Jovens cooperativistas de toda a Europa reuniram-se este mês para a Assembleia Geral da Rede de Jovens Cooperativos Europeus (YECN).
Realizado no Porto entre 5 e 7 de novembro, o evento formalizou a YECN uma década após a sua criação e três anos após o seu relançamento em Cardiff.
A YECN é uma rede composta por jovens cooperativistas com menos de 40 anos de toda a Europa, que visa fortalecer a participação juvenil no movimento cooperativista, criar oportunidades de aprendizagem e intercâmbio e promover a cooperação como um modelo de negócio democrático e sustentável.
A rede atua como comitê regional da juventude da Cooperatives Europe e está representada no Comitê Executivo da Juventude da ACI.
A Assembleia Geral da YECN foi organizada pela Cases (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), co-organizada com as Cooperativas Europa, e apoiada pela Câmara Municipal do Porto, em colaboração com a Cooperativa Povo Portuense, Alternacina, e outras cooperativas locais.
O evento reuniu mais de 35 jovens de 14 países, representando 17 nacionalidades, para celebrar a nova geração de cooperativistas europeus e debater desafios como a inclusão dos jovens e a renovação geracional no movimento cooperativista.
Além de participar em sessões formais, o grupo fez uma série de visitas a cooperativas portuguesas, incluindo a Cooperativa Povo Portuense, a CerciGaia e a Maiêutica.
A sessão de abertura incluiu uma mensagem em vídeo do presidente da Cooperatives Europe, Giuseppe Guerini, e contribuições de Eduardo Graça, presidente da Cases, e de Mariam Gabrielyan, membro do conselho da Cooperatives Europe.
“O evento é uma oportunidade de usar a YECN como uma ponte para conectar-se com a experiência existente, mas também para fornecer novas ideias e espírito inovadores”, disse Gabrielyan.
“Viemos de origens e culturas diferentes, mas acredito que, pelo fato de estarmos todos aqui, compartilhamos um conjunto de valores comuns: cooperação e crença no modelo cooperativo.”
Durante a assembleia, os delegados aprovaram por unanimidade os Termos de Referência da YECN, que definem os objetivos, a composição e as regras de votação da rede, bem como sua relação de trabalho com a Cooperatives Europe. Essa decisão, segundo a YECN, representa um passo fundamental na consolidação da rede, abrindo caminho para a eleição do primeiro comitê diretivo e o desenvolvimento de projetos conjuntos no âmbito da YECN.
A presidente da YECN, Anna Loscalzo, disse: “Este é verdadeiramente um momento histórico para a YECN. Ao longo dos últimos anos, trabalhamos lado a lado para dar vida a esta rede, e vê-la formalizada hoje é emocionante e inspirador. Isso mostra o que os jovens cooperativistas podem alcançar quando colaboramos com confiança, criatividade e uma crença compartilhada no modelo cooperativo.”
Os próximos passos da YECN são desenvolver atividades, delegar funções e responsabilidades e consolidar sua base de membros no próximo ano.
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop












