• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Sua empresa está pronta para 2024? Mudar o mindset pode ser a virada de chave

Além da oportunidade para focar no que deu certo, olhar minucioso pode reavaliar padrões preestabelecidos e evitar eventuais falhas

MundoCoop POR MundoCoop
8 de fevereiro de 2024
GESTÃO & NEGÓCIOS
7 1

Sua empresa está pronta para 2024? Mudar o mindset pode ser a virada de chave

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Quando uma empresa começa a crescer, seu fluxo operacional fica naturalmente mais complexo. Surge a necessidade que tudo deve estar alinhado de modo que as atividades sejam cumpridas independentemente de quem está na operação naquele momento. Este é um mindset de crescimento, a “arte da delegação”.

Fábio Câmara, fundador e CEO da multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, ressalta, em seu novo livro Mentor Empreendedor, ensina sobre as quatro fases da autonomia de uma empresa e qual o mindset correto em cada uma das fases.

“As autonomias significam aquilo que você consegue fazer com a infraestrutura e a capacidade de endividamento que se tem no momento, por isso, a falta de uma correta compreensão sobre o que se pode fazer tipicamente provoca enormes dificuldades”, destaca Fábio.

O executivo conta que, a partir de algumas vivências ao longo desses anos de empresa, conseguiu definir alguns critérios importantes que o auxiliaram na sua jornada. São eles:

Só assuma projetos que conseguirá entregar

Esse conceito vale, especialmente, para quem está começando. “Estabeleci que nenhuma proposta comercial da empresa deveria levar mais de duas horas para estar pronta. Esse tempo seria mais do que suficiente para revisar o escopo, o cronograma e os valores. Caso ultrapassasse esse período, saberíamos que aquilo não era para nós”, conta.

Não pule etapas de crescimento

Antes de dar grandes saltos em seu planejamento, avalie também sua disponibilidade de capital intelectual e utilize apenas o que já tem “dentro de casa”. Comece essa jornada com projetos possíveis e viáveis, do tipo que você ofertaria para amigos próximos. Poupar energia nessa caminhada é o que vai ajudar a sua empresa a sair da fase da autonomia da sustentação para a de ação e, somente a partir daí, passar a se envolver em projetos mais elaborados e que dependam de mais preparo e estruturação.

Seja econômico

Esse é um critério fundamental para qualquer ação. Não adianta desperdiçar tanto tempo tentando elaborar um plano muito detalhado, cheio de especificidades. Quanto mais simples e claro, melhor ele será assimilado e vivido pelo time. “Minha própria experiência me mostrou que a objetividade contribui para o engajamento da equipe, pois tornam mais plausíveis e palpáveis as ações a serem realizadas”, reforça Câmara.

Não invista em publicidade antes de fechar os primeiros contratos

Ao contrário do que muitas pessoas defendem, Fábio afirma que não vê sentido em gastar dinheiro para divulgar serviços de uma empresa que ainda não tem o pilar mais importante da sua existência (a consciência do seu próprio core business), seus próprios clientes e resultados. Essa é uma etapa em que tudo o que existe está no campo da imaginação; só há senso de realidade baseado em experiências concretas.

“Na minha visão, o caminho natural de crescimento de uma organização deveria começar em pequenos círculos de amizade. É dentro dessa relação que podemos ofertar serviços e testar retornos honestos e transparentes, pois se um amigo diz que minha companhia está errando em algo, eu consigo administrar o problema e buscar soluções sem me expor para todo o mercado”, finaliza o CEO.


Fonte: FCamara

Tags: chaveempresa
ANTERIOR

Parceria entre cooperativa e Apae possibilita projeto gratuito de inclusão digital

PRÓXIMA

Laboratórios de Inovação crescem como incubadoras de cases dentro das cooperativas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Hospital de cooperativa recebe certificado de alta conformidade em segurança do paciente
GESTÃO & NEGÓCIOS

Hospital de cooperativa recebe certificado de alta conformidade em segurança do paciente

6 de junho de 2025
neivor
GESTÃO & NEGÓCIOS

Neivor Canton recebe título de Personalidade de Vendas ADVB/SC 2025

6 de junho de 2025
Cocamar 1
GESTÃO & NEGÓCIOS

Delloite elege cooperativa agroindustrial como melhor gestão do Brasil

4 de junho de 2025
Conselho de sistema cooperativo de saúde destaca avanço em serviços às federadas
GESTÃO & NEGÓCIOS

Conselho de sistema cooperativo de saúde destaca avanço em serviços às federadas

4 de junho de 2025
juliana
GESTÃO & NEGÓCIOS

Juliana Sandano assume liderança de Marketing, CRM & Data Intelligence da Unicred

4 de junho de 2025
Cooperativa de saúde apresenta planejamento estratégico de 2025/2027 para cooperados
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde apresenta planejamento estratégico de 2025/2027 para cooperados

3 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulheres do cerrado se unem em cooperativa com foco na sustentabilidade
SUPERCAMPO

Mulheres do cerrado se unem em cooperativa com foco na sustentabilidade

8 de junho de 2025
Cooperativas se consolidam como pilares para o reequilíbrio econômico e social
INTERNACIONAL

Cooperativas se consolidam como pilares para o reequilíbrio econômico e social

8 de junho de 2025
Parceria resulta em ação de intercooperação para colaboradores e jovens aprendizes
SOCIAL

Parceria resulta em ação de intercooperação para colaboradores e jovens aprendizes

8 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.