Pela segunda vez em seus mais de 40 anos de história, a Sicredi Conexão foi destaque mundial, quando participou da 6ª Cúpula Unidos pela Sustentabilidade, em Washington, capital dos Estados Unidos. No dia 30 de novembro, a Cooperativa apresentou a sua atuação no evento para lideranças e entidades do cooperativismo financeiro de diversos países, em razão do destaque conquistado recentemente, com o Reconhecimento Inovação com Propósito (Recip). A Cooperativa esteve representada pela presidente, Angelita Marisa Cadoná, e pela gerente de Comunicação e Marketing, Micheli Thiesen.
As três cooperativas de crédito brasileiras reconhecidas na dimensão global por se destacarem nas melhores práticas em inovação com propósito foram convidadas a participar, junto à Federação Nacional das Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) e ao Comitê Técnico do Reconhecimento Inovação com Propósito (Recip), da programação que teve como mote “Construindo resiliência através de ações sustentáveis”. Além da Sicredi Conexão, também estiveram representantes da Viacredi – Cooperativa Ailos, e de forma digital, a Sicoob Coopemata.
O presidente do Conselho Gestor da Fenasbac, Paulo Aragão, que acompanhou a delegação, reforçou o compromisso da Federação em ultrapassar fronteiras e mostrar ao mundo a força do cooperativismo de crédito brasileiro. “O cooperativismo brasileiro já mostrou ao país o que faz e qual a importância do que faz, e agora está mostrando para o mundo o que está protagonizando e transformando, e isso é um case de sucesso”, enaltece Aragão.
Durante o painel protagonizado pelo Brasil, a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná, em seu discurso, destacou que por meio do cooperativismo, é possível tornar o mundo melhor. “Movimentos como este, reforçam a importância do cooperativismo como ferramenta transformadora, confirmando que estamos trilhando o caminho para um futuro mais próspero e sustentável. O relacionamento efetivo com o quadro social, programas que incentivam a educação continuada e projetos que promovem o desenvolvimento local, são os grandes eixos da nossa atuação, alicerçados nos princípios do Cooperativismo, pilares do ESG e nas ODS”, assegura Angelita.
Presença nas instituições americanas do segmento
Um dos momentos em que a delegação brasileira pôde trocar informações e experiências aconteceu no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Conhecendo toda a forma de atuação da entidade, como acontecem o incentivo a projetos, possibilidade de parcerias e conexões futuras. Além disso, a comitiva brasileira também esteve presente na Administração Nacional das Cooperativas de Crédito e na Associação Nacional das Cooperativas de Crédito (CUNA), oportunidade de conhecer as práticas das cooperativas de crédito do país, seu planejamento e desafios.
“Com certeza foi um momento único para nossa cooperativa. Voltamos com uma experiência grandiosa de pautas extremamente importantes para contribuirmos com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos. Estamos convictos de que seguimos no caminho certo, mas o engajamento coletivo é primordial para a concretização das transformações que queremos ver em nossas comunidades”, reforça a presidente da Sicredi Conexão.
Discussão sobre post