• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Estudo analisa a eficácia dos diferentes formatos de publicidade externa

Estudo da Forebrain com OOH Brasil mede atenção, lembrança de marca, consideração de compra e credibilidade

Mundo Coop POR Mundo Coop
15 de outubro de 2025
GESTÃO & NEGÓCIOS
Estudo analisa a eficácia dos diferentes formatos de publicidade externa

Estudo analisa a eficácia dos diferentes formatos de publicidade externa

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Publicidade em grandes formatos são cinco vezes mais eficazes em gerar atratividade visual e influenciar decisões de consumo em comparação a formatos convencionais de mídia out-of-home (OOH).

Essa é uma das conclusões, pelo menos, do estudo da Forebrain, em parceria com a OOH Brasil.

De fato, o levantamento indica que o painel de grande formato recebe mais atenção dos usuários, assim como gera maior lembrança de marca, consideração de compra e credibilidade.

Metodologia do estudo de OOH

O levantamento aconteceu em quatro capitais brasileiras (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza) que permitem a exploração publicitária de painéis de grandes formatos.

Para isso, a Forebrain usou a tecnologia Attentive AI, que acompanha a direção e nível de atenção do olho humano, e aplicou questionário complementar com 413 participantes.

O estudo considera como grandes formatos os painéis maiores, empenas e peças em bancas, todos digitais.

Já os formatos tradicionais são as placas de rua, abrigos de ônibus, relógios de rua, estações de bicicletas e estações de musculação.

Resultados

A publicidade em grandes formatos, como em painéis, empenas e bancas digitais, alcança 10,3% de atenção e impacto do público.

Portanto, a atratividade visual dependerá do tamanho do formato, ângulo de visão, posicionamento e contexto.

Assim, a média é maior nas capitais Belo Horizonte (13,7%) e Recife (18,7%).

Dessa forma, o OOH tradicional, como placas de rua, abrigos de ônibus, relógios de rua, estações de bicicletas e estações de musculação, mantém 1,8%.

Dados locais da pesquisa revelam que as empenas digitais atraíram 12,8% da atenção do público no Rio de Janeiro, mesmo sendo uma cidade com vários estímulos.

Contudo, em relação a painéis de bancas, Belo Horizonte é a cidade cujo índice de atenção é maior.

Lembrança de marca

A lembrança da marca também é maior no painel de grande formato.

Assim, nas entrevistas, 37,5% afirmaram ter notado a publicidade nesse formato.

Por outro lado, relógios digitais e empena digital ocupam o segundo e terceiro lugares na categoria.

Em resumo, o levantamento revela que os motoristas assimilam melhor as mensagens exibidas nesses formatos do que os pedestres.

Consideração de compra com base no out-of-home

A pesquisa tentou medir a efetividade de cada formato quando o assunto é compra.

Os painéis digitais, pois, são o formato que mais provocam o consumidor a considerar comprar o produto anunciado.

Cerca de 38,6% dos consumidores afirmaram que a publicidade exibida estimula a compra.

Contudo, esse valor é maior em Belo Horizonte (49%).

Já empenas digitais e abrigos de ônibus aparecem como segundos colocados.

Credibilidade do out-of-home

Em suma, empresas digitais e os painéis digitais de grande formato são os que mais transmitem credibilidade aos consumidores em todas as praças, seguido por empresa digital e abrigo de ônibus.

Portanto, painéis digitais e empenas são os que mais agregam credibilidade dos pedestres, enquanto motoristas dividem a percepção entre painéis, empenas, relógios e abrigos.


Fonte: Meio&Mensagem com adaptações da MundoCoop

ANTERIOR

Campanha do DICC 2025 reforça a força do cooperativismo financeiro no Brasil e no mundo

PRÓXIMA

Setor de seguros registra alta de 7% em oito meses e se beneficia de cooperativas 

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

85% das empresas ainda não implementaram IA em toda a organização, aponta pesquisa
GESTÃO & NEGÓCIOS

85% das empresas ainda não implementaram IA em toda a organização, aponta pesquisa

15 de outubro de 2025
Cooperativas gaúchas se destacam entre as 500 Maiores do Sul 2025
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas gaúchas se destacam entre as 500 Maiores do Sul 2025

14 de outubro de 2025
Tecnologia e Cooperação: o futuro dos seguros com alma cooperativa
CONTEÚDO DE MARCA

Tecnologia e Cooperação: o futuro dos seguros com alma cooperativa

14 de outubro de 2025
Cooperativa Vinícola Aurora figura entre as 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativa Vinícola Aurora figura entre as 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul

14 de outubro de 2025
credi&gente compartilha caso de sucesso sobre geração de negócios no WhatsApp
CONTEÚDO DE MARCA

credi&gente compartilha caso de sucesso sobre geração de negócios no WhatsApp

14 de outubro de 2025
“Microshifting”: a nova fronteira da flexibilidade no trabalho — e seus riscos ocultos
GESTÃO & NEGÓCIOS

“Microshifting”: a nova fronteira da flexibilidade no trabalho — e seus riscos ocultos

10 de outubro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

85% das empresas ainda não implementaram IA em toda a organização, aponta pesquisa
GESTÃO & NEGÓCIOS

85% das empresas ainda não implementaram IA em toda a organização, aponta pesquisa

15 de outubro de 2025
Bioinsumo
AGRONEGÓCIO

Bioinsumos ganham força como pilar da sustentabilidade no agro brasileiro

15 de outubro de 2025
Cooperativismo de crédito é um dos segmentos que mais cresce em Alagoas e em todo Brasil
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativismo de crédito é um dos segmentos que mais cresce em Alagoas e em todo Brasil

15 de outubro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.