Nesta quarta-feira (19/2) ocorreu a aula inaugural do Programa Futuras Lideranças, na sede do Sistema OCB/ES, em Vitória. Participaram do momento 50 colaboradores e gestores de cooperativas capixabas.
O programa foi lançado em outubro de 2024 no Espírito Santo, em parceria com o Sistema OCB, que idealizou a solução. Seu propósito é capacitar e desenvolver atuais e novas lideranças do cooperativismo capixaba, dando robustez ao processo de sucessão cooperativista no estado.
Durante a abertura da aula inaugural, o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, ressaltou a necessidade de trabalhar a sucessão cooperativista, com o intuito de diversificar o quadro de lideranças nas cooperativas capixabas.
“Temos muitas gerentes e diretoras operacionais, mas poucas diretoras executivas. Também há poucos jovens nesses cargos. Portanto, a sucessão é um assunto que precisa ser debatido nas nossas cooperativas, e cabe ao Sistema OCB/ES capacitar e preparar jovens e mulheres para que, no futuro, esses públicos estejam em cargos ainda mais estratégicos”, disse.
Outra fala de destaque foi a do gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Valdemar Fonseca, que agradeceu à unidade nacional do Sistema OCB por ter escolhido o Espírito Santo para estrear a iniciativa. “Estamos muito felizes em sermos a unidade estadual piloto do programa. Nos identificamos muito com a metodologia dele, porque temos a questão da liderança inspiradora e ativa em nosso DNA”, revelou.
Quem também falou na abertura foi a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB nacional, Débora Ingrisano, que veio de Brasília para participar da aula inaugural. Ela agradeceu a presença dos alunos e compartilhou suas expectativas em relação ao programa.
“Obrigada por terem topado o desafio de participar dessa iniciativa. Temos o desejo de ver todos que se interessaram por essa oportunidade de liderança ocupando cargos nas presidências, conselhos e diretorias das cooperativas no futuro. Da mesma forma, esperamos que um dia vocês incentivem seus liderados a liderarem”, destacou.
ESGCoop
Após a abertura da aula inaugural, Débora Ingrisano apresentou a solução ESGCoop, desenvolvida pelo Sistema OCB nacional e replicada nas suas organizações estaduais. Abarcando um conjunto de ações e frentes de trabalho, essa estratégia está fundamentada na metodologia de avaliação de performance e análise de indicadores de sustentabilidade. Uma das finalidades da solução é justamente capacitar dirigentes e técnicos.
Em uma analogia às camadas que formam uma cebola, Ingrisano frisou a importância de se acumular experiências variadas, com diversas camadas, para exercer uma liderança inspiradora e alinhada às pautas da diversidade e da equidade.
“Talvez o que nasça para vocês durante essa jornada seja uma camada técnica, social e aspiracional em relação à liderança. De repente, no futuro poderemos ver o cooperativismo representando a diversidade da sociedade brasileira, com homens e mulheres de todas as gerações e ideologias.
Ingrisano ainda frisou a necessidade de encontrar um equilíbrio entre aspectos econômicos, sociais e ambientais que atenda às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras suprirem suas necessidades. “ESG é sustentabilidade com comprovação de desempenho. Precisamos garantir que os negócios sejam economicamente viáveis e, ao mesmo tempo, sustentáveis”, pontuou.
Em complemento, a gerente lembrou que o ESG é um dos eixos das diretrizes estratégicas aprovadas por lideranças de cooperativas de todo o país durante o 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC).
No âmbito da gestão, os direcionamentos que irão guiar o futuro do modelo de negócio são o aprimoramento das qualificações das lideranças e cooperados em gestão e a promoção de programas de incentivo para uma maior participação de jovens e mulheres nessa área. O Programa Futuras Lideranças está conectado a ambos os objetivos.
Apresentação do programa
Após a abertura, Marcos Passos, coordenador de Desenvolvimento Humano e Social do Sistema OCB/ES, com o apoio da analista de Desenvolvimento e Gestão do Sistema OCB, Divani Ferreira, apresentou o funcionamento da iniciativa.
Os 40 alunos e 14 lideranças que estão participando da turma piloto estão representando 23 coops capixabas de 43 municípios, abrangendo os estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os aspirantes a líderes foram selecionados entre os 163 candidatos que se inscreveram no processo seletivo entre os meses de outubro e novembro do último ano.
As cooperativas que tiveram candidatos aprovados são: Cooabriel, Coopcam, Nater Coop, Sicoob Central ES, Sicoob Conexão, Sicoob Coopermais, Sicoob Sul, Sicoob Sul-Serrano, Sicredi Interestados, Sicredi Serrana, Sicredi União, Unimed Federação, Unimed Noroeste, Unimed Norte, Unimed Sul Capixaba e Unimed Vitória.
O programa recém-lançado conta com duas jornadas. Uma é a Futuras Lideranças, voltada para colaboradores ou cooperados que desejam exercer cargos de liderança. A outra é a Líderes Inclusivos, que vai capacitar os atuais líderes das coops em pautas de inclusão, equidade e diversidade, sucessão e organização do quadro social.
A turma irá estudar temas variados ao longo de cinco módulos, de fevereiro a dezembro deste ano. Ambas as jornadas ainda contarão com mentorias dentro de cada módulo, que funcionarão como uma ponte entre a teoria e a prática rumo à liderança eficaz.
As futuras lideranças terão mentorias com os 14 participantes da jornada Líderes Inclusivos, indicados pelas próprias coops que tiveram selecionados. As lideranças, por sua vez, terão mentorias com instrutores da HSM para que possam saber como conduzir as mentorias com os alunos.
Os participantes ainda precisarão completar uma trilha de aprendizagem na plataforma CapacitaCoop para serem aprovados e receberem o certificado de conclusão da jornada.
Palestra: liderança do futuro
A programação teve continuidade com a palestra “Liderança do futuro: construindo caminhos, inspirando pessoas”, conduzida pelo professor e consultor da HSM Ivnes Garrido. O convidado explicou que a habilidade de liderar pode ser adquirida por qualquer pessoa disposta a exercer essa responsabilidade.
“Todos podem desenvolver competências de liderança. Algumas pessoas já têm esse perfil, mas qualquer um que esteja disposto pode adquirir as habilidades necessárias”, afirmou.
Garrido também lembrou que não é necessário exercer um papel de liderança para começar a exercitá-la. “Vocês não precisam assumir um cargo de liderança para já colocarem em prática tudo o que irão aprender ao longo dessa jornada. Ela pode ser desenvolvida e aplicada em nosso dia a dia, no relacionamento com seus pares, fornecedores e parceiros. A liderança é uma competência que se desenvolve”, salientou.
O palestrante ainda listou os principais desafios aos quais as lideranças cooperativistas devem se atentar. São eles: o fomento à diversidade e à inclusão no cooperativismo; a sucessão e a formação de novas lideranças; a capacidade de liderar múltiplas gerações; e a transição de uma mentalidade de comando e controle para uma liderança inspiradora e colaborativa.
“Os líderes do futuro precisam saber se adaptar e tomar decisões ágeis e assertivas, e essa jornada vai ampliar o olhar dos alunos para uma visão de liderança inovadora que enriquecerá o ecossistema do cooperativismo”, refletiu.
Workshop da comunidade Alumni
No período da tarde, a aula inaugural também contou com um workshop de co-construção sobre a comunidade Alumni, conduzido pela Fractal Consultoria. O momento foi destinado à construção desse ambiente virtual, onde os alunos poderão trocar aprendizados, conteúdos exclusivos e se comunicar com todos os alunos egressos que passaram pela formação do Programa Futuras Lideranças.
A analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB nacional, Divani de Souza, reforçou a importância da ação e como ela se integra à estratégia do programa. “A grande ideia é que essa seja uma comunidade de aprendizado, onde todos os membros possam se apoiar e crescer juntos. Queremos que seja um espaço de trocas e conexões. Com o apoio da Fractal Consultoria, iremos dar importantes passos para a co-construção dessa grande rede de colaboração”, explicou.
Fonte: OCB/ES