A Midcounties Co-op comemorou “um marco importante” em sua promessa principal de fazer crescer a economia cooperativa.
Desde que anunciou seu compromisso em maio de 2022 de ajudar a criar 50 novas cooperativas até maio de 2027, a sociedade afirma ter apoiado a formação de 31 novas cooperativas e empresas comunitárias em sua área comercial.
O varejista apoiou as startups por meio de financiamento e conectando novas cooperativas com as existentes para orientação e mentoria.
Ele diz que a “iniciativa pioneira” tem sido uma parte fundamental de sua “estratégia liderada pelos membros que defende a justiça ao dar às comunidades maior controle sobre os negócios que as atendem”.
Desenvolvido em parceria com a instituição de caridade de apoio a negócios comunitários Plunkett UK e a agência de desenvolvimento Co-operative Futures, o compromisso está apoiando cooperativas de todos os tipos, desde pubs e lojas de propriedade da comunidade até espaços criativos e projetos de sustentabilidade.
A sociedade diz que “cada um desses negócios reflete esse valor de justiça, mas também outros princípios fundamentais de colaboração e impacto comunitário de longo prazo da Midcounties”.
Novos negócios incluem a Cutteslowe Greenhouse , um espaço revitalizado para atividades comunitárias e horticultura em Oxfordshire, e a Makespace Oxford, que transforma prédios vazios em centros prósperos para organizações de base.
Em Stroud, Gloucestershire, Batcom (foto principal), uma cooperativa comunitária de compostagem está lidando com resíduos de alimentos e jardins em áreas onde os serviços municipais não conseguem chegar.
Com o Partido Trabalhista prometendo dobrar o tamanho do setor cooperativo e mútuo em seu manifesto eleitoral, a Midcounties diz que está avançando para ajudar ainda mais cooperativas.
Como parte do mais recente Plano de Ação da Co-operative Futures, o próximo ano contará com mais apoio para cooperativas iniciantes, incluindo cooperativas de assistência piloto e centros comunitários expandidos. A sociedade também está fornecendo financiamento direto, mentoria empresarial e representação em conselhos de parceiros.
Peter Westall, diretor de valores da Midcounties, afirmou: “Neste ano marcante, estamos mostrando como os princípios cooperativos, incluindo justiça, apoio mútuo e controle democrático, podem criar um futuro melhor e mais justo para todos. O objetivo é ajudar a comunidade a ter acesso à igualdade de oportunidades, e temos orgulho de trabalhar com organizações com ideias semelhantes para transformar esses valores em soluções reais e práticas para as comunidades que atendemos.”
Acreditamos que todas as comunidades devem ter a oportunidade justa de estabelecer cooperativas que possam, em última análise, atendê-las. Afinal, as cooperativas têm quase o dobro de chances de sobrevivência do que outras startups, e acreditamos que seus valores que priorizam as pessoas as tornam uma força poderosa para a justiça nas economias locais.
A Midcounties afirma também estar comprometida em apoiar as comunidades e oferecer oportunidades justas por meio de programas adicionais. Isso inclui a associação à Bright Future Co-op, que ajuda a criar oportunidades de emprego mais justas para sobreviventes da escravidão moderna.
A empresa também lidera o Programa Futuros Mais Justos, em parceria com a empresa social Miss Macaroon, que aborda questões como justiça alimentar, educação e mobilidade social em suas regiões comerciais. Só no primeiro ano, o programa ajudou 18 jovens a conseguir emprego em suas próprias lojas e em empresas como a Ikea e a South Staffs Water.
A sociedade acrescenta que seu trabalho com fornecedores de energia comunitária como a Younity — uma joint venture com a Octopus Energy — está ampliando o impacto da energia limpa.
“Com mais de 360 projetos apoiados”, afirma, “a Younity agora ajuda a abastecer mais de 65.000 residências com eletricidade verde e oferece aos clientes uma oportunidade justa de se beneficiar de tarifas mais sustentáveis. Por meio de iniciativas como essas, a Midcounties está incorporando justiça, sustentabilidade e empoderamento em todas as suas operações.”
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop