A digitalização é um pilar estratégico para fortalecer o vínculo com o cooperado e ampliar a atuação das cooperativas no mercado. Entre os canais digitais, o WhatsApp se destaca pelo seu poder de conexão e conversão. Mais do que um aplicativo, ele é um canal de relacionamento, vendas e fidelização.
Em nosso último Workshop, a credi&gente apresentou uma estratégia que está transformando conversas em conexões profundas e personalizadas. E ainda garantindo resultados reais para a cooperativa.
Como a credi&gente transformou o WhatsApp em uma máquina de conversão
A credi&gente, uma cooperativa com mais de 55 mil cooperados e 35 anos de história, utiliza o WhatsApp como canal preferencial para se comunicar. Em vez de ver o aplicativo apenas como uma ferramenta de autoatendimento, a cooperativa se adaptou e tornou o WhatsApp em uma poderosa máquina de engajamento e conversão.
A campanha de Crédito Pré-aprovado, por exemplo, alcançou 7% da base de cooperados em 25 dias e resultou na produção de aproximadamente R$2 Milhões em crédito liberado, com 449 contratos ativos.
Além do crédito, o WhatsApp é fundamental para a rotina da credi&gente: ele é usado para manter os índices de renovação de seguros acima de 90% das apólices ativas, com comunicação semanal. O canal também é vital para a ativação do aplicativo da cooperativa, onde 80% dos cooperados ativos realizaram o primeiro acesso após campanhas via WhatsApp.
Essa abordagem mostra que uma estratégia sustentável e com o foco no cooperado, apoiados pela tecnologia, são a chave para escalar com qualidade.
Colocando a mão na massa
Após conhecerem a estratégia de sucesso da credi&gente, as instituições financeiras participantes do workshop iniciaram o mapeamento de suas próprias operações. O objetivo era claro: replicar os resultados e construir novas abordagens alinhadas às suas realidades específicas.
Com o suporte especializado da equipe Ubots, cada participante analisou seus processos atuais, identificando os gargalos e as oportunidades de melhoria em suas jornadas. A metodologia não focou apenas na teoria, mas sim em desenvolver planos de ação práticos e validados. Foram consideradas variáveis como o perfil de seus cooperados, os canais digitais disponíveis e o nível de maturidade tecnológica de cada unidade.
A meta era criar soluções simples, escaláveis e de rápida implementação, sempre respeitando o contexto de cada cooperativa, mas com ênfase máxima em eficiência e na experiência do cooperado
Participe do próximo evento
No dia 24 de outubro, vamos realizar um Workshop sobre o tema “Central de Relacionamento (CR) no WhatsApp”.
A estratégia de criação de uma CR é fundamental para a cooperativa estar ainda mais próxima dos cooperados. Ela transforma o WhatsApp em uma operação estratégica, garantindo que cada conversa tenha rastreabilidade, segurança e eficiência.
Para aprofundar esse assunto, convidamos a Viacredi Alto Vale para compartilhar, na prática, como eles construíram uma operação de referência no setor.
Este será um dia de trabalho para você sair com o plano estruturado da sua Central de Relacionamento, com processos definidos, metas claras, times alinhados e foco total em experiência e eficiência.
Garanta sua vaga no Workshop e comece a desenhar seu plano!
🔗Inscreva-se: https://luma.com/thpy2gsz?utm_source=MundoCoop