Harsh Mukeshbhai Sanghani foi eleito o novo presidente do Comitê da Juventude da Aliança Cooperativa Internacional (ICA YC) na Reunião Plenária Anual do comitê, realizada em conjunto com o Festival de Cooperativas de 2025 .
Os membros do Comitê da Juventude da ICA se reuniram na sede do Grupo Cooperativo, One Angel Square, em Manchester, para eleger seu novo presidente, bem como para discutir e revisar o plano de trabalho do YC da ICA, relatar o progresso em direção ao alcance dos objetivos do YC da ICA e compartilhar experiências e ideias sobre políticas para a juventude.
Sanghani substituirá Ana Aguirre, que ocupava o cargo de presidente do ICA YC desde 2022. Aguirre anunciou em abril que deixaria o cargo de presidente devido a uma mudança em seu cargo.
“Minha jornada na área do cooperativismo internacional começou em 2015 e tive a incrível sorte de encontrar pessoas inspiradoras que não só admiro profissionalmente, mas também posso chamar de amigas com orgulho”, disse Aguirre. “Foi a inspiração, o compartilhamento e a força do movimento internacional que me tornaram a cooperadora e a pessoa que sou hoje. Que jornada!”
Sanghani, de 20 anos, natural de Gujarat, Índia, agora servirá por um mandato de quatro anos como Presidente do Comitê de Jovens da ACI. Sanghani explicou que se inspirou a ingressar no Comitê de Jovens da ACI após participar da Conferência Global de Cooperativas da ACI do ano passado, em Nova Déli. “Vi mentes jovens praticando jogos cooperativos, participando de uma Coopathon, e tantas coisas acontecendo lá que me deram a ideia de: por que não? Eu também deveria ingressar no Comitê de Jovens da ACI.”
Sanghani disse que ver Ana Aguirre, que era presidente do ICA YC na época, falar em Nova Déli também foi uma inspiração para ele.
“[Ao ver que] uma mente jovem de uma parte diferente do globo poderia estar lá como representante de uma cooperativa, pensei: por que não? Eu também posso me juntar a ela. Foi essa a centelha que me trouxe até aqui, e agora sou a presidente do ICA YC. Então, é claro, eu daria crédito primeiro à Ana, e depois a todos os outros, por isso.”
Em sua declaração de candidatura, Sanghani disse que estava concorrendo à eleição como Presidente do ICA YC porque acredita profundamente que o futuro das cooperativas reside na liderança jovem que é “ousada, inclusiva, com conhecimento de tecnologia e enraizada em valores”.
“Nos últimos anos, tenho testemunhado como os jovens anseiam por liderança, mas muitas vezes são excluídos de espaços significativos. Quero mudar isso”, acrescentou.
Durante sua presidência, Sanghani planeja aproveitar sua experiência anterior como Ministro da Agricultura Jovem de Gujarat e líder de diversas missões cooperativas conduzidas por jovens para construir “uma plataforma global de cooperativas jovens onde inovação, política, sustentabilidade e empreendedorismo se cruzam”.
Seus planos incluem o desenvolvimento de uma Incubadora Global de Cooperativas Digitais para dar suporte a startups cooperativas lideradas por jovens, o lançamento de uma Academia de Liderança Cooperativa Juvenil em colaboração com órgãos regionais e setoriais da ICA e um Fórum Global de Políticas Cooperativas Juvenis para permitir a formulação de políticas internacionais para jovens.
O Conselho de Jovens Cooperadores do ACI também deu as boas-vindas à sua nova Membro do Comitê Executivo para a Europa, Helena Gorroño, do País Basco. A Sra. Gorroño foi eleita Vice-Presidente da Rede de Jovens Cooperadores Europeus na segunda-feira.
A Reunião Plenária Anual do ICA YC ocorreu paralelamente ao Festival das Cooperativas, uma série de eventos que acontecem esta semana em Manchester e Rochdale, o berço do movimento cooperativista moderno. Outras atividades incluem a Assembleia Geral do ICA, visitas ao Museu dos Pioneiros de Rochdale e eventos comemorativos do Dia Internacional das Cooperativas, em 5 de julho.
Fonte: Aliança Internacional das Cooperativas com adaptações da MundoCoop