A Midcounties Co-op anunciou novos avanços em sua estratégia de sustentabilidade, que resultou em uma redução de 6% no consumo de energia em um ano.
A sociedade destacou seus principais marcos de sustentabilidade em um relatório divulgado a tempo da conferência climática COP30, que mostra que a sociedade reduziu suas emissões diretas de gases de efeito estufa em 38% em comparação com os níveis de 2019.
A Midcounties afirma que o relatório foi publicado para ajudar a aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas, enquanto o mundo se reúne para discutir o assunto. Esta é a primeira vez que uma conferência da COP é realizada na região amazônica do Brasil – um local simbólico que destaca o papel vital da floresta tropical na estabilidade climática global.
A cooperativa foi uma das primeiras cooperativas de consumidores a ter seus planos de redução de emissões validados pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) e investiu mais de 9 milhões de libras nos últimos três anos em projetos de eficiência energética.
A empresa anunciou que esses esforços resultaram em uma economia equivalente a 2 milhões de kWh no consumo de energia em 2024/25 e impediram a emissão de mais de 400 toneladas de CO2 na atmosfera. Isso equivale a retirar quase 100 carros das ruas permanentemente.
Além de reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência, a cooperativa afirma que sua estratégia de sustentabilidade, liderada por seus membros, se baseia em ajudar grupos comunitários e outras cooperativas a gerar mais energia limpa. Isso inclui trabalhar em parceria com a Big Solar Co-op para instalar painéis solares em algumas das instalações da Midcounties.
A associação já instalou seu milésimo painel solar, economizando mais de 60 toneladas de CO2 por ano.
Outras conquistas importantes incluem a colaboração com mais de 400 grupos de energia comunitária por meio da Younity, a joint venture da aociety com a Octopus Energy. Esses projetos agora geram energia verde suficiente para abastecer cerca de 65.000 residências e representam um terço de todo o setor de energia comunitária no Reino Unido.
“Estamos muito orgulhosos das mudanças significativas e sustentáveis que implementamos como cooperativa”, disse o chefe de sustentabilidade, Mike Pickering, “não apenas trabalhando para minimizar nossa pegada de carbono, mas também para maximizar o impacto positivo que estamos causando no planeta por meio de iniciativas como a energia comunitária, que ajudam a tornar a rede elétrica mais verde.”
“Nada disso seria possível sem nossos notáveis colegas e membros que nos ajudam a fazer o bem juntos e a trabalhar para tornar o mundo mais verde e justo para todos.”
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop












