Em busca de ampliar a base de associados e disseminar os benefícios do cooperativismo, a Unicred, instituição financeira cooperativa que atua há mais de 30 anos no mercado, lançou um novo programa, o “Indique e Ganhe”. A campanha, aliada a outras ações, pode favorecer a ampliação dos resultados em Minas Gerais. A estimativa de aumento é de 19% no número de cooperados em 2024.
Conforme a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, são várias as ações da entidade, para chamar a atenção e atrair novos cooperados. Além de ampliar o número de cooperados, ela explica que a campanha também visa fortalecer o cooperativismo. Apesar de ser uma cooperativa de crédito de livre admissão, a grande maioria dos cooperados da Unicred são profissionais da área de saúde.
Campanha
O programa “Indique e Ganhe” incentiva os cooperados a convidarem amigos, familiares e colegas de profissão para se tornarem associados. A cada nova associação, o cooperado ganha pontos no Único Programa de Fidelidade. A campanha vai até 20 de setembro.
“A campanha tem alguns objetivos, como, por exemplo, promover o próprio cooperativismo. Além disso, queremos incentivar nossos associados a trazerem novas pessoas para o movimento cooperativista”, observa.
Para estimular os cooperados a indicarem amigos, a cada associação concretizada, ele ganhará 4.000 pontos no programa da Unicred. Esses pontos podem ser trocados por diversos benefícios, como cota capital, viagens, produtos de shopping, previdência privada, cashback e entre outros.
“A campanha começou no final de julho e tivemos um volume expressivo de indicações. Minas Gerais, com a Unicred Central Multirregional, representa 15% das novas indicações. Há uma concentração muito forte no Estado. Em geral, tivemos um crescimento em torno de 12% do número de cooperados entre janeiro e julho e esperamos encerrar o ano com alta de 19% frente a 2023. Há um processo importante de expansão”, conta.
O aumento também será estimulado por outras campanhas em curso, que sorteará um carro e smartphones. A Unicred conta hoje com 400 agências pelo Brasil e soma 300 mil cooperados. Minas Gerais tem uma participação relevante, sendo, assim, sede para 90 unidades da Unicred e 50 mil cooperados.
Aumento de cooperados e resultados
O ingresso de novos associados, conforme Carolina Ramos, é importante para que os resultados da cooperativa sigam promissores e gerem retorno positivos. Ela destaca ainda que as cooperativas de crédito têm alta relevância no atendimento da população, já que faz um movimento inverso aos bancos, que nos últimos anos reduziram o número de agências.
“Estamos em um movimento onde as instituições financeiras, os bancos, vêm fechando as agências. É grande o número de cidades que são atendidas, exclusivamente, pelo cooperativismo. Então é muito importante que a sociedade tenha acesso a esse tipo de informação e incentivem o crescimento. O cooperativismo forte incentiva o desenvolvimento regional”, ressalta.
A atuação das cooperativas, diferente do sistema bancário, reverteos resultados em prol da comunidade e dos associados. “Enquanto os bancos falam em lucro, nós, cooperativas, falamos em sobras, em novas oportunidades de cooperação. Além de atuar com taxas muito mais competitivas”, frisa.
Fonte: Diário do Comércio