A professora Ediane Pletsch Weirich celebrou, junto à comunidade escolar, a fundação da cooperativa mirim “CooperMente”, idealizada por ela ainda durante sua pesquisa de mestrado. O projeto, que teve início com apoio do Sicoob Meridional, foi implantado em parceria com a Escola Municipal Professor José Engel e o Colégio Estadual do Campo Professora Verônica Zimmerman, envolvendo turmas do 4º ao 7º ano.
A cooperativa é desenvolvida no contraturno escolar, com encontros semanais em que os alunos atuam como protagonistas. Desde fevereiro, as crianças vêm estudando os princípios e valores do cooperativismo, elaborando o estatuto da entidade e desenvolvendo o logotipo e o nome do projeto — tudo com participação ativa dos estudantes, orientados por um professor disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação.
O primeiro produto da CooperMente é um bombom artesanal, criado e produzido pelos próprios alunos como objeto de aprendizagem. Futuramente, o grupo também deverá atuar no cultivo de uma horta, viabilizada por meio de um projeto em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Universidade do Mato Grosso, que contemplará a escola com estufa e sistema de irrigação até dezembro.
Além das atividades práticas, os estudantes receberão formações ao longo do ano sobre mídias sociais, elaboração de livros ata e livro caixa, capacitando-se para a gestão da cooperativa.
A professora Ediane agradeceu ao Sicoob, à Secretaria Municipal de Educação, às escolas envolvidas, à comunidade e, especialmente, aos alunos cooperados, que tornam o projeto possível. A CooperMente é a 21ª cooperativa mirim da região e outras duas devem ser inauguradas ainda este ano, nos municípios de Vera Cruz e Ouro Verde, com a meta de alcançar 23 cooperativas em 2025. O projeto visa plantar hoje a semente de uma nova geração mais consciente, responsável e preparada para o futuro.



Fonte: Correio do Lago com adaptações da MundoCoop