A Midcounties Co-op anunciou um aumento nas vendas brutas, receita e lucro operacional em seu relatório anual para o ano encerrado em 25 de janeiro.
A sociedade diz que o desempenho foi impulsionado pelo forte crescimento em seus negócios de Primeira Infância e Viagens — as vendas brutas do negócio de Viagens atingiram £ 786 milhões, um aumento de £ 36 milhões em relação ao ano anterior, enquanto a Primeira Infância aumentou £ 3,9 milhões para £ 48 milhões.
Os alimentos também tiveram um aumento de 1,3% nas vendas comparáveis, com as vendas brutas excluindo combustível atingindo £ 616 milhões.
No geral, as vendas brutas da sociedade ultrapassaram £ 1,5 bilhão e o lucro operacional antes de itens significativos aumentou 16%, para £ 11 milhões no ano.
A sociedade acrescenta que continuou a apoiar seus membros ao longo do ano, inclusive por meio da expansão de ofertas exclusivas para membros em suas lojas de alimentos. Esses descontos permitiram que os membros economizassem mais de £ 7,5 milhões ao longo do ano – um aumento de mais de £ 5 milhões em relação ao ano passado, afirma o relatório.
Esses descontos aprimorados e benefícios adicionais para os membros ajudaram a atrair mais de 113.000 novos membros, afirma a sociedade, e a viu atingir seu maior nível de comércio de membros: 44% de todas as vendas vieram de membros, acima dos 37% em 2023-24.
A sociedade diz que continuou a investir, com a abertura de três novas lojas de alimentos e duas novas creches, incluindo a criação de uma creche Little Pioneers em sua sede em Warwick, que servirá como um campo de testes para inovação.
O relatório afirma que Midcounties também continuou a expandir suas premiadas iniciativas de empregabilidade. Essas iniciativas incluem diversas parcerias regionais, como a Fairer Futures, em parceria com a empresa social de Birmingham, Miss Macaroon, e o programa Fairer Access to Work, uma colaboração com a instituição de caridade Aspire Oxfordshire. As iniciativas visam remover barreiras e proporcionar um acesso mais justo ao emprego, tendo ajudado mais de 50 pessoas nos últimos 12 meses.
A Sociedade lançou seu Fundo “Fazendo o Bem Juntos” em setembro, que oferece pequenas doações para causas comunitárias locais. Por meio desse fundo e de outros programas de doação, a sociedade afirma ter doado £ 287.000 para causas beneficentes ao longo do ano.
Como parte de sua estratégia ESG liderada por seus membros, e em parceria com a Big Solar Co-op, a Sociedade começou a instalar painéis solares em algumas de suas unidades. Também firmou parceria com a especialista em energia LoweConnex para instalar tecnologia de automação em suas unidades de refrigeração e controle de temperatura em mais de 100 de suas lojas de alimentos. Com isso, afirma o relatório, a Midcounties reduziu o consumo de energia em 6%, economizando cerca de 2 milhões de kWh de eletricidade e mais de 400 toneladas de CO2 .
“É gratificante relatar um crescimento sólido nas receitas e no lucro em um cenário comercial desafiador”, disse o CEO Phil Ponsonby. “O desempenho da sociedade nos permite continuar a cumprir nosso propósito de criar um futuro mais justo, sustentável e ético. Sabemos que, fazendo o bem juntos, podemos criar um amanhã mais brilhante.”
Sabemos também que 2025 será mais um ano desafiador. O aumento dos custos operacionais para nós e nossos fornecedores, em particular o aumento do Seguro Nacional do Empregador, e a incerteza geopolítica contínua indicam que prevemos uma queda na lucratividade este ano. Com esses fatores em mente, a sociedade continuará a tomar as decisões necessárias para permitir a continuidade dos investimentos, fornecer suporte aos nossos membros e causar um impacto significativo e positivo nas comunidades onde operamos.
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop