Trazendo três importantes eixos para o futuro da sociedade e dos negócios, o encontro 3F – Futuro, Finanças e Florestas, foi realizado no dia 10 de outubro, e reuniu profissionais do setor financeiro, ambientalistas, acadêmicos e empresários.
Estabelecido como um dos mais importantes fóruns sobre os temas que lhe dão nome, o 3F buscou promoveu o diálogo sobre o impacto da sustentabilidade no Sistema Financeiro Nacional, e como ela está redefinindo a relacionando do mercado com diferentes aspectos da sociedade. A iniciativa ainda vai de encontro com a agenda do BC em busca de colocar a sustentabilidade como um dos pilares do sistema financeiro nacional.
De acordo com os organizadores do evento, “o cenário global reforça a necessidade de olharmos cada vez mais para as mudanças climáticas e, de forma integrada, pensarmos como a inovação pode impulsionar uma transição sustentável no SFN, gerando benefícios para toda a sociedade.”
Mauricio Rodrigues, CEO da ESGreen, marcou presença no painel que tratou do tema “Tecnologia de dados e os riscos climáticos: o impacto no futuro dos seguros”. Dividiram o palco com ele, a Diretora de Infraestrutura de Mercado e Supervisão de Conduta (DISUC), Julia Normande Lins, Taiolor Morais, Diretor de Operações e Tecnologia na Youse Seguros e Leonardo Paixão, CEO da Sombrero Seguros.
O 3F foi promovido pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) com o apoio do Banco Central do Brasil (BCB) e da ESGreen.
ESGREEN PELO MUNDO: COOP BRASILEIRO NA ONU, EM NY
O cooperativismo brasileiro tem se firmado na corrida por negócios mais verdes. O setor, que historicamente busca atuar de forma a reduzir a pegada de carbono e outros aspectos ESG, é amplamente lembrado por sua atuação. E recentemente, mais um reconhecimento reafirmou esse compromisso.
Comandado pelo Sicredi Ouro Verde MT, o projeto Economia Verde se tornou o único do Brasil a ser selecionado para participar do Leaders Summit 2024, um dos principais eventos da semana da Assembleia Geral da ONU, e foi apresentado na sede da organização, em Nova York.
“A ideia [do projeto] é aumentar o número de associados com acesso às linhas de crédito para economia verde, a partir da criação de uma pontuação de ESG, dentro de uma plataforma que avalia o grau de maturidade em ESG para Micro e Pequenos Empreendedores e para produtores da Agricultura Familiar. Raramente encontramos iniciativas voltadas a estes pequenos empreendedores. Por meio do projeto, eles também poderão ter acesso a boas práticas de ESG, comumente disponíveis e acessáveis apenas para grandes empresas” comentou o diretor executivo da cooperativa, Roberto Menezes de Vargas.
O piloto do projeto, já em andamento, tem como base a plataforma criada pela ESGreen, consultoria que entrega produtos de mensuração ESG e realiza um trabalho inédito com as cooperativas brasileiras. “Como parceiros sistêmicos do Sicredi, que abrange todas as cooperativas no Brasil, acreditamos que este projeto será um grande diferencial de impacto. Nosso objetivo é apoiar, por meio da nossa ferramenta, cooperativas, fornecedores e associados de todos os segmentos, oferecendo um sistema de recompensas único e inovador”, destacaram os representantes da ESGreen.
RADAR ESG
UM NOVO PASSO
Em busca de novos horizontes no mercado de novas energias renováveis, a ESGreen participou do IUP Innovation Connections da ROG.e 2024 (Rio Oil & Gas) um dos maiores eventos globais de energia do mundo. Realizado no Rio de Janeiro, o evento destacou diversos temas, incluindo a Descarbonização da Indústria, a aplicação da Inteligência Artificial e outras tecnologias presentes no mercado, e a importância da cooperação neste contexto. A presença da ESGreen no evento buscou fomentar parcerias em projetos e identificar oportunidades e buscar investimentos para P&D.
ESGREEN MARCA PRESENÇA NO CUBO CONECTA
A ESGreen marcou presença em mais uma edição do CUBO Conecta. Trazendo trilhas de conteúdo com foco em inovação, tecnologias emergentes e a importância do bem-estar para a produtividade, o evento foi palco de importantes discussões sobre o futuro dos negócios. “Nossa participação no CUBO Conecta 2024 foi de extrema importância para nossa empresa. Este evento nos proporcionou a oportunidade de fazer conexões valiosas com outros profissionais e empresas do setor, ampliando nossa rede de contatos e abrindo portas para futuras colaborações. Além disso, tivemos insights profundos sobre o mercado, que serão fundamentais para o desenvolvimento da nossa estratégia de crescimento”, apontou Mauricio Rodrigues, CEO da ESGreen. O CUBO Conecta é uma iniciativa do Itaú.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 120