O Sicoob ocupou, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking dos maiores grupos empresariais do Espírito Santo, segundo o Anuário IEL 2025. A posição traduz a confiança construída junto a quase um milhão de cooperados e consolida a trajetória de uma instituição com DNA capixaba, profundamente enraizada no desenvolvimento econômico e social do Estado.
O levantamento, que apresenta as 200 maiores e melhores empresas capixabas, foi divulgado durante o primeiro dia do Fórum IEL de Gestão 2025, realizado na noite desta quinta-feira, dia 30, que, além da premiação e lançamento da 29º edição do Anuário IEL, contou com a palestra do fundador e presidente do Cambridge Family Enterprise Group, John A. Davis.
“Ser reconhecido como o Maior Grupo Empresarial do Estado foi uma consequência, não um objetivo específico. Nossa motivação sempre foi gerar oportunidades e fazer com elas se convertessem em valor real na vida das pessoas, promovendo desenvolvimento e prosperidade nos lugares onde atuamos. Sou grato às lideranças e colaboradores das nossas cooperativas, que mantêm vivo o propósito de atuar em benefício coletivo”, destaca o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.
Regionalmente, o grupo empresarial Sicoob é formado por seis cooperativas singulares que atuam no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, com um modelo de negócios que combina resultados consistentes, impacto social, cooperados satisfeitos e valorização das pessoas.
“Os resultados do Sicoob são consistentes porque os recursos que circulam nas cooperativas retornam às próprias comunidades. Esse ciclo virtuoso impulsiona o desenvolvimento regional e reforça o papel do cooperativismo como um modelo eficiente de inclusão financeira e sustentabilidade econômica”, analisou o diretor-executivo do Sicoob Central ES, Nailson Dalla Bernadina, relacionando o cooperativismo com os conceitos destacados pelo palestrante da noite, John Davis, que afirmou que famílias e instituições sólidas prosperam quando unem propósito, talento e compromisso com o bem comum.
O anuário”200 Maiores e Melhores do Espírito Santo”, publicação anual do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) que classifica as empresas capixabas com base em critérios objetivos e dados financeiros, reconheceu as maiores empresas do Estado em receita operacional líquida. Na lista, entraram todas as singulares e empresas do grupo regional do Sicoob.
O Fórum IEL de Gestão, promovido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e pelo IEL-ES, segue na tarde desta sexta-feira, dia 31, para aprofundar o debate sobre sucessão familiar, a governança corporativa e longevidade empresarial.
Hoje, o público vai conhecer a experiência da CEO do Grupo Silvio Santos, Ana Karina Bortoni, e do empresário capixaba Marcus Buaiz. A programação inclui painéis, talk shows e ativações corporativas, com foco em experiências práticas e geração de conexões estratégicas.


Fonte: Sistema OCB/ES com adaptações da MundoCoop












