catarina, trazendo uma abordagem metodológica estruturada que envolve a análise contínua de três pilares essenciais: pessoas, processos e ambiente. Logo no início da implementação, cerca de 1,3 mil pessoas, entre lideranças, colaboradores e cooperados, foram sensibilizadas sobre a importância de viver a essência do cuidado.

No mesmo ano, foi realizado o primeiro diagnóstico e implementadas melhorias nos processos. A Unimed Chapecó passou a fortalecer o tema institucionalmente, incorporando-o às campanhas publicitárias, redes sociais, materiais jornalísticos, comunicação institucional e endomarketing. O Jeito de Cuidar Unimed também passou a fazer parte do processo de integração de novos colaboradores, onde os profissionais são sensibilizados sobre a importância do cuidado humanizado, a excelência no atendimento e do compromisso com a experiência do cliente.

Passados 18 meses de implementação, a Unimed Chapecó realizou um novo diagnóstico, conduzido pela Unimed do Brasil, que apontou uma evolução de 63% nas práticas relacionadas ao modelo, em comparação à primeira avaliação. Esse resultado, que foi apresentado pela Federação Unimed SC ao Conselho de Administração da cooperativa no mês de outubro, veio para potencializar e trazer ainda mais visibilidade aos movimentos que já são realizados no dia a dia.

Compromisso com o cuidado

De acordo com a especialista em experiência do cliente, Maike Mohr, que acompanhou o processo, esse avanço significativo só foi possível por meio do engajamento genuíno das lideranças (alta, média e multiplicadores do Jeito de Cuidar). “Não se trata apenas de avançar em práticas do modelo de gestão, mas de compreender o impacto que tais mudanças geram na vida das pessoas: clientes, cooperados e colaboradores da Unimed Chapecó. Essa evolução não é somente sobre cumprir processos, mas sobre tangibilizar um propósito”.

Ela complementa que, proporcionar uma experiência acolhedora e resolutiva, mesmo em cenários adversos, é o que diferencia a Unimed Chapecó e faz com que ela seja referência regional. “A evolução desse modelo de gestão é gradativa e contínua, e justamente aí reside sua força. Quando lideranças demonstram, na prática, a importância de cuidar do cliente, isso inspira colaboradores e cooperados a fazerem o mesmo, fortalecendo a cultura organizacional e alinhando todos a um único propósito. Esse movimento consolida o posicionamento da Unimed Chapecó como sinônimo de cuidado humanizado, reforçando que o Jeito de Cuidar é um compromisso que se traduz em experiências de qualidade, percebidas e valorizadas por todos que passam pelos serviços”, completa.

Direcionador estratégico

O Planejamento Estratégico 2025–2027 da Unimed Chapecó, também posicionou a experiência do cliente como um direcionador estratégico específico, com ações, projetos e indicadores dedicados ao tema. Isso reflete o engajamento de todos os envolvidos no processo e demonstra o comprometimento da cooperativa com a excelência, aprimorando constantemente a qualidade do atendimento e fortalecendo a relação com seus clientes.

Conforme o diretor médico executivo da Unimed Chapecó, Dr. Rodrigo Armani Lino de Souza, o cuidado com as pessoas e a atenção humanizada sempre fizeram parte do DNA da cooperativa médica. “Desde a sua criação, a Unimed Chapecó tem o cliente como premissa central, priorizando a oferta de serviços com alta qualidade e segurança. A implementação do Jeito de Cuidar veio para fortalecer essa cultura de cuidado que já praticamos, alinhando nossas ações a um modelo estruturado e focado na experiência do cliente. Nosso olhar para o futuro e os projetos estratégicos seguem fundamentados nas demandas dos clientes e da comunidade, garantindo um cuidado cada vez mais humanizado e inovador para Chapecó e região”, ressalta.

Desde a implementação do Jeito de Cuidar, a Unimed Chapecó manteve o foco na melhoria contínua dos serviços, com o compromisso de entregar valor e qualidade aos mais de 380 médicos cooperados, 64 mil clientes e 1,6 mil colaboradores.


Fonte: Unimed Chapecó com adaptações da MundoCoop

ANTERIOR

Cooperativa financeira apoia projeto esportivo que atende 300 atletas no Rio de Janeiro

PRÓXIMA

Encontro do jovens gaúchos discute gestão do solo e análise de mercado para produtores

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Cooperativas integram ranking das 200 maiores e melhores empresas no Espírito Santo
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas integram ranking das 200 maiores e melhores empresas no Espírito Santo

15 de novembro de 2025
“Career Shrekking”: Por Que Profissionais se Sabotam em Busca de Segurança
GESTÃO & NEGÓCIOS

“Career Shrekking”: Por Que Profissionais se Sabotam em Busca de Segurança

14 de novembro de 2025
Centro de Formação Padre Theodor Amstad em João Pessoa celebra primeiro ano com mais de 90 eventos e 3 mil participantes
CONTEÚDO DE MARCA

Centro de Formação Padre Theodor Amstad em João Pessoa celebra primeiro ano com mais de 90 eventos e 3 mil participantes

12 de novembro de 2025
Instituição financeira cooperativa recebe visita de representantes da Sancor Seguros (AR)
GESTÃO & NEGÓCIOS

Instituição financeira cooperativa recebe visita de representantes da Sancor Seguros (AR)

11 de novembro de 2025
Sistema CrediSIS participou ativamente da quinta edição do evento, com estande interativo e presença em painéis sobre inovação e juventude cooperativista. (Foto: Assessoria/CrediSIS)
CONTEÚDO DE MARCA

Presença no 5º Fórum Integrativo Confebras destaca expansão e protagonismo do CrediSIS

11 de novembro de 2025
Sistema cooperativo de saúde é reconhecido por reputação e relacionamento com o mercado
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sistema cooperativo de saúde é reconhecido por reputação e relacionamento com o mercado

12 de novembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MundoCoop recebe homenagem por 25 anos de contribuições ao cooperativismo brasileiro
DESTAQUES

MundoCoop recebe homenagem por 25 anos de contribuições ao cooperativismo brasileiro

17 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025
Cláudio Halley é Superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob
ENTREVISTA

“O valor de uma marca se consolida quando há coerência entre propósito e entrega” – Cláudio Halley é Superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob

17 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.