A Cooperativa Cooper Criança, da Escola Municipal Conquista Criança, idealizada e realizada em parceria com o Sicoob Credcoop, foi premiada nacionalmente com o projeto de sustentabilidade “Gotas de Esperança”. Participaram da competição, promovida pelo Sicoob, todas as cooperativas mirins do país.
De acordo com a diretora da unidade, Stela de Oliveira Mendes Costa, o “Gotas de Esperança” consiste em reaproveitar a água do ar condicionado. “Antes descartada, a água agora é captada do ar condicionado, por um cano acoplado à mangueira do ar, com saída através de uma torneira”, explicou.

Segundo ela, a iniciativa surgiu pela necessidade de molhar a horta (objeto de aprendizagem da cooperativa mirim). “Nem sempre a escola podia contar com a água da Embasa, por conta dos constantes racionamentos no bairro”, disse, acrescentando que a ideia foi colocada em prática por sugestão da ex-aluna Sophia, à época, matriculada no quinto ano. “Esse acontecimento é mais um fruto colhido graças à parceria entre a escola e a cooperativa, e reforça para nós a importância de semear valores que envolvem o espírito de cooperação, sensibilidade e sustentabilidade”.

Professora responsável pela Cooperativa Mirim na Escola, Eunice Novaes de Araújo de Jesus (Tia Nice), o prêmio é um orgulho para a escola e para os alunos. “Nosso prazer maior é vê-los avançando, e para eles é gratificante saber que da ideia deles surgiu algo tão importante. Isso nos incentiva a tocar o projeto, sabendo que está fazendo a diferença na vida deles”.
Presidente da Cooperativa Mirim na época do projeto e hoje matriculado no quinto ano, Luís Gustavo do Carmo Medrado afirmou que o projeto foi muito importante porque mudou sua vida e seu comportamento. “A pessoa que deu a ideia foi sensacional. A água não é infinita, quando desperdiçamos pode nos custar caro”.
Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista