A tecnologia tem revolucionado a área da saúde no Brasil, gerando benefícios para pacientes, profissionais e para o sistema como um todo. De acordo com o Termômetro ABIMED – estudo conduzido pela Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para a Saúde –, o setor projeta um cenário otimista para 2025, mesmo diante dos desafios econômicos e políticos do país.
No caso do atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa revolução tecnológica se torna ainda mais relevante. O cuidado exige seriedade e respeito, já que cada paciente apresenta necessidades específicas que não podem ser tratadas de forma genérica.
Atenta à importância de abordagens planejadas, a Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (VTRP), no Rio Grande do Sul, já observa impactos positivos na vida de mais de 500 crianças diagnosticadas com TEA e atendidas no serviço próprio da Cooperativa. Para ampliar esses resultados, a operadora firmou parceria com a NeuroSteps, healthtech de Santa Catarina especializada na gestão de terapias especiais e na estruturação de modelos de cuidado.
Evolução dos pacientes em tempo real
Como parte da colaboração, a empresa implantou um software totalmente integrado aos fluxos assistenciais da Unimed VTRP. Antes da adoção da ferramenta, a cooperativa enfrentava dificuldades como fragmentação de dados, tempo excessivo da equipe para análise de informações e efeitos nos custos e na produtividade. Com os insights fornecidos pela plataforma de gestão, tornou-se possível aplicar protocolos de forma mais ágil nos serviços próprios da operadora —algo fundamental no tratamento de crianças com TEA, com protocolos sustentados em evidências científicas.
Segundo Viviane Reis, gerente das clínicas da Unimed VTRP dedicadas ao cuidado de crianças com TEA, a escolha pela NeuroSteps deu-se pela oferta de uma solução integrada, capaz de atender às necessidades específicas de registro e monitoramento de dados na jornada dos clientes. “O acesso que essa tecnologia fornece em tempo real sobre a frequência e evolução dos pacientes nos ajuda a tomar decisões clínicas ágeis e assertivas, que se refletem na efetividade das intervenções programadas”, explica.
De acordo com a gestora, a ferramenta não apenas contribui para a otimização de recursos, ao permitir a análise da produtividade dos terapeutas e da ocupação das salas, como também garante uma alocação mais eficiente da estrutura disponível. O grande diferencial está em oferecer, tanto para as clínicas do serviço próprio quanto para a gestão da rede credenciada, uma visão abrangente de indicadores dos pacientes. “Isso inclui a classificação por nível de suporte, ranking dos programas terapêuticos mais realizados e desfechos clínicos associados à assiduidade e à aplicação dos programas”, explica.
Mais tempo para terapias
Outro benefício da ferramenta é perceptível na produção de relatórios, que antes consumia grande parte do tempo das equipes da Unimed VTRP. Com o sistema, 91% do período anteriormente destinado à elaboração desses documentos passaram a ser utilizados em outras atividades estratégicas. “Na prática, isso representa mais tempo investido diretamente nos atendimentos”, explica a gerente.
O acompanhamento das terapias pelas famílias ficou mais prático e acessível também, isso porque todas as informações podem ser consultadas no celular, por meio de um aplicativo que funciona como canal direto e on-line de acompanhamento. Nele, os familiares acompanham a evolução do paciente em tempo real, já que os dados registrados ficam imediatamente disponíveis, facilitando a comunicação com a clínica, além de confiabilidade e segurança.
Inovação aberta e escolha estratégica
O primeiro contato entre a Unimed VTRP e a NeuroSteps ocorreu no programa de aceleração Vibee da operadora de saúde, que é considerada uma das mais inovadoras do país. Após um piloto bem-sucedido com 20 clientes do serviço próprio, por meio do programa InnovatiON, a parceria foi efetivada.
Segundo Ivan Junckes Filho, CEO da NeuroSteps, a iniciativa evidencia o papel transformador da tecnologia no cuidado em saúde: “Mais do que uma ferramenta para gestão de terapias especiais, o suporte, o treinamento contínuo e a capacitação da equipe são indispensáveis na jornada de cuidado de pacientes com TEA”, afirma, destacando que a parceria com a Unimed VTRP demonstra como tecnologia e formação profissional podem gerar impacto social aliado a uma visão estratégica.
Fonte: Executivos da Saúde com adaptações da MundCoop