Segundo o ranking das marcas de maior sucesso no ramo de saúde no país, a Unimed se destaca no setor da saúde suplementar em 9 de cada 10 municípios brasileiros. A cooperativa conquistou a confiança de mais de 20 milhões de beneficiários de planos de saúde e odontológicos. A organização cuida de 38,5% dos consumidores que possuem planos de saúde no Brasil.
Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil, conta que um dos requisitos mais importantes para se tornar uma marca de sucesso é garantir a qualidade e a segurança nos cuidados com a saúde dos clientes.
Em entrevista à MundoCoop, Abujamra conta como a Unimed se tornou uma referência no setor da saúde.
Confira!
O que uma cooperativa deve levar em conta ao criar a sua marca e fazer a sua manutenção?
Os valores do cooperativismo devem ser incorporados à identidade da marca e às suas comunicações de forma clara e consistente, refletindo uma identidade coletiva e baseada na cooperação, que seja única e compartilhada entre seus membros. É importante que a construção seja coletiva, baseada em dados, e envolva os cooperados, assim como as estratégias de marketing e posteriores renovações e reposicionamentos. Também é importante comunicar o compromisso com a inovação e a sustentabilidade. As cooperativas podem construir uma identidade forte e autêntica que ressoe com seus integrantes e clientes, enquanto promovem os valores e princípios do cooperativismo.
Como estimular os colaboradores, cooperados e associados a vestir a camisa da marca e defendê-la no mercado?
Estimular os cooperados e colaboradores a se tornarem embaixadores da marca é um processo importante para construir uma cultura organizacional forte e uma reputação consistente. Para isso, é importante uma comunicação clara e inspiradora dos valores e propósitos da cooperativa; o incentivo à participação e envolvimento nas questões relacionadas à marca, para que todos possam contribuir com ideias e feedbacks; o treinamento e desenvolvimento contínuos; e o reconhecimento. O Sistema Unimed se orgulha de contar atualmente com 118 mil médicos cooperados e 143 mil colaboradores diretos que fazem toda a diferença no sucesso e reconhecimento da marca
Como fazer a sua manutenção da marca?
A manutenção da marca envolve manter a consistência, conectar-se emocionalmente com as pessoas, adaptar-se às mudanças da sociedade em que ela está inserida, sem deixar de oferecer excelente atendimento e qualidade dos serviços e produtos. A inovação contínua é um fator decisivo para o sucesso de uma marca, que deve sempre buscar maneiras de evoluir e se adaptar às transformações do mercado e às necessidades dos clientes. Isso pode envolver, por exemplo, a melhoria dos serviços, criação de novos produtos ou a adoção de novas tecnologias e processos. Quando há mudanças no posicionamento da marca, proposta e valores, eles devem ser refletidos em todas as entregas e mensagens comunicadas para o público. Nesse sentido, as estratégias de marketing e comunicação também devem ser remodeladas. No caso do Sistema Unimed, temos investido na rede própria de assistência aos beneficiários, de forma a melhorar e diversificar cada vez mais os cuidados oferecidos. Atualmente, contamos com 157 hospitais e hospitais-dia próprios, que totalizam mais de 13 mil leitos, 85 unidades de urgência e emergência, 584 clínicas, 42 centros de diagnósticos, 62 laboratórios e 93 serviços de terapias especiais. Essas unidades se somam aos mais de 30,4 mil serviços credenciados, que oferecem aos nossos beneficiários a mais ampla rede de atendimento do país. Também priorizamos a aplicação de inovação e tecnologia à saúde que possam melhorar a experiência dos nossos clientes, com parcerias com mais 110 startups.
Por que algumas marcas não sobrevivem?
As marcas podem não sobreviver devido a uma combinação de fatores internos e externos, que vão desde falta de inovação até crises econômicas. Acredito que a falta de qualidade nos serviços e produtos ofertados e de diálogo próximo com os clientes são os principais problemas. Ainda, no contexto atual, a falta de valores definidos, de visão estratégica, de abertura às mudanças sociais e de mercado, bem como a incapacidade de se adaptar e de se reinventar podem ser letais para uma marca.
Com as mudanças dos tempos, como devemos manter a marca?
Para manter uma marca relevante, é crucial acompanhar as tendências sociais e do mercado, investir em inovação e adaptar-se rapidamente às mudanças tecnológicas. É essencial assegurar a entrega do propósito da marca e manter uma comunicação próxima e consistente com os clientes para fortalecer a reputação e a credibilidade e ganhar a confiança dos consumidores e da sociedade como um todo.
O que é necessário fazer de tempos em tempos para preservar a marca?
Ouvir atentamente o feedback dos clientes e criar experiências positivas em todos os pontos de contato com a marca, mantendo a qualidade dos serviços oferecidos conforme a sua expectativa. Dessa forma, é possível construir um relacionamento sólido e duradouro para o sucesso da marca a longo prazo. Também é necessário revisar periodicamente a estratégia de marketing, para que ela reflita os valores entregues pela marca e mantenha um diálogo aberto com o público.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
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