A St Cloud Financial Credit Union (SCFCU), sediada em Minnesota, anunciou planos para lançar o Cloud Dollar, uma stablecoin proprietária, para competir em um mercado digital em rápida evolução.
A SCFCU, que tem mais de US$ 400 milhões em ativos, diz que este é o primeiro lançamento de stablecoin de uma cooperativa de crédito dos EUA.
A stablecoin — um tipo de criptomoeda que visa manter um valor estável em relação a um ativo específico — foi desenvolvida pela cooperativa de crédito com a empresa de blockchain Metallicus e a DaLand, uma organização de serviços de cooperativa de crédito (cuso) criada para se concentrar em tecnologia financeira.
O Cloud Dollar está programado para ser lançado como parte do serviço de cofre de ativos digitais da cooperativa de crédito no último trimestre do ano e se conectará diretamente ao sistema bancário da cooperativa de crédito.
A criptomoeda será emitida na pilha bancária Metal Blockchain da Metallicus e integrada por meio do software Coin2Core da DaLand, que vincula serviços de blockchain à infraestrutura existente de cooperativas de crédito.
Espera-se que a iniciativa mantenha os depósitos na plataforma e, ao mesmo tempo, ofereça aos membros uma maneira de movimentar dinheiro instantaneamente e a um custo menor, de forma regulamentada.
Em seu site, a cooperativa de crédito disse aos membros: “Esta plataforma de ponta foi projetada para fornecer a você maior segurança, conveniência, tranquilidade e muito mais, garantindo ao mesmo tempo a segurança e a acessibilidade de seus ativos digitais”.
Acrescentou: “A segurança dos nossos membros e dos seus ativos é primordial. A SCFCU entende que o universo dos ativos digitais não é para todos. Fiquem tranquilos, continuamos totalmente comprometidos com os nossos serviços bancários tradicionais e práticas financeiras sólidas.”
Nosso envolvimento com ativos digitais é apenas uma parte da nossa missão mais ampla de oferecer soluções financeiras diversificadas e seguras, garantindo que todas as necessidades dos nossos membros sejam atendidas, independentemente de onde você esteja em sua jornada financeira. Estamos entusiasmados em oferecer em breve esta plataforma inédita aos nossos membros atuais e futuros.
O CEO da DaLand, Jeff Levesque, disse em uma declaração: “As cooperativas de crédito não podem se dar ao luxo de assistir à evolução dos ativos digitais sem eles. Os membros precisam de instituições confiáveis para navegar neste espaço com segurança.”
Agora, a Cuso espera que outras cooperativas de crédito adotem sua tecnologia de stablecoin.
“Pagamentos instantâneos e de baixo custo com stablecoins são uma eventualidade que impactará toda a economia global; a adoção responsável de ativos digitais em cooperativas comunitárias é um marco crítico no caminho para a relevância”, disse Jon Ungerland, diretor de informações da DaLand.
“Com a Coin2Core, nosso cliente conecta cooperativas de crédito a mais de US$ 3,9 trilhões em liquidez fluindo por esses novos trilhos, e fizemos uma parceria com a Metallicus para sua rede bancária digital proprietária de camada 0 com capacidade de stablecoin de marca branca de camada 1 – um complemento perfeito para nossos produtos e filosofia centrados no núcleo, ajudando nossos parceiros a conter a drenagem de depósitos e combater a rotatividade de membros.”
DaLand diz que sua parceria com a Metallicus “ajuda a mitigar o declínio das receitas baseadas em cartões e desbloqueia novos fluxos de renda por meio de redes de pagamento mais rápidas, seguras e lucrativas.
“Nossa robusta ponte de ativos digitais garante que as cooperativas de crédito permaneçam preparadas para o futuro, capazes de integrar perfeitamente uma ampla gama de dinheiro moderno emergente em suas operações diárias.”
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop