O desempenho obtido pelas cooperativas vem ganhando cada vez mais destaque no estado. Uma prova disso pode ser encontrada nas páginas da 29ª edição do Anuário 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo. A publicação, lançada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) na última sexta-feira (31/10), mostrou a força desse modelo de negócio no mercado capixaba.
A edição deste ano aponta que, seguindo a tradição, as cooperativas figuraram em diferentes rankings elaborados pela instituição. No principal deles, que relaciona as 200 maiores empresas no Espírito Santo classificadas pela receita operacional líquida (ROL), 16 cooperativas, além da Sicoob Administradora e Corretora de Seguros, estão presentes.
O levantamento utilizou dados repassados pelas próprias companhias, referentes ao exercício de 2024. A ROL é definida como o somatório das receitas provenientes da venda de produtos ou da prestação de serviços, após a dedução dos impostos sobre vendas e das devoluções. Por estar diretamente relacionada à atividade principal das organizações, é considerada o indicador mais apropriado para fins comparativos e para a avaliação do desempenho operacional.
Confira:
- 15º lugar: Cooabriel
- 16º lugar: Nater Coop
- 18º lugar: Unimed Vitória
- 22º lugar: Sicoob Conexão
- 28º lugar: Sicoob Central ES
- 30º lugar: Sicoob Sul-Serrano
- 37º lugar: Sicoob Sul
- 43º lugar: Sicoob Coopermais
- 50º lugar: Sicoob Credirochas
- 53º lugar: Unimed Sul Capixaba
- 68º lugar: Sicoob Sul-Litorâneo
- 70º lugar: Selita
- 91º lugar: Unimed Noroeste Capixaba
- 99º lugar: Unimed Norte Capixaba
- 122º lugar: Sicoob Administradora e Corretora de Seguros
- 125º lugar: Serrana
- 160º lugar: Unimed Piraqueaçu
Apesar de manterem a mesma quantidade de colocações de 2024, diversas cooperativas registraram avanços na posição ocupada. Para Dr. Pedro Scarpi Melhorim, presidente do Sistema OCB/ES, esses resultados refletem o trabalho desenvolvido pelo cooperativismo no estado e a seriedade do modelo de negócio.
“Os números mostram que as cooperativas estão se desenvolvendo e evoluindo, se profissionalizando, inovando e gerando impactos concretos. A participação delas em rankings como esse é mais uma prova de como a nossa união pode nos tornar gigantes, a ponto de estarmos entre as 200 maiores e melhores empresas do estado”, aponta.
Visão similar compartilha o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira. Ele explica que acompanha a presença das cooperativas nesse e em outros diversos rankings, o que é motivo de orgulho. Segundo a liderança, os dados ajudam a traduzir as transformações reais que o cooperativismo promove.
“O nosso modelo de negócio é um pilar pujante da economia capixaba. Recentemente, lançamos o Anuário do Cooperativismo Capixaba 2025, com indicadores que mostram como temos evoluído. São fontes distintas de informação, mas que convergem em um fato: as cooperativas fazem a diferença onde estão e aonde vão”, completa.
Indicadores econômicos e financeiros
Além da participação na lista das 200 maiores empresas no Espírito Santo, o cooperativismo também marcou presença nos rankings específicos, que trouxeram classificações a partir dos principais indicadores econômicos e financeiros.
Abaixo, confira a lista completa.
20 maiores empregadoras
- 6º lugar: Unimed Vitória
- 13º lugar: Nater Coop
- 14º lugar: Unimed Sul Capixaba
20 maiores pelo patrimônio líquido
- 7º lugar: Sicoob Conexão
- 13º lugar: Sicoob Sul-Serrano
- 16º lugar: Sicoob Sul
- 20º lugar: Sicoob Central ES
20 maiores pelo Ebitda
- 8º lugar: Sicoob Central ES
20 mais lucrativas
- 7º lugar: Sicoob Conexão
- 14º lugar: Sicoob Sul
- 15º lugar: Sicoob Sul-Serrano
20 maiores em ativos
- 4º lugar: Sicoob Central ES
- 6º lugar: Sicoob Conexão
- 10º lugar: Sicoob Sul-Serrano
- 14º lugar: Sicoob Sul
- 15º lugar: Sicoob Coopermais
- 18º lugar: Sicoob Credirochas
20 maiores em liquidez corrente
- 17º lugar: Unimed Piraqueaçu
20 maiores lucros por empregado
- 8º lugar: Sicoob Sul
- 12º Sicoob Conexão
- 18º lugar: Sicoob Credirochas
- 20º lugar: Sicoob Sul-Litorâneo
20 maiores em receita líquida por empregado
- 9º lugar: Sicoob Central ES
- 15º lugar: Sicoob Credirochas
- 16º lugar: Cooabriel
- 18º lugar: Sicoob Sul
- 20º lugar: Unimed Piraqueaçu
Ranking das capixabas
Como forma de reconhecer as empresas que contribuem para o desenvolvimento do estado, a 29ª edição do anuário do IEL trouxe, também, uma classificação das 100 maiores empresas privadas com controle de capital capixaba.
A relação conta com a participação de cooperativas, que conquistaram 16 colocações, duas a mais que em 2024. Os critérios para a elaboração desse ranking baseiam-se na ordem decrescente da receita operacional líquida. Veja:
- 9º lugar: Cooabriel
- 10º lugar: Nater Coop
- 12º lugar: Unimed Vitória
- 15º lugar: Sicoob Conexão
- 18º lugar: Sicoob Central ES
- 20º lugar: Sicoob Sul-Serrano
- 26º lugar: Sicoob Sul
- 29º lugar: Sicoob Coopermais
- 36º lugar: Sicoob Credirochas
- 38º lugar: Unimed Sul Capixaba
- 50º lugar: Sicoob Sul-Litorâneo
- 52º lugar: Selita
- 70º lugar: Unimed Noroeste Capixaba
- 74º lugar: Unimed Norte Capixaba
- 91º lugar: Sicoob Corretora e Administradora de Seguros
- 94º lugar: Serrana Coop
Maior grupo empresarial é coop
Pelo terceiro ano consecutivo, o Sicoob ES ocupou o topo da lista dos 10 maiores grupos empresariais do Espírito Santo. O sistema de crédito cooperativo que oferece soluções financeiras para a população vem se expandindo, com presença também em outros estados do país.
Os critérios usados para a elaboração do ranking consideraram duas ou mais empresas independentes, formalmente constituídas sob o mesmo controle acionário, cujo capital de origem capixaba seja superior a 50%; ter controle acionário e origem do capital privado; a matriz/sede fiscal deve estar localizada no ES; a constituição da empresa deve ter ocorrido no ES; e a empresa deve possuir unidade operacional no ES.
- 1º lugar – Sicoob ES
Maiores e melhores por segmento
A edição de 2025 do anuário apresentou um recorte de 13 segmentos, com rankings para as maiores empresas e, em alguns casos, também para as melhores. O cooperativismo esteve presente em quatro desses segmentos.
Maiores empresas – Agricultura e Pecuária
- 1º – Nater Coop
Maiores empresas – Alimentos e Bebidas
- 5º lugar – Selita
Maiores empresas – Comércio Atacadista
- 6º lugar – Cooabriel
Melhores empresas – Alimentos e bebidas
- 3º lugar – Selita
Melhores empresas – Comércio Atacadista
- 7º lugar – Cooabriel
Melhores empresas – Serviços Logísticos
- 7º lugar: Serrana
Fonte: Sistema OCB/ES com adaptações da MUndoCoop











