Nessa segunda-feira (10/04), na sede da Coprossel, em Laranjeiras do Sul (PR), foi iniciada a nova turma do Programa Potencializa Jovem Coprossel. Mais de 20 jovens cooperados e filhos de cooperados, com idade de 15 a 29 anos, começaram a trajetória do curso, que deve transcorrer até o final de 2023.
De acordo com o presidente da cooperativa, Paulo Pinto de Oliveira Filho, a Coprossel está constantemente investindo em capacitação no seu quadro social. “Temos visto que a busca pelo conhecimento e investimento nas pessoas gera resultados econômicos e sociais. Temos muito exemplos próximos de nós que percebemos que o conhecimento aliado ao trabalho sério traz resultados pessoais, para cooperativa e na sociedade” disse Paulo em sua recepção aos Jovens.
Para um dos participantes da primeira turma (2019), Gabriel de Lima, que é do município de Nova Laranjeiras e está também na nova turma, o curso possibilitou muito aprendizado. “Aprendemos desde administração da propriedade até sobre relacionamento com a família e na faculdade”. Esse curso é uma grande oportunidade que estamos aproveitando, disse Gabriel.
Segundo Milena Palaoro, do município do Porto Barreiro, o destaque o curso é o aprendizado sobre relacionamento entre as pessoas, apresentação em público e administração de conflitos. “Com o curso de 2023 que iniciamos agora, espero reavivar esses assuntos e aguardo as novidades para essa edição”. É muito importante pra nós esse incentivo nos estudos e especializações assim vamos estar mais capacitados para as oportunidades que surgirem, diz Milena.
O Programa de capacitação é uma parceria da Cooperativa com o Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). O objetivo é incentivar a busca por novos conhecimentos visando crescimento pessoal e profissional dos jovens, que devem dar sequência nos negócios da família e também na cooperativa.
No conteúdo programático estão temas como: Tendências, novas tecnologias e oportunidades do Agro; O poder do Autoconhecimento e da Auto Gestão; Projetos sustentáveis na propriedade; Administração financeira e sucessão familiar; Liderança cooperativa e comportamento empreendedor; Comunicação assertiva e oratória; Sucessão familiar e administração de conflitos e desafios da convivência familiar e na cooperativa. No decorrer do curso os participantes desenvolverão projetos com aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Os jovens foram recepcionados pelo presidente da Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, pelo engenheiro agrônomo Marcio Dulnik responsável pelo Departamento Técnico da cooperativa, e pela gerente do Quadro Social, Raquel Fedrecheski Palhano. O professor do primeiro dia de curso foi Elcio Chagas, da empresa Profissionais Associados.
Fonte: Imprensa Coprossel
Discussão sobre post