Realizada pelo Instituto Dexis, com apoio da Sicredi Dexis e Instituto Cocamar, a campanha União Solidária entra em sua sexta edição este ano e as entidades já podem iniciar o cadastro de projetos a partir desta segunda-feira (16/01). A campanha é direcionada a entidades que atuam nos eixos de Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Meio Ambiente e Saúde, contemplando crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e pessoas em tratamento de câncer.
As entidades devem cadastrar seus projetos, para os quais pretendem arrecadar recursos por meio de vendas de cupons, no site https://www.campanhauniaosolidaria.com.br/. Após analisados e aprovados, as entidades recebem cupons no valor previsto para cada projeto, e mobiliza voluntários para a venda desses cupons. Os valores arrecadados ficam, integralmente, com as entidades. Aos realizadores e apoiadores cabem a gestão de toda a campanha e a doação dos prêmios.
Este ano, o Instituto Dexis inova na premiação. Serão, três sorteios no valor de R$ 3 mil reais para o cupom sorteado e para a entidade que fez a venda, a serem realizados em maio, e outros três sorteios idênticos no mês de setembro. Ao final da campanha, em dezembro, haverá o sorteio de três certificados de investimento no valor de Fiat Mobi, e que estarão disponíveis na conta do ganhador no prazo de 30 dias. As entidades que venderem os cupons premiados receberão o valor de R$ 5 mil; e as três entidades que mais venderem cupons no decorrer do ano também receberão prêmios no valor de R$ 5 mil.
“Resolvemos fazer essa alteração porque alguns dos ganhadores dos carros ou motos entregues em campanhas anteriores não precisavam desses bens e sim do dinheiro e tinham dificuldades para vendê-los. Diante disso, decidimos pela entrega dos prêmios em dinheiro”, esclarece Gisely Almeida, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Dexis.
A campanha será realizada em 135 cidades das áreas de atuação da Sicredi Dexis e Cocamar, nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Todas as 111 agências da cooperativa de crédito e mais os entrepostos da Cocamar estarão mobilizados para esclarecer as entidades sobre o funcionamento da campanha. Vários encontros também estão agendados para receber as lideranças de entidades interessadas em cadastrar projetos, que podem ser desde alguma melhoria necessária na sede da entidade como recursos para sua manutenção.
“Antes, a nossa cooperativa recebia inúmeras solicitações de apoio a projetos de entidades sociais. Não conseguíamos atender a todos. Com este modelo de campanha, conseguimos ampliar bastante os atendimentos”, comenta Gisely.
De 2018, quando foi realizada pela primeira vez, a 2022, a campanha arrecadou R$ 17.289.730,00, impactando em torno de 3,2 milhões de vidas e atendendo a projetos de 625 entidades.
“Este ano, nosso objetivo é ampliar ainda mais a capacidade de arrecadação para o maior número de projetos”, destaca a assessora de cooperativismo. Ela ainda informa que, por meio da campanha União Solidária, as cooperativas envolvidas (Sicredi Dexis, de crédito; e Cocamar, agrícola) disseminam os princípios do cooperativismo, em especial o 6º (intercooperação) e 7º (interesse pela comunidade).
A campanha também está alinhada a quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que são Erradicação da Pobreza, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias e Meios de Implementação.
Fonte: Imprensa Sicredi Dexis
Discussão sobre post