O parlamento da Índia aprovou um projeto de lei que permitirá o estabelecimento de uma universidade cooperativa nacional em Gujarat, no local que anteriormente funcionava como Instituto de Gestão Rural Anand (Irma).
Membros da Rajya Sabha (câmara alta) da Índia aprovaram o Projeto de Lei da Universidade Cooperativa Tribhuvan Sahkari no mês passado, após ele ter sido aprovado na Lok Sabha (câmara baixa) um dia antes.
O ministro de Assuntos Internos e Cooperação, Amit Shah, saudou um “dia histórico” para o setor cooperativo da Índia.
“Parabenizo todos os parlamentares por este importante trabalho que reúne a confluência de cooperação, inovação e emprego”, disse Shah em uma publicação no X.
“Agora, a educação cooperativa se tornará parte integrante da educação e do currículo indianos e, por meio desta universidade, jovens treinados de todo o país tornarão o setor cooperativo mais abrangente, bem organizado e moderno.
“Em nome de todos os irmãos e irmãs associados ao setor cooperativo, muitos agradecimentos ao primeiro-ministro Shri”
Uma expansão da Irma, uma provedora de treinamento para gestores de sociedades rurais, a Universidade Tribhuvan Sahkari tem como objetivo fornecer educação, treinamento e capacitação no setor cooperativo e realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento em áreas relacionadas.
O Irma continuará funcionando como uma escola dentro da universidade.
A universidade recebeu o nome em homenagem ao pioneiro cooperativista indiano Tribhuvandas Kishibhai Patel, que ajudou a estabelecer a Kaira District Co-operative Milk Producers’ Union (Amul), a maior cooperativa de laticínios de propriedade de fazendeiros do mundo.
Será liderado por um vice-chanceler, nomeado pelo governo central para um mandato de três anos.
O Ministério da Cooperação afirma que a universidade terá capacidade para formar 800.000 pessoas por ano, sendo que este fornecimento de trabalhadores qualificados “deverá ajudar o setor cooperativo a fazer maiores contribuições para vários setores da economia”.
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop