Um importante plano de crescimento para o setor de cooperativas de crédito do Reino Unido foi lançado hoje em Westminster, estabelecendo um roteiro para dobrar o número de membros, de 2,2 milhões para 4,4 milhões, até 2035, e desbloquear um crescimento econômico anual adicional estimado em £ 6,4 bilhões.
O Plano de Crescimento das Cooperativas de Crédito é fruto de ampla colaboração em todo o movimento cooperativista de crédito, desenvolvido por entidades representativas em todo o Reino Unido. Seus autores prometem “uma estrutura clara e baseada em evidências para ampliar o alcance, a resiliência e o impacto do setor em um momento crítico para a inclusão financeira, as cooperativas mútuas e o crescimento do cooperativismo”.
Ao anunciar o plano, a Associação das Cooperativas de Crédito Britânicas (Abcul) afirmou: “Com o Governo do Reino Unido tendo publicado recentemente uma Estratégia de Inclusão Financeira atualizada, incluindo compromissos históricos sobre a transformação das cooperativas de crédito, o plano fornece a base para essa transformação, tornando as cooperativas de crédito uma parte central de um sistema financeiro mais inclusivo, competitivo e resiliente.
“Isso contribui para a ambição do governo de duplicar o tamanho da economia cooperativa e mutualista, bem como para o Conselho Empresarial do Setor de Mutualidades e Cooperativas, que foi criado para impulsionar essa agenda.”
O plano define “o comprovado valor social e econômico das cooperativas de crédito” e apela a um programa renovado de reforma, investimento e apoio para retomar o forte crescimento observado no setor em décadas anteriores.
Esse crescimento anterior significou que, entre 2002 e 2012, as cooperativas de crédito do Reino Unido dobraram o número de membros e triplicaram os empréstimos e as poupanças. Em contrapartida, o crescimento na última década desacelerou para cerca de 30%.
“O plano define como ações direcionadas podem reverter essa tendência e permitir que as cooperativas de crédito apoiem milhões de pessoas a mais”, diz Abcul, “principalmente aquelas que não são atendidas pelos serviços financeiros tradicionais”.
O plano estabelece cinco pilares para o sucesso:
- Colaboração e consolidação
- Liderança e habilidades
- Inovação e infraestrutura
- Legislação e regulamentação
- Investimento adequado
Espera-se que isso constitua “um roteiro prático para fortalecer as cooperativas de crédito como instituições financeiras modernas e sustentáveis, capazes de apoiar a resiliência financeira das famílias, o bem-estar financeiro no local de trabalho, o crescimento das PMEs e a transição para uma economia mais verde”.
O plano foi desenvolvido e aprovado em conjunto pelos órgãos representativos das cooperativas de crédito do Reino Unido, incluindo a Abcul, juntamente com a ACE Credit Union Services, a Building Societies Association (BSA), a Irish League of Credit Unions (ILCU), o National Credit Union Forum (NCUF), a Scottish League of Credit Unions (SLCU) e a UK Credit Unions (UKCU).
“Do ponto de vista dos líderes de cooperativas de crédito em todo o Reino Unido, o plano de crescimento é uma declaração de ambição oportuna e bem-vinda”, disse Carmel Swan, CEO da ACE. “Como uma associação comercial que apoia cooperativas de crédito menores, saudamos particularmente seu foco em reformas e investimentos que ajudarão cooperativas de crédito de todos os portes a se modernizarem e crescerem de forma sustentável. Com as mudanças certas, as cooperativas de crédito menores podem inovar, expandir o acesso e continuar a fornecer serviços essenciais às suas comunidades.”
Matt Bland, CEO da Abcul, acrescentou: “Este plano de crescimento é fruto de uma colaboração genuína em todo o setor de cooperativas de crédito e reflete uma ambição compartilhada de fortalecer nossos pontos fortes e desbloquear todo o nosso potencial. As cooperativas de crédito estão em uma posição privilegiada para ampliar seu alcance e impacto em um momento em que a inclusão financeira, a resiliência e os modelos mutualistas são mais importantes do que nunca.”
“Ao definir prioridades claras em torno de colaboração, competências, inovação, regulamentação e investimento, este plano fornece um roteiro prático para o crescimento sustentável e um futuro mais sólido para os milhões de pessoas e comunidades que servimos.”
A CEO da BSA, Sarah Harrison, disse: “A publicação do Plano de Crescimento das Cooperativas de Crédito é muito bem-vinda e reflete a importância e a relevância do setor, bem como seu potencial para apoiar mais pessoas, especialmente aquelas que não são atendidas adequadamente pelos serviços financeiros tradicionais.
“Com a ambição do governo de duplicar o tamanho do setor cooperativo e mutualista, e em conjunto com o Plano de Crescimento das Sociedades de Construção Civil, estamos empenhados em desbloquear todo o potencial das instituições financeiras mutualistas para gerar crescimento inclusivo e valor duradouro para as pessoas, as comunidades e a economia.”
Martin Fisher, da ILCU, afirmou: “Do ponto de vista da Irlanda do Norte, o plano de crescimento é uma declaração de ambição oportuna e bem-vinda para um setor que desempenha um papel vital na resiliência da comunidade e na inclusão financeira. Ele reconhece o ambiente legislativo e regulatório específico em que nossas cooperativas de crédito na Irlanda do Norte operam, ao mesmo tempo que estabelece um caminho compartilhado em todo o Reino Unido para reforma, investimento e colaboração, a fim de garantir que as cooperativas de crédito aqui possam crescer, inovar e atender ainda mais pessoas e economias locais.”
Frances McCann, da NCUF, afirmou: “A NCUF acolhe este plano de crescimento como uma estrutura importante e prática para o desenvolvimento sustentável em todo o setor de cooperativas de crédito do Reino Unido. Este plano reflete uma colaboração genuína do setor e define um caminho claro para que as cooperativas de crédito se modernizem, inovem e expandam seu alcance.”
“O foco na colaboração por meio de organizações de serviços de cooperativas de crédito, o investimento estratégico em infraestrutura e a reforma legislativa direcionada serão cruciais para ajudar as cooperativas de crédito a competir de forma eficaz e atender a mais comunidades.
“Estamos ansiosos para trabalhar com o governo, os órgãos reguladores e os parceiros para transformar essas recomendações em realidade, garantindo que as cooperativas de crédito possam desempenhar seu papel fundamental na construção de um sistema financeiro mais inclusivo e resiliente.”
O CEO da SLCU, Dermot O’Neill, afirmou: “Este plano de crescimento estabelece uma ambição clara e confiante para o futuro do setor de cooperativas de crédito. Ele demonstra como entidades representativas, refletindo diferentes tamanhos, modelos e tradições, podem se unir para concordar com uma direção comum de crescimento, baseada na colaboração e focada em proporcionar benefícios reais e duradouros para os membros, as comunidades e a economia em geral.”
Dawn Vear, CEO da UKCU, afirmou: “Apoiamos fortemente este plano de crescimento colaborativo, que proporciona a clareza estratégica e o impulso necessários para que as cooperativas de crédito ampliem seu impacto e desempenhem um papel ainda maior na construção de um sistema financeiro mais justo e inclusivo. Com o setor unido em torno dessa visão, estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com parceiros, formuladores de políticas e comunidades para garantir que as cooperativas de crédito tenham as ferramentas, o investimento e o ambiente regulatório necessários para prosperar nos próximos anos”.
O consórcio está apelando ao governo, aos reguladores, aos formuladores de políticas, aos financiadores e aos parceiros para que se envolvam com o plano de crescimento, apoiem suas recomendações e trabalhem com o setor para desbloquear todo o seu potencial.
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop












