No dinâmico cenário do setor financeiro, a transformação digital impõe um desafio constante às cooperativas: como adotar tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial, sem perder o toque humano e a proximidade que definem o cooperativismo? A resposta não está apenas na contratação de um software, mas na troca de conhecimento e no aprendizado conjunto.
Foi com essa visão que a Ubots, plataforma conversacional especialista no setor financeiro, criou há um ano a sua iniciativa educacional “Mesa de Negócios”. Mais do que um webinar, o projeto se consolidou como um ponto de encontro mensal para líderes do cooperativismo, um espaço dedicado à intercooperação e ao compartilhamento de estratégias práticas e validadas.
Um diálogo estratégico, não uma palestra
A premissa é simples, mas poderosa: em vez de uma palestra unilateral, a Mesa de Negócios é um encontro online e interativo, com duração de uma hora, onde uma cooperativa ou um especialista de mercado compartilha abertamente os bastidores de um projeto de sucesso. O formato de diálogo permite que os participantes façam perguntas, troquem ideias e saiam com insights aplicáveis à sua própria realidade.
Um Ano de Insights Valiosos: Da Automação à Geração de Negócios
Ao longo do último ano, as Mesas de Negócios abordaram os desafios mais críticos para as cooperativas, sempre com um olhar prático e focado em resultados. Alguns dos principais temas e aprendizados compartilhados foram:
Automação do Atendimento com Propósito: A Unicred, representada por Clarissa Tabalipa, Coordenadora de Chatbots, demonstrou como implementou os chatbots Edu (atendimento ao cooperado) e Duda (atendimento interno), melhorando a eficiência sem abrir mão da qualidade no relacionamento.
Na ocasião, Clarissa falou como foi a implementação do Edu, em 2019 quando a cooperativa escolheu os três assuntos que mais geravam acionamentos e incluíram no fluxo do chatbot. De lá para cá, os fluxos de automação evoluíram muito e permitiram que o Edu realizasse diversas tarefas de forma automatizada, como entrega de boletos e faturas, informações sobre investimentos, limite de cartão entre outras funcionalidades.
Clarissa destacou em sua fala, que o chatbot sempre teve a opção de falar com um humano, deixando o cooperado livre para escolher como preferia conversar com a cooperativa, um dos segredos para o sucesso da estratégia.
Segurança e Centralização nos Pontos Físicos: Em um debate crucial sobre governança, Flávia Michels, da Ailos CredCrea, compartilhou os aprendizados da centralização do atendimento dos Pontos de Atendimento (PAs), uma estratégia que aumentou a segurança e a proteção dos dados dos cooperados.
Além disso, a cooperativa tinha um desafio de melhorar a experiência dos cooperados e para isso precisava padronizar o atendimento. Para garantir o sucesso do projeto, que retirou todos os telefones corporativos dos atendentes e centralizou a comunicação em uma única plataforma, Flávia compartilhou um insight importante: Escolherem o maior PA da cooperativa e testaram a plataforma por 3 meses, para só então implantar nos outros PAs.
WhatsApp como Ferramenta de Negócios: Ronaldo Welter, da Credi&Gente, apresentou os bastidores de como a cooperativa transformou o WhatsApp em um poderoso canal para geração de negócios, transformando conversas em resultados de impacto.
Um dos números mais expressivos apresentados por Ronaldo foi o aumento de 849% no número de participantes na Assembléia Geral da Cooperativa após a adoção do WhatsApp com o principal canal de comunicação.
Outro insight muito valioso compartilhado foi a rotina de envios de ativos 20 dias antes do vencimento de apólices de seguros dos cooperados, o que garantiu um índice de renovação acima de 90%.
Inovação e Tendências: As Mesas também funcionam como uma bússola para o futuro, com edições dedicadas aos novos lançamentos do WhatsApp para o setor financeiro e às aplicações práticas de Inteligência Artificial Generativa, como no caso apresentado pela Panvel.Na ocasião, Fernando Weigel, Coordenador de Dados de IA do Grupo Panvel falou sobre a implementação da agente de IA Generativa Sofia, que atende os clientes da Rede de Farmácias através do WhatsApp. O projeto já garantiu a economia de +25 mil horas por mês no atendimento.
Mais que um Evento, um Ecossistema de Aprendizado
Os resultados vão além do conteúdo. As Mesas de Negócios fortalecem os laços entre os participantes, criando um verdadeiro ecossistema de aprendizado.
E a próxima edição já tem data marcada!
No dia 23 de setembro, a Viacredi Alto Vale compartilhará as estratégias que garantiram o sucesso de sua Central de Relacionamento. Este mês, o encontro será ainda mais especial, celebrando o aniversário da Ubots e o Dia do Cliente com surpresas e presentes para os participantes.
As vagas são limitadas. Garanta sua participação e junte-se a nós para construir o futuro do relacionamento digital cooperativo.
➡️ Inscreva-se aqui: https://luma.com/u2g54ejl