Começou no dia 12 de maio a 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Senef), com o tema “Educação financeira para crianças e jovens: preparando a sociedade para escolhas conscientes”. A iniciativa inspira ações por todo o país, e uma das instituições que mais se mobilizam neste período é a Cresol, cooperativa de crédito com atuação em 19 estados e prestes a completar 30 anos de história.
Para o sistema Cresol,a educação financeira é mais do que um conteúdo técnico: é um instrumento de transformação social. Somente em 2024, mais de 32 mil crianças e jovens foram impactados por ações estruturadas em mais de 300 municípios brasileiros, por meio de programas como Um Olhar Para o Futuro, Juventude Conectada e Juventude Cooperativista. Os projetos combinam conteúdos sobre finanças pessoais, sustentabilidade e os princípios do cooperativismo.
Histórias como a da jovem Ana Caroline Bayer, de Candói (PR), ilustram esse impacto na prática. Hoje produtora de leite e estudante de Medicina Veterinária, ela afirma que os aprendizados adquiridos no projeto Juventude Conectada foram decisivos para que tomasse as rédeas do próprio negócio rural. “Aproveitei ao máximo todos os conhecimentos e experiências compartilhadas. Isso fez total diferença na forma como administrar os recursos”, conta.
Para o presidente da Cresol, Cledir Magri, a Senef carrega ainda um significado simbólico. “Falar sobre educação financeira é reafirmar o legado de 30 anos da Cresol e também o nosso compromisso com o Ano Internacional do Cooperativismo, declarado pela ONU. Cooperar e educar são formas de construir um mundo mais justo e sustentável”, destaca.
Educação financeira também é ferramenta de empoderamento feminino
Além das iniciativas voltadas a crianças e jovens, a Cresol também atua fortemente junto às mulheres. Em todo o Brasil, mais de 11.700 mulheres participaram de projetos com foco na autonomia financeira, igualdade de gênero e acesso a oportunidades.

Um dos destaques é o projeto “Potencializa Elas”, desenvolvido pela Cresol Vale das Águas PR/MG. A iniciativa trabalha temas como planejamento financeiro, protagonismo, autocuidado e liderança feminina. Só nos estados do Paraná e Minas Gerais, mais de 300 mulheres já foram impactadas.
Entre elas está Marilize Tosatti, moradora de Porto Barreiro (PR). “Aceitei o convite sem saber o quão transformador seria. Não foram apenas encontros, foi uma jornada de conhecimento pessoal e coletivo. Para mim, esse projeto foi uma verdadeira pérola”, afirma.
O presidente da Cresol Vale das Águas PR/MG, Sérgio Bukovski, destaca que promover a educação financeira também é um ato de combate à violência. “Muitas mulheres sofrem com a chamada violência financeira, um tipo de abuso pouco discutido. Quando oferecemos informação e ferramentas, damos a elas o poder de reconhecer e enfrentar essas situações”, explica.
Senef 2025
Neste ano, a Cresol preparou uma programação especial com palestras, rodas de conversa, workshops e atendimentos consultivos em todo o país, além da distribuição de materiais como guias de bolso, planilhas, vídeos e e-books.
O objetivo é ampliar ainda mais o alcance das ações e promover a inclusão financeira de forma contínua.
Fonte: Cresol com adaptações da MundoCoop