O Conselho de Greenwich, em Londres, anunciou uma Comissão de Cooperativas, “uma iniciativa fundamental que visa moldar o futuro da colaboração cooperativa dentro do município”.
Ele diz que a comissão terá um enfoque especial na melhoria de três áreas chave: energia comunitária, desenvolvimento cooperativo e assistência social.
O bairro tem uma rica história de cooperação, que remonta a meados do século 18, em Woolwich e Royal Arsenal, com a Royal Arsenal Co-operative Society. Desde então, acrescenta o conselho, organizações e autoridades continuaram trabalhando em colaboração para apoiar os residentes.
Através da comissão, o conselho irá analisar como o setor cooperativo pode responder a alguns dos principais desafios do bairro e como o crescimento do setor pode ser incentivado. As pessoas em Greenwich serão convidadas a refletir sobre as melhores práticas e ajudar a construir uma estratégia de longo prazo para trabalharem juntas.
Um porta-voz do conselho disse: “O lançamento da Comissão de Cooperativas marca um momento crucial na história do nosso bairro.
“Estamos usando o poder da colaboração para criar mudanças significativas e atender às necessidades dos nossos residentes e empresas, com foco na energia comunitária, desenvolvimento cooperativo e assistência social.”
O presidente da comissão disse: “Estamos confiantes de que podemos produzir um relatório que demonstre o valor da aplicação dos princípios cooperativos aos serviços públicos locais e que permita ao conselho desenvolver formas de trabalhar em conjunto com as comunidades que ele atende.
“As cooperativas são práticas e orientadas para os negócios, são prestadoras de serviços que trabalham bem para tornar os serviços mais focados nas pessoas e colocar os consumidores no controle. Cada vez mais os residentes querem serviços públicos com boa relação custo-benefício, administrados e produzidos em seu nome.
“Nossa comissão terá como objetivo destacar as boas práticas e melhorar a qualidade dos serviços por meio da inovação e da participação pública.”
Espera-se que o trabalho cooperativo “devolva a propriedade e o controle a todos os nossos residentes”, acrescenta o conselho, “convidando-os a sugerir novas iniciativas que possam capacitá-los e criar projetos sustentáveis e ecologicamente corretos que perdurem”.
E para o setor de assistência social, a autoridade diz que está procurando combater as desigualdades na saúde e melhorar os resultados para os beneficiários, as famílias e os profissionais de assistência.
A comissão inclui:
- Quatro conselheiros atuais do Royal Borough of Greenwich
- Dois membros atuais da Câmara dos Lordes
- Ed Mayo, CEO da organização beneficente Pilotlight, ex-secretário geral da Co-operatives UK
- Afsheen Khabir Rashid MBE, CEO e cofundador da Repowering London e da Community Energy England
- Giovanna Speciale, fundadora e CEO da South East London Community Energy (SELCE)
- Emma Back, fundadora da Equal Care Co-op
- Nick Plumb, diretor associado de políticas e percepções da Power to Change
- Claire Pritchard, diretora da Greenwich Co-operative Development Agency
- Richard Mason, diretor sênior de projetos, London Ownership Hub
Fonte: Coop News
Discussão sobre post