Com o objetivo de fortalecer a cultura da experiência do cooperado nas cooperativas singulares, o Sicoob Nova Central, por meio da Unidade de Mercados e Canais, realizou, nos dias 05 e 06 de junho, o 2º Encontro de Embaixadores CX, em Brasília (DF). O evento reuniu representantes estratégicos do sistema em uma programação imersiva, promovendo aprendizado, conexão e inspiração para aprimorar ainda mais a jornada dos cooperados.
A abertura do encontro ocorreu no dia 05, com uma visita à vinícola Casa Vitor, no PAD-DF. O ambiente sensorial e acolhedor foi o cenário ideal para dar início aos debates sobre a importância da experiência do cooperado. O vice-presidente do Conselho de Administração da Nova Central, Yusef Nimer, e a coordenadora da Unidade de Mercados e Canais, Katia Varricchio, conduziram a abertura oficial, dando as boas-vindas aos participantes.
Durante o dia, os embaixadores participaram de um tour guiado pela vinícola, conheceram o processo de cultivo das uvas e fabricação dos vinhos, e encerraram o dia com um jantar harmonizado — momento de troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre as cooperativas. O presidente do Conselho de Administração do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Miguel Ferreira de Oliveira, e o diretor Superintendente da Central, Ullisses Capistano, também participaram e reforçaram a relevância estratégica dos Embaixadores CX no aprimoramento da jornada do cooperado.
Segundo Ullisses, o evento reforça o compromisso do Sicoob com a consolidação de uma cultura centrada no cooperado. “A experiência do cooperado não é apenas um diferencial: é um pilar estratégico para o nosso crescimento. Ao adotar essa cultura de forma sistêmica, estamos construindo relações mais humanas, duradouras e de valor para todos os envolvidos”, destacou.

O segundo dia de atividades aconteceu no Espaço Coolab, no CCS. Katia Varricchio abriu os trabalhos com uma roda de conversa sobre os aprendizados da visita à vinícola e como eles podem ser aplicados no cotidiano das cooperativas. A programação seguiu com a especialista Marina Hamu, que apresentou os pilares da atuação dos Embaixadores CX, reforçando o protagonismo desses profissionais na excelência do relacionamento com o cooperado.
Katia Varricchio ressaltou a importância dos embaixadores para o avanço da experiência nas cooperativas. “Os embaixadores são multiplicadores do cuidado com o cooperado. São eles que inspiram, compartilham boas práticas e ajudam a transformar o atendimento em algo memorável. O sucesso da nossa jornada depende diretamente do engajamento e dedicação desses profissionais”, afirmou.
Um dos pontos altos do evento foi a palestra do executivo CX e especialista em inovação, Thiago Quintino. Com o tema “Inovação a favor do consumidor: um estudo atualizado com base em Harvard e Stanford”, ele abordou as transformações do comportamento do consumidor e o papel das empresas na criação de experiências memoráveis. Ao final da palestra, Luana Gonçalves e Marcos Paulo foram contemplados com exemplares do livro “Marketing de Relacionamento com o Cliente”, de autoria do palestrante.
A programação também abriu espaço para a troca de experiências. Luana Gonçalves compartilhou as práticas adotadas no Sicoob Tocantins, enquanto Thais Alves, do Sicoob Palmeiras, apresentou a jornada da cooperativa rumo à zona de encantamento na Pesquisa NPS, alcançando a expressiva nota 92. Ao final das apresentações, como forma de reconhecimento do trabalho realizado em prol do fortalecimento da experiência do cooperado, a Central presenteou as envolvidas com três Certificação Internacional Advanced em Customer Experience.
Encerrando o encontro, Marina Hamu apresentou o edital do Programa Cultural Identidade CX, iniciativa voltada a ampliar as ações dos embaixadores em suas cooperativas. O encerramento foi marcado por um almoço de confraternização, celebrando dois dias de conexões, reflexões e fortalecimento do compromisso com a excelência no atendimento ao cooperado.
O 2º Encontro de Embaixadores CX reafirma o propósito do Sicoob Nova Central de construir, cada vez mais, uma cultura voltada ao cooperado, com protagonismo, inovação e experiência.
Fonte: Sistema OCB/GO com adaptações da MundoCoop