Um levantamento inédito realizado pela consultoria Bain & Company mostrou que os consumidores brasileiros têm maior conexão emocional com seus veículos. Além disso, uma em cada dez pessoas no país afirma que a motivação para recomendarem as marcas de seus automóveis vem de uma relação afetiva.
Segundo a Fenabrave, as vendas de veículos novos voltaram a se aproximar do patamar de antes da pandemia, com uma alta de 37,4% frente ao número de abril do ano passado. Neste contexto, é inegável que o Seguro Auto ocupe um espaço de grande popularidade nacional, especialmente entre aqueles que valorizam e querem proteger seus patrimônios: lado a lado com a aquisição e afetividade, a segurança desponta como uma das grandes preocupações dos brasileiros motorizados.
Esses números impulsionam a projeção otimista da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), que prevê um aumento de 11% nas vendas de seguro auto em 2024.“Temos indicativos econômicos e setoriais que mostram uma conjuntura positiva para esse ano, especialmente pela redução das taxas de juros e pelo ambiente favorável à oferta de crédito, oferecendo maior disponibilidade de recursos para financiamentos de veículos”, declara o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr. a Agência AutoData.
SEGURO PARA TODOS OS BOLSOS
Embora as perspectivas sejam positivas, o mercado ainda conta com alguns desafios. De acordo com dados da CNseg, apenas 30% dos carros no Brasil possuem seguro, o que se deve, na maioria dos casos, a questões econômicas e sociais do país. Apesar disso, este panorama está sendo revertido aos poucos por meio da mudança na cultura do seguro no Brasil.
Atenta à essas mudanças, a Tokio Marine procurou disponibilizar um mix de produtos capaz de atender às necessidades dos mais diferentes perfis de pessoas. Em 2022, o lançamento do Seguro Auto Econômico se tornou uma forte opção, com preço competitivo, e pensada para suprir os anseios de uma parcela da população que, até então, não possuía poder de compra para um seguro. Na vanguarda do mercado, ainda em 2022, a Tokio Marine lançou o Auto Você Escolhe, contemplando coberturas essenciais, além de contratação simplificada e 100% digital, com pagamento mensal para não comprometer o limite do cartão.
Há, ainda, uma outra opção também em conta para o consumidor, que é o Auto Roubo + Rastreador, seguro até 50% mais barato que os tradicionais e preço de acordo com o perfil do Segurado, possibilitando que o seguro automóvel chegue a pessoas com possibilidades variadas e que busquem proteções específicas para suas necessidades.
SOLUÇÕES DIGITAIS
Neste contexto, as seguradoras precisam estar atentas a um novo perfil de consumidor, cada vez mais conectado e exigente, que busca soluções personalizadas. Exemplo disso é o estudo realizado pela Deloitte, que revelou que fatores como colocar no cliente no centro da estratégia, o uso de tecnologias para gerar melhor experiência e negociações mais assertivas com os clientes são alguns dos principais fatores que devem impulsionar o setor de em 2024.
“Com o surgimento de novas tecnologias e inovações nos veículos, é necessário que toda a cadeia (Seguradoras, Oficinas, Vistorias, etc) invista em capacitação e atualização da mão de obra para lidar com esse novo momento do mercado e a esse novo perfil de consumidor, mais conectado”, destaca o Diretor de Automóvel, RD Massificados e Precificação da Tokio Marine Seguradora, Arnaldo Bechara.
Buscando unir o inovador ao essencial, a Tokio Marine Seguradora investe constantemente em soluções digitais que tornam o processo mais simples e transparente para os clientes. Com enfoque em tecnologia e facilidade, em 2020, a Companhia disponibilizou a Vistoria Digital, que agiliza o processo de contratação e torna a experiência muito mais conveniente para o Segurado, eliminando a necessidade de agendamento de uma vistoria presencial.
Já em 2022, o Sinistro Digital, reduziu em até 50% o tempo médio de atendimento. “A iniciativa foi pioneira no mercado e disponibiliza recursos como preenchimento automático de campos, através da captura de informações de bases externas, além da utilização de mensagens de voz para descrição da ocorrência, tornando o processo de sinistro simples e rápido”, explica o diretor.
Ainda sobre pioneirismo, a Tokio foi a primeira Seguradora a oferecer o Seguro para veículos utilizados como Uber, por exemplo. O cenário de risco para esse perfil de usuário tem mudado pelo aumento de demanda e as coberturas foram sendo ajustadas para acompanhar essas alterações.
É fato que o seguro automotivo deixou de ser apenas uma despesa adicional, para se tornar investimento e tranquilidade financeira. E à medida que a tecnologia e os padrões de comportamento evoluem, esse mercado cresce e se apresenta como um aliado. Do hoje e, principalmente, do futuro.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 117
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