• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Pesquisas apontam que franquias já superam resultados pré-pandemia

MundoCoop POR MundoCoop
24 de abril de 2023
GESTÃO & NEGÓCIOS
Pesquisas apontam que franquias já superam resultados pré-pandemia

Pesquisas apontam que franquias já superam resultados pré-pandemia

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Um levantamento realizado no final do ano passado pela Praxis Business durante a 6ª edição da pesquisa Franchising Frame com 131 fraqueadoras do país, somando 28,5 franquias de setores diferentes, como: alimentação (25,2% da amostra); saúde, beleza e bem-estar (18,3%); moda (13,7%); serviços e outros negócios (9,9%); casa e construção (9,2%); outros (7,6%); serviços educacionais (4,6%); limpeza e conservação (3,8%); serviços automotivos (3,1%); entretenimento e lazer (2,3%); hotelaria e turismo (1,5%); e comunicação, informática e eletrônicos (0,8%), apontou que 60,3% teve um faturamento superior ao dos anos anteriores à pandemia. 

Entre as marcas entrevistadas, 47, 3% fecharam 2022 com um crescimento de mais de 15% em comparação a 2021.   

Um dos motivos desse crescimento pode ser a adaptação aos novos tempos. Pelo menos foi isso o que também mostrou a pesquisa, com as 71% das franqueadoras que adotaram mudanças em seus negócios, delas 54% absorveram os canais digitais ou as práticas de omnicanalidade; 47% fizeram a digitalização de processos, produtos ou serviços; 39% adotaram modelos de negócios mais enxutos (com menos investimento); 29% adotaram novos produtos; e 24% adotaram novos serviços.  

Para se ter uma ideia dessa adaptação, 53,7% dos franqueados percebem no e commerce uma oportunidade para gerar mais receita ou fluxo na loja.  

Boa parte do setor adotou à omnicanalidade, que integra os canais de venda, apesar de ainda haver 29,8%, afirmar que não trabalham com os digitais. Deles 43% já operam de forma integrada com o “compre online e retire na loja”, enquanto 36% atuam por meio da “entrega a partir da loja e 14% por meio de prateleira infinita. Apenas 8,7% das redes que trabalham com canais físicos e digitais operam com as três modalidades de integração investigadas pela pesquisa.  

Desafios 

No entanto, nem tudo são boas notícias no setor. Um dos maiores desafios dele é com a gestão de pessoas, em seguida vem o perfil do franqueado inadequado para o negócio, dificuldade para a venda de novas franquias, marketing na rede e baixo engajamento dos franqueados e suas equipes. Entre os dez principais desafios, surge um item inédito, que ainda não havia aparecido nas pesquisas anteriores: gestão das redes sociais próprias ou dos franqueados. 

A pesquisa aponta que o maior motivo de fechamento de franquias está associado ao comportamento do franqueado. Pouco mais de 45% das redes investem no máximo R$ 50 mil por ano em treinamentos, enquanto, apenas 16,7% aplicam mais de R$ 300 mil.  

De acordo com Marilia Saveri, sócia da Praxis Business, explica que as franqueadoras procuram franqueados com mais soft skills, como atitude e relacionamento, mas ainda é baixo o investimento em treinamento com foco em questões comportamentais. “O princípio do sistema de franquia é a transferência de conhecimento, como afirmar que isso está sendo feito se investimos tão pouco em capacitação?”, afirma. 


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

Tags: apontamconteÚdosespeciaisfranquiasgestÃojánegÓciospesquisaspré-pandemiaqueresultadossuperamw
ANTERIOR

Cooperativa participa de parceria para 1ª fábrica de biochar da América Latina

PRÓXIMA

Cooperativas conquistam novos mercados com reposicionamento de marca

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativas integram ranking das 200 maiores e melhores empresas no Espírito Santo
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas integram ranking das 200 maiores e melhores empresas no Espírito Santo

15 de novembro de 2025
“Career Shrekking”: Por Que Profissionais se Sabotam em Busca de Segurança
GESTÃO & NEGÓCIOS

“Career Shrekking”: Por Que Profissionais se Sabotam em Busca de Segurança

14 de novembro de 2025
Centro de Formação Padre Theodor Amstad em João Pessoa celebra primeiro ano com mais de 90 eventos e 3 mil participantes
CONTEÚDO DE MARCA

Centro de Formação Padre Theodor Amstad em João Pessoa celebra primeiro ano com mais de 90 eventos e 3 mil participantes

12 de novembro de 2025
Instituição financeira cooperativa recebe visita de representantes da Sancor Seguros (AR)
GESTÃO & NEGÓCIOS

Instituição financeira cooperativa recebe visita de representantes da Sancor Seguros (AR)

11 de novembro de 2025
Sistema CrediSIS participou ativamente da quinta edição do evento, com estande interativo e presença em painéis sobre inovação e juventude cooperativista. (Foto: Assessoria/CrediSIS)
CONTEÚDO DE MARCA

Presença no 5º Fórum Integrativo Confebras destaca expansão e protagonismo do CrediSIS

11 de novembro de 2025
Sistema cooperativo de saúde é reconhecido por reputação e relacionamento com o mercado
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sistema cooperativo de saúde é reconhecido por reputação e relacionamento com o mercado

12 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MundoCoop recebe homenagem por 25 anos de contribuições ao cooperativismo brasileiro
DESTAQUES

MundoCoop recebe homenagem por 25 anos de contribuições ao cooperativismo brasileiro

17 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025
Cláudio Halley é Superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob
ENTREVISTA

“O valor de uma marca se consolida quando há coerência entre propósito e entrega” – Cláudio Halley é Superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob

17 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.