Viajar nunca esteve tão presente nos planos dos brasileiros, a diferença agora é que os viajantes estão mais atentos à importância de se proteger diante dos imprevistos. Neste cenário, o Seguro Viagem passou de item opcional para um lugar de destaque no planejamento de qualquer viagem, seja ela nacional ou internacional.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que o setor de turismo encerrará 2025 com um faturamento acima de R$ 551 bilhões, impulsionado principalmente pela alta nas viagens domésticas. Essa movimentação também estimula o mercado segurador, que cresce à medida que os brasileiros buscam experiências mais seguras, completas e tranquilas.

Além disso, essa mudança é percebida por quem acompanha de perto os hábitos da população. “Temos observado uma mudança no comportamento do consumidor que busca soluções para tornar a sua viagem mais segura, mesmo em destinos onde não há exigência da contratação do seguro. Isso se intensificou bastante após a pandemia”, afirma Nancy Rodrigues, Diretora de Seguros de Pessoas da Tokio Marine Seguradora.
A executiva destaca o aumento da disseminação de histórias reais que envolvem desafios em viagens como fator importante nesse contexto. “A divulgação do Seguro Viagem passou a ser mais difundida por meio das mídias sociais, com exemplos de situações reais e contratempos comuns que podem ocorrer durante a viagem e ocasionar perdas financeiras de valores expressivos, mas que também podem ser evitados ou minimizados com a contratação de um Seguro Viagem adequado. Isso tem tornado o produto mais conhecido e indispensável no planejamento de qualquer viagem.”
Esse novo perfil do consumidor foi confirmado por um estudo do SEBRAE, que aponta que, com a retomada das viagens nacionais e internacionais, os brasileiros estão mais preocupados com riscos à saúde, imprevistos médicos que podem interromper a viagem e o bem-estar de todos os acompanhantes, além de valorizarem um atendimento mais humanizado e próximo.
O DIFERENCIAL PARA QUEM VIAJA
Em resposta a essas novas demandas, a Tokio Marine ampliou seu portfólio com soluções cada vez mais completas. Com isso, seus produtos oferecem atendimento em português, 24 horas por dia, e contemplam uma variedade de coberturas: despesas médicas e hospitalares, cancelamento ou interrupção da viagem, atraso ou perda de bagagem, prorrogação de estadia em caso de doença ou acidente, entre outras assistências pensadas para trazer tranquilidade ao viajante em qualquer circunstância.
“Assim, para acompanhar tendências de mercado, a Tokio Marine oferece soluções para atender os Clientes de forma humanizada e a qualquer hora que ele necessitar, o que faz total diferença em momentos de emergência”, afirma Nancy.
Entre as inovações, também se destaca a possibilidade de aquisição de chip de celular internacional durante a jornada de cotação, um diferencial que torna a experiência mais prática e conectada para quem viaja para o exterior.
ALCANÇANDO NOVOS VOOS
O número de pessoas viajando é sempre um importante termômetro para a economia dos países. No Brasil, esse fator vem apontando para um crescimento recorde em destinos nacionais e viagens internas. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o transporte aéreo brasileiro alcançou 7,9 milhões de passageiros voando no mercado doméstico. Número que representa um aumento de 9,6% em comparação ao mesmo período de 2024.
Acompanhando esse panorama significativo, a companhia lançou, recentemente, o Seguro Viagem Nacional, voltado a quem viaja dentro do Brasil. “O objetivo é ampliar a Carteira de Pessoas, atender a alta demanda em períodos de férias e reforçar o compromisso em oferecer um portfólio mais completo de produtos para atender as necessidades dos nossos Clientes, pois sabemos que diversos imprevistos podem interferir em uma viagem e ocasionar perdas financeiras, mesmo em território nacional”, explica a Nancy.
Com previsões positivas apontadas para o setor, a Tokio Marine segue com metas ambiciosas. “Enxergamos o mercado de viagens nacional e internacional com projeção de crescimento para os próximos anos, e pretendemos expandir ainda mais a nossa presença nesses segmentos e gerar, cada vez mais, uma maior conscientização da população sobre a importância dessa modalidade de seguro, que vai muito além do atendimento médico.”
Viajar com segurança deixou de ser um diferencial para se tornar uma escolha consciente de quem valoriza cada momento da jornada. Mais do que garantir assistência em situações inesperadas, o Seguro Viagem representa tranquilidade, liberdade e a confiança de que é possível explorar o mundo, ou redescobrir destinos nacionais, com tranquilidade e segurança.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 124