O ano de 2025 é de celebração para a Cresol. Ao completar três décadas de história, o sistema também comemora a marca de 1 milhão de cooperados alcançada no mês de março. A ampliação do quadro social se reflete no crescimento financeiro, que teve aumento de 33% no valor de ativos em 2024, chegando a R$ 42,1 bilhões.
“É uma felicidade muito grande vermos e celebrarmos esse marco. Em cada um desses cooperados está a concretização dos propósitos do cooperativismo, de um modelo de negócios que se constrói em conjunto e que visa o bem de todos”, destaca o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri.
Fundada em 24 de junho de 1995, no Sudoeste do Paraná, a Cresol tem origem na agricultura familiar, iniciando suas operações com 27 sócios-fundadores. Nos 10 primeiros anos, pouco mais de 50 mil pessoas estavam associadas ao sistema, que já atendia nos três estados do Sul, mas ainda de forma exclusiva ao público agro.
Novos públicos, mais força para o cooperativismo
Entre os anos de 2010 e 2020, a cooperativa passou por grandes transformações, que contribuíram significativamente para o seu desenvolvimento. Foi nessa década que a expansão para outras regiões do Brasil ganhou força e, em 2015, ao completar 20 anos, mais de 307 mil pessoas estavam associadas à Cresol.
Nos anos seguintes, a estruturação para abertura de público ampliou os horizontes e o sistema passou a atender ao público urbano e pessoa jurídica. Em 2020, o número de sócios havia saltado para quase 620 mil.
“O desenvolvimento sustentável do sistema sempre foi uma preocupação, por mais que não se imaginasse, lá no início, que alcançaríamos essa proporção. Crescemos com a solidez das nossas operações e a confiança do nosso quadro social. Temos que agradecer e, mais do que nunca, renovar o nosso compromisso de estar ao lado do cooperado e atender às suas necessidades”, completa Cledir Magri.
Ao alcançar a marca de 1 milhão de cooperados, a Cresol acredita no grande potencial de desenvolvimento para seus públicos, atualmente formados 61% por pessoa física urbana, 23% relacionado ao agronegócio e 16% pessoa jurídica. Em paralelo, para atender com qualidade e eficiência, planeja chegar a 1.000 unidades de atendimento em 2025 e aperfeiçoar cada vez mais os seus canais digitais.
Fonte: Imprensa Cresol